sábado, 26 de agosto de 2017

Deflora-te


TIRE OS SAPATOS!
VENDA OS SEUS OLHOS!
RELAXA E DIVIRTA-SE!

Por mais de 10 anos, a peça Deflora-te faz sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo. Dessa vez, a peça performance esta sendo encenada na Centro Cultural Laurinda Santos Lobo em Santa Teresa. Sob a direção de Gabriela Linhares, a peça é inspirada no clássico de Jean Genet, O Balcão.

Por onde começamos...


Começamos fora da Centro Cultural, onde os atores vestidos a rigor vendem os ingressos. Cada um deles, conduz por dentro da casa. Somos obrigados a tirar os sapatos e andar descalço pelo espaço. Logo em seguida as camélias de nossa anfitriã venda os nossos olhos e começa as orgias de nossos cinco sentidos.

A cada momento da performance, existe um certo desconforto quanto uma sensação de bem estar. Durante a performance, você não sabe de onde vem as carícias se de um homem ou de uma mulher.

São vários elementos da performance são explorados, o andrógeno, a bissexualidade, o burlesco e o ritual. Isso mesmo, o ritual fala da questão do sagrado X profano. Se analisarmos o ritual propriamente dito, entramos num ambiente pagão onde os praticantes encontravam no sexo,  algo que aproximava deles dos deuses. Isso quer dizer que no sagrado, existe o profano.

Companhia Duplô

sob o Comando de Gabriela Linhares, a Companhia existe desde 2001. Tive a oportunidade de ver o grupo em ação pela primeira vez  com a peça Traição de Nelson Rodrigues. Foi no Antigo Espaço Cultural Nei Suassuna na Barra da Tijuca. Tanto nesta peça como a peça Deflora-te, o grupo explora a interação. Ao romper com a quarta parede, o público se torna parte do espetáculo. Alí, não existe atores ou plateia. No final, existe o que chamamos de quebra onde a plateia volta a ser a plateia e os personagens desaparecem.


Se você quer assistir a peça, ela esta em cartaz no Laurinda Santos Lobo, sextas e sábados, às 19 horas. Lembre-se de chegar cedo. Vai até dia 30 de setembro!

2 comentários: