segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Uma noite, nós fomos de Biodanza


Em um sábado qualquer, um grupo de pessoas decidiu trocar o teatro, o show, o cinema e demais demonstrações artísticas para fazer Biodanza. Eu fui uma dessas pessoas.

Segundo Nazareth Malaphaia "O sistema Biodanza foi criado na década de 60 pelo antropólogo chileno Rolando Toro (1924-2010). Centrada no Princípio Biocêntrico que propõe a vida como ponto central de todo desenvolvimento, visa o resgate de valores essenciais na percepção do mundo, de si, do outro e da natureza.
Instrumento potente de transformação social, a Biodanza toca cada pessoa com uma linguagem universal, capaz de ser compreendida por qualquer ser humano em qualquer parte do planeta, composta por música, gestos, dança e olhares. Sendo uma atividade essencialmente de grupo, ela tem a capacidade de atingir muitas pessoas em diversos tipos de situação econômica e social, resgatando práticas nutritivas em falta em nosso mundo – a afetividade, a integridade e a cidadania.

"Rolando iniciou suas investigações em Biodanza em 1965 no Chile. Já havia sido professor de Psicopatologia da Arte, Psicologia da Expressão e da Criatividade e, na época de sua pesquisa, era docente do Centro de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade do Chile. Sua inquietude consistia no desejo de transformar o conceito de saúde, resgatando-o de uma perspectiva intervencionista e humanizando a medicina a partir de um sistema profilático.
Na elaboração de exercícios que promovem processos integrativos, Rolando integrou em sua teoria a Gestalt, a Terapia centrada na Pessoa, o Psicodrama e a Arteterapia, a Biologia, a Física Quântica, as Neurociências, e a Psicologia Junguiana, entre outras disciplinas. Por sua criação, foi indicado em 2001 ao Prêmio Nobel da Paz."


Ao meu ver, a Biodanza trabalha muito bem os cinco sentidos: 

  • Tato
  • Visão
  • Olfato
  • Audição
  • Paladar.
Pode parecer bastante esquisito, mas o que acontece é que nós não damos conta desses 5 sentidos. Como profissional da saúde, acredito que os nossos 5 sentidos podem ser muito importantes quando se trata em trabalhar nosso corpo. 
Acredito que cabe a Biodanza resgatar a pureza da dança quando se trata em dançar a roda, por exemplo. Um resgate muito importante para todos nós que vivemos nesse mundo que se incentiva ainda mais o individualismo e faz com que ainda mais se desenvolva a Couraça Muscular. 
 Um outro aspecto é que a Biodanza procura enfatizar ainda mais os ensinamentos de Angel Vianna na questão do movimento. " O verdadeiro movimento é aquele que sai de dentro da pessoa." 
 Nazareth Malaphaia cantou com seu violão músicas maravilhosas que fez todos nós trabalharmos nosso corpo e nossas emoções. Tudo isso ao vivo! Não posso esquecer de Simone Nobre que ajudou nos no trabalho corporal o tempo inteiro. 

Posso dizer que foi uma noite mágica.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário