sexta-feira, 2 de julho de 2021

Amor Mundi Cia Fragmento de Dança no Em casa com o Sesc

 



A Cia Fragmento de Dança trouxe para nós o espetáculo Amor Mundi. Exibido ao vivo no Sesc Santana, a companhia nos presenteou com um espetáculo inspirado nos estudos da Filósofa Hanna Arendt. Segundo Crislei de Oliveira Custódio (2020), A política, pedra angular do pensamento de Arendt, é o âmbito a partir do qual a autora pensa a própria condição humana e a relação dos homens com o e no mundo. Para ela, "no centro da política jaz a preocupação com o mundo, não com o homem”. Ou seja, visto da perspectiva da esfera política, o mundo é mais relevante do que a  vida individual de cada ser humano.  

Em resumo: AMOR MUNDI se inspira na nossa relação de cuidado e responsabilidade com o mundo. É sobre AÇÃO que se faz em grupo. Sobre risco, imprevisibilidade, codependência, eminência de colisão. Um desejo de insurgir, romper e deixar nascer o que não se sabe.

Na coreografia, os bailarinos usavam máscaras (as mesmas que usamos quando saímos de casa). Podemos notar que a coreografia fala das relações de distanciamento social. Sim, porque ao começar o show, vemos os performers com um distanciamento que aos poucos se quebra. Um outro elemento cênico, foi a questão das garrafas de água onde elas são amarradas como se fossem pêndulos e se movimentam de uma lado para o outro. Podemos notar o quanto a vida para nós é muito delicada como se fosse uma garrafa de água. Nosso corpo, nosso planeta e nossa vida são únicos. Cabe a nós preservarmos o mundo em que vivemos. Caso o contrário, esta pandemia de coronavírus não será a única. Virão nossos vírus bem mais letais do que esse. Novamente, volto a falar de Hanna Arendt na questão da educação. O quanto ela é importante para a nossa renovação

AGRADEÇO E MUITO AO #emcasacomosesc

Que venham mais espetáculos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário