segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é Performance? Uma reflexão.

Muitos até hoje me perguntam o que é uma performance? Não saberia responder. Ainda mais porque performance não da para explicar, você tem que senti-la. Pesquisando em alguns sites descobri essa definição até interessante.

Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), sendo que neste o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público.

De fato essa definição esqueceu apenas só uma coisinha: esqueceu de mencionar a dança!
Muitos dançarinos hoje fazem performance. Independente do teatro comum nas aulas de formação de bailarino na Angel Vianna. A dança, como é o caso, tem aberto um link de oportunidade para o dançarino se transformar em um performer. 


A performance pode ter a participação do público. Outras vezes não! A Performance SMS de Camila Santo é uma prova da participação do público. Ela foi apresentada no MAM(Museu de Arte Moderna) no mês de Março. Mostrava um casal que se conhecia via internet e logo em seguida trocavam os telefones. Eles marcam para se encontrar em um bar onde se encaram. Ao se encararem, o público deveria saber qual era o final. Foram inumeras respostas malucas. 


O Performance Gim foi fundado por Mila San há 3 anos atrás. 


Agora o Bauhaus vai explorar um pouco essa arte já que ela não é tão velha assim. As experiências que eu estou tendo como ator são diversas. É um Corpo Sem Orgãos prorpiamente dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário