sábado, 27 de agosto de 2011

Dia do Psicólogo.



A todos os meus companheiros psicólogos gostaria de dizer Feliz Dia do Psicólogo! Uma vez foi perguntado para mim se os Psicólogos tinham um padroeiro. Na Verdade tem sim. E não é ele, é ela.



Santa Dymphna





Ela além de ser considerada padroeira dos Psicólogos, também é padroeira dos psiquiatras, dos doentes mentais, insanos, epiléticos e invocada contra o sonambolismo e a insônia. A festa dela é comemorada no dia 15 de maio.

Agora por que ela é a padroeira dos psicólogos?

Nos fins do século VI na Irlanda um rei pagão tentava seduzir sua filha convertida ao cristianismo, a princesa Dymphna. Dymphna decidiu fugir da Irlanda, por aconselhamento de Gereberno seu confessor. Acompanhada de Gereberno escondeu-se na aldeia belga de Gheel. 

Gheel é uma cidade e um município da Bélgica localizado no distrito de Turnhout, província de Antuérpia, região da Flandres. Geel está associada com uma colônia para doentes mentais.
Durante o Renascentismo houve a criação de asilos pela Europa. Santuários religiosos floresciam, devotados ao tratamento humano de pessoas com doenças mentais. O mais conhecido destes santuários foi criado em Geel (ou Gheel). No começo do século XV, indivíduos de todo o mundo iam a Geel para cura psíquica. Os residentes locais recebiam os peregrinos em suas próprias casas e muitos permaneciam, criando a primeira "colônia" de pacientes mentais. A colônia de Geel foi a precursora das Comunidades terapêuticas atuais.

Mas voltando a nossa história, O pai de Dymphna entretanto mandou caça-los e acabou encontrando-os e ele matou Gereberno enquanto Dymphna era decapitada na praça pública pelo próprio pai. Um alienado que estava na praça e assistiu a decapitação recobrou subitamente a razão. A partir daí foi santificada.

Basílica de Gheel






    Foto antiga da Basílica da Cidade.




Visão romântica da Santa que é Padroeira dos Companheiros Psicólogos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário