domingo, 7 de agosto de 2011

Camila Rhodi convida para sua peça: Todos os Cachorros são azuis

Ontem dia 6 de agosto no teatro do planetário aqui no Rio de Janeiro, vi uma das melhores peças que eu vi estrelado por minha amiga Camila Rodhi. A peça Todos os Cachorros são Azuis esta em cartaz desde julho no Teatro Maria Clara Machado no Planetário. A peça é baseada no livro de Rodrigo de Souza Leão. Este interessante personagem da vida real morreu aos 43 anos em uma clínica psiquiatrica no Rio de Janeiro. Nesta peça cuja a dramaturgia foi feita por por Flavio Pardal, Michel Bercovitch e Ramon Mello com a colaboração de Manoela Sawitzki, prende o espectador do início ao fim. Praticamente a peça conta a história do próprio Rodrigo de Souza Leão onde ele fala sobre seus delírios, seu dia a dia na instituição, a forma  como o interno é tratado e etc. No elenco além de Camila Rodhi estão Ramon Mello, Bruna Renha, Gabriel Pardal e Natasha Corbelino. O legal é que todos os atores fazem o próprio Rodrigo

Quando vi essa peça me lembrei imediatamente de Lima Barreto e de seu  Livro Cemitério dos Vivos, Considerado um dos seus mais célebres romances escrito por ele. Lima Barreto conta com detalhes sobre sua internação e de como foi jogado neste cemitério. Para aqueles que não sabem Lima Barreto tinha problemas com o alcoolismo. Talvez podemos falar com toda a precisão de que o manicômio é tão simplesmente um depósito de gente ou como Lima Barreto falava Um Cemitério de Vivos. 

Termino este post com o meu póstumo xará:

"AFINAL DE CONTAS NÃO É TODO MUNDO QUE VIVEU O QUE VIVI. E ERA NECESSÁRIO ESQUECER DE TUDO, LEMBRAR MENOS, VIVER MENOS O PASSADO. OS CACHORROS ERAM AZUIS E NO QUE ISSO IA DAR? EU NÃO TINHA CULPA DE VER A LUZ DAS COISAS. ATÉ A LUZ DAS COISAS ESTAVA SUMINDO E DANDO LUGAR A UMA NOVA LUZ."

Nunca vi meus amigos e amigas, uma pessoa tão lúcida como Rodrigo de Souza Leão. Uma pessoa esquizofrenica que sem duvida era tão lucida mais tão lucida que sabia escrever como ninguém o mundo a sua volta bem como sabia descrever seu mundo interno.


A atriz Camila Rodhi é estrela do Filme Velório em Família de Rosario Boyer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário