sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sunday Bloody Sunday. quase 40 anos depois!



Nesta sexta li uma das notícias que me deixou muito triste. O Governo Britânico vai só agora indenizar as vítimas que foram feridas ou quem teve familiares mortos no Domingo Sangrento. Quase 40 anos depois, o governo vai indenizar! 40 MALDITOS ANOS.

Me sinto revoltado já que muitos daqueles que fizeram a carnificina do Domingo Sangrento ainda não foram punidos. Muitos deles nem foram a julgamento. Eles até...pasmem! Receberam uma condecoração pela Rainha Elizabeth II. Algumas dessas famílias que tiveram os parentes mortos no Domingo negarão em receber o dinheiro como as duas irmãs do menino William Nash. Na época ele tinha 19 anos quando foi morto.
Escolhi a música Sunday Bloody Sunday para lembrar as vítimas desse absurdo. Além e´claro de dar as boas vindas ao Rock n Rio. Esta é uma postagem rock n Roll dedicada aos mortos do Domingo Sangrento.

As vítimas

  • John (Jackie) Duddy (17 anos). Tiro no peito no parque de estacionamento dos apartamentos Rossville. Quatro testemunhas declararam Duddy estava desarmado e fugindo dos pára quedistas quando foi morto. Três deles viram um soldado deliberadamente visa-lo enquanto ele fugiu. Tio do pugilista irlandês John Duddy [22].
  • Patrick Joseph Doherty (31 anos). Atingido por trás enquanto tenta rastejar para a segurança no pátio dos apartamentos Rossville. Doherty foi o tema de uma série de fotografias, tomadas antes e depois da sua morte pelo jornalista francês Gilles Peress. Apesar dos depoimentos do "Soldado F", que tinha disparado na direcção de um homem que disparava uma pistola, Widgery reconheceu que as fotografias mostram Doherty desarmado, e testes forenses em suas mãos revelaram-se negativos para resíduos de pólvora.
  • Bernard McGuigan (41 anos). Um tiro na parte de trás da cabeça quando ele entrou para ajudar Patrick Doherty. Ele tinha acenando um lenço branco no soldados para indicar suas intenções pacíficas.
  • Hugh Gilmour Pio (17 anos). Atingido através de seu cotovelo direito, a bala, em seguida, penetrou no seu peito enquanto ele se afastava dos pára-quedistas em Rossville Street. Widgery admitiu que uma foto tirada segundos depois Gilmour ser atingido corroborava uma testemunha que relata que ele estava desarmado, os testes de resíduos de tiro foram negativos.
  • Kevin McElhinney (17 anos). Atingido por trás enquanto tenta rastejar para a segurança em frente a entrada do Rossville Flats. Duas testemunhas afirmaram que McElhinney estava desarmado.
  • Michael G. Kelly (17 anos). Tiro no estômago, enquanto estava de pé perto do entulho da barricada na frente do Rossville Flats. Widgery aceite que Kelly estava desarmado.
  • John Pius Casal (17 anos). Tiro na cabeça em pé, junto aos escombros barricada. Duas testemunhas afirmaram que Casal estava desarmado.
  • William Noel Nash (19 anos). Tiro no peito perto da barricada. Testemunhas afirmaram Nash estava desarmado e ia em auxílio de um outro quando morreu.
  • Michael M. McDaid (20 anos). Tiro no rosto na barricada quando ele estava caminhando para longe dos pára-quedistas. A trajectória da bala indicou ele poderia ter sido morto por soldados posicionados sobre o Derry Walls.
  • James Joseph Wray (22 anos). Ferido e em seguida atingido novamente de perto, enquanto estava deitado no chão. As testemunhas que não foram chamados para o Tribunal Widgery declaram que Wray foi ouvido a dizer que não podia mover as pernas antes de ser baleado no segunda vez.
  • Gerald Donaghy (17 anos). Tiro no estômago ao tentar alcançar a segurança entre Glenfada Park e Abadia Park. Donaghy foi levado para uma casa vizinha por passantes onde foi examinado por um médico. Os seus bolsos foram abertos num esforço para identificá-lo. A polícia mais tarde publicou uma fotografia do cadáver que mostrava bombas no seu bolso. Nem aqueles que pesquisaram seus bolsos em casa, nem o médico do exército britânico (Soldado 138) que pronunciou a sua morte pouco depois, viram quaisquer bombas. Donaghy havia sido um membro do Fianna Éireann, um grupo ligado ao movimento juvenil do IRA Republicano. Paddy Ward, que deram provas no inquérito Saville, alegou que ele tinha dado duas bombas de pregos Donaghy várias horas antes deste ser morto.
  • Gerald (James) McKinney (34 anos). Atingido logo após Gerald Donaghy. Testemunhas declararam que tinham visto McKinney correr atrás Donaghy, quando este foi atingido parou e levantou os braços, gritando "Não atire! Não atire!" Baleado no peito.
  • William A. McKinney (27 anos). Atingido por trás quando tentou ajudar Gerald McKinney (nenhuma relação). Ele havia saído para tentar ajudar o homem mais velho.
  • John Johnston (59 anos). Tiro na perna e no ombro esquerdo William Street 15 minutos antes do resto do tiroteio começar. Johnston não estava na manifestação, mas no seu caminho para visitar um amigo em Glenfada Parque. Ele morreu de seus ferimentos 4 ½ meses mais tarde. Ele foi o único a não morrer imediatamente ou logo depois de ser baleado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário