sábado, 29 de setembro de 2018

COMO SABER SE UMA NOTÍCIA É FALSA (FAKE NEWS)

Meus queridos amigos da Bauhaus Cultural. Venho neste post, mostrar um artigo muito interessante da mestranda Eliana Loureiro. Ela identifica o que são as fake news. Acredito que é de sua importância vocês separarem o que é fake  e o que não é. Vamos para ele.


COMO SABER SE UMA NOTÍCIA
É FALSA (FAKE NEWS)

Leia o artigo completo
Com a proximidade das eleições, a timeline do Facebook tem recebido uma enxurrada do que chamamos de DESINFORMAÇÃO (preferimos este termo, pois o presidente Trump costuma chamar de fake news as notícias são contra seu governo). Então atendendo a pedidos, seguem algumas dicas para saber se a notícia é falsa.
>>> Em primeiro lugar, é importante delimitar a razão das tais fake news. Elas podem ser feitas para:
1) Motivos comerciais: Existem diversos sites falsos que ganham dinheiro com banners comerciais em suas páginas. Logo, precisam de cliques em suas notícias. Quanto mais cliques, mais dinheiro ganham. Por isso, precisam criar títulos que chamem a atenção, sem qualquer compromisso com a verdade.
2) Manipulação da opinião pública: ainda mais em época de eleição, e na polarização que vive o País, são criadas notícias que prejudicam ou favorecem um lado ou outro, também sem compromisso com a verdade.
>>> Entendido isso, é preciso compreender que a propagação de uma notícia falsa pode prejudicar a reputação de uma pessoa ou organização e é passível de punição pela lei, baseado em calúnia e difamação. Há a tentativa de se criar uma lei apenas para fake news, mas corremos o risco de acabar com a liberdade de expressão e voltar com a censura. Logo, não, não é bacana.
AGORA VAMOS ENTENDER COMO DETECTAR SE UMA NOTÍCIA É FALSA
1) ELA DIZ EXATAMENTE O QUE VOCÊ PENSA SOBRE UM ASSUNTO
É bom demais para ser verdade? Então provavelmente não é mentira mesmo. Existe um termo para relatar este fenômeno, chama-se PÓS-VERDADE. Você pode até saber que é falso, mas exprime tão bem suas crenças e emoções, que você compartilha aquele conteúdo. Faça um favor: não repasse, provavelmente você está sendo enganado.
2) QUEM ESCREVEU É UMA PÁGINA COM UM NOME PARECIDO COM JORNAIS E REVISTAS EXISTENTES
É a Folha de alguma coisa, ou um nome do gênero. Trata-se de uma estratégia para gerar credibilidade. Ou seja, é falso.
3) QUEM ESCREVEU A MATÉRIA? QUEM É O JORNALISTA QUE ASSINA? CONSULTARAM O OUTRO LADO?
Ok, os jornais podem errar também. No entanto, se publicarem uma notícia falsa não só precisam colocar uma retratação (o erramos) como podem ser processados por calúnia e difamação. O jornalista obedece a um código de ética, que é obrigado a ouvir o outro lado e também checar todas as informações veiculadas. Isso é para garantir isenção e evitar quaisquer manipulações. Notícias falsas podem até ter cara de um produto jornalístico, mas em geral, não têm a assinatura de nenhum jornalista.
4) ISSO ESTÁ SENDO NOTICIADO EM OUTROS LUGARES?
Quando a notícia é falsa, ela é veiculada apenas naquela página. Afinal, a notícia não existe, ela foi criada. Portanto, duvide quando só um lugar dá o "furo" e não é replicado.
5) ESTA PESSOA/LUGAR/FONTE EXISTE?
Cheque os dados presentes na matéria. Geralmente parte-se de uma notícia verdadeira, mas dados como percentuais, por exemplo, são deturpados para favorecer um ou outro lado.
6) QUEM SE BENEFICIARIA COM ESTA INFORMAÇÃO?
Não se engane, a desinformação é utilizada dos dois lados da polarização. Então vale se perguntar quem se beneficiaria com a notícia em questão. Análise crítica é tudo.
7) ESSA INFORMAÇÃO FAZ SENTIDO?
Não apenas repasse após ler o título. Abra a matéria e a leia até o final. Geralmente, a mentira não se sustenta. Veículos jornalísticos sérios recebem a maior parte do seu tráfego de visitas por meio de seu website enquanto sites de notícias falsas têm público pelas notícias compartilhadas no Facebook e WhatsApp.
8) PREFIRA NOTÍCIAS PUBLICADAS EM SITES RECONHECIDOS
Como dito acima, a notícia foi checada e se estiver errada, os jornalistas e a empresa jornalística podem ser processadas. Enquanto sites de notícias falsas dificilmente seus proprietários e jornalistas conseguem ser identificados.
FERRAMENTAS PARA CHECAR SE UMA NOTÍCIA É FALSA (fonte: Pollyana Ferrari e Ricardo Fotios)
1) BUSCA POR IMAGENS SEMELHANTES
Quando você duvida da procedência da imagem, arraste-a para o Google Imagens e a ferramenta mostra se ela foi publicada na internet anteriormente). Isso também pode ser feito por aqui: 
https://yandex.com/images
2) REVERSE SEARCHING VIDEOS
O Youtube Dataviewer (
http://citizenevidence.amnestyusa.org) extrai quatro miniaturas de qualquer vídeo do Youtube e faz uma varredura por imagens semelhantes. Também fornece data e hora exatas do upload.
3) ENCONTRE MATERIAL APAGADO
Pelo The Internet Archive (
https://archive.org) é possível encontrar sites, perfis de redes sociais e outros conteúdos online tirados do ar.
4) PHOTOSHOPADO OU NÃO
O Izitru (
http://www.izitru.com) detecta padrões de edições de fotos.
5) CONHEÇA A MOVIMENTAÇÃO NO FACEBOOK
É utilizado para conhecer personalidades públicas. Curtiu uma foto no Facebook de alguém? Faz parte de qual grupo? A solução faz um raio-x: 
http://stalkscan.com
>>> AINDA ESTÁ COM DÚVIDA? 
Faça um curso online e gratuito que ensina como não cair na enganação das fake news: https://vazafalsiane.com/
>>> FACT-CHECKING
E hoje a batalha da desinformação é tão grande, que existem coletivos de jornais (e jornalistas) dedicados a combatê-la, são os fact-checking, que checam a veracidade de informações. Considerado hoje um gênero jornalístico. Logo, vale segui-los.

Wonder Comunicação Estratégia é uma agência de comunicação com foco no digital. É o empreendimento de Eliana Loureiro, mestranda da ESPM, redatora publicitária e jornalista, e professora de marketing digital.

Nota do Blogueiro: Em uma eleição onde os ânimos estão acirrados, nada melhor do que ler este artigo. As vezes uma mentira, pode levar as pessoas a fazerem sérios julgamentos. Muitos deles precipitados demais. Por isso, venho a vocês com este artigo maravilhoso escrito por esta mestranda. A BAUHAUS CULTURAL AGRADECE A ELIANA LOUREIRO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário