sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Meus 200 filhos


"As crianças não são as pessoas do amanhã, mas são as pessoas de hoje. Elas têm o direito de serem levadas a sério e de serem tratadas com ternura e respeito."

Esta célebre frase foi dita por Janusz Korczak. Ele foi médico e pedagogo que viveu na Polônia e cuidou de 200 crianças órfãos judias. O trabalho dele foi muito inspirador para grandes nomes da eduação mudial como Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire. 

O monólogo estrelado por Marcelo Aquino, em que este faz o próprio Janusz, é uma inspiração para aqueles que acreditam que só a educação salva um país. Em tempos nebulosos, como a Invasão de Hitler na Polônia, faz com que pessoas como Janusz nunca percam a ternura. Mesmo quando este bravo herói judeu tenha morrido na câmara de gáz com seus filhos.

A direção é de Ary Coslov. A coreografia é de Ana Vitória ( por sinal nota 10, já que são movimentos precisos em um ambiente pequeno de Palco Italiano). O texto emocionante é de Miriam Halfim.

A peça é encenada em dois lugares aqui no Rio de Janeiro. No Centro Cultural da Justiça Federal de Sexta a Domingo às 19 horas ( Vai até 23 de setembro) e no Midrash, quartas e quintas às 20 horas (Vai até o dia 30 de agosto). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário