sábado, 11 de agosto de 2018

ENTREVISTA COM A CANDIDADATA IARA ROCCHA DO PC do B/ Rio de Janeiro



Diretora,  Poetisa, Atriz e Dramaturga na Instituição Cia Língua de Trapo - Escola Popular de Teatro - Ponto de Cultura, Iara Roccha aceitou concorrer a uma vaga na Câmara de Deputados Estaduais no Estado do Rio de Janeiro. Irei começar na Bauhaus Cultural, uma série de entrevistas com Candidatos a Deputados Estaduais. Ela é a primeira.

1)    Por que quer ser candidata?

IREu aceitei o desafio a ser candidata a Deputada Estadual pelo PCdoB – RJ pela  luta e representação por mais mulheres na política e principalmente colocar em prática  a Plataforma  Cultura Viva de Paz para o Estado do Rio de Janeiro cujo o foco central é o fortalecimento da  Cultura – Educação e Cidadania por uma Politica Pública de Cultura que descentralize e deselitize os recursos e verbas da cultura tanto para a capital quanto o interior do estado entendendo, respeitando e valorizando sua diversidade e suas especificações.

2)    O que você iria fazer com o cenário teatral no Rio de Janeiro já que esta abandonado?

IR – o Teatro no estado do Rio de Janeiro precisa ser valorizado e fomentado. Temos um cenário de abandono e desprestígio aos muitos e valorosos grupos Teatrais que são resistência em nosso estado. Penso por exemplo na   FetaerJ que luta a mais de décadas pela preservação e manutenção do grande  Patrimônio que é a  A Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, Rio de Janeiro, que hoje pertence à Funarte, e foi  inaugurada por Paschoal Carlos Magno, em 1965, para ser um lugar onde jovens e artistas de todo o país pudessem desfrutar de todas as formas de criação e expressão artística gratuitamente. A Escola Martins Penna que além de sua importância e qualidade merece mais investimento para continuar seu importante trabalho na formação de jovens artistas que amam e se identificam com o fazer teatral em sua mais ampla forma e significação.  O grupo Tá na Rua que nos oferece reflexão, arte  e cultura engajada através de nosso mestre maior o grande Hamir Hadad. Investir em orçamento e editais públicos que contemplem grupos teatrais de todo o estado do Rio e interior, como O Grupo Sócio-Cultural Código,  uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 2007, a partir da Cia Código de Artes Cênicas, formada por jovens artistas de diversas cidades da Baixada Fluminense que tem como objetivo principal facilitar o acesso à arte e aos bens culturais aos moradores da cidade de Japeri -RJ,  e tantos outros.

3)    No caso de se eleger um outro governandor que não seja do seu partido, como vai ser a relação política com ele?

IR – Estou muito confiante na coligação do PT com o PCdoB aqui no Rio de Janeiro. Marcia Tilburi e Leonardo Giordano são dois potentes candidatos que sabem perfeitamente da urgência de se restabelecer uma cultura de Paz em nosso estado, que pensam e trabalham pela democratização do acesso aos bens culturais e a cultura como um direito. Minha missão como parlamentar será sempre a escuta e o diálogo com todos e  todas que assumam seus cargos dentro do âmbito politico de nosso estado, incluindo o próximo governador.

4)    Quais são seus projetos para longo prazo?

IR – Penso que  na minha gestão  precisaremos dar prioridade a implementação do PL Lei Cultura Viva. Garantir mais verba para a pasta da Cultura e firmar parcerias com a secretaria de educação e esportes em nosso estado. Levar o Cultura Viva para dentro das escolas da rede publica de ensino tanto municipal quanto estadual será revolucionário. Garantir o acesso ao fazer artístico e cultural a quem não tem acesso e  dentro das escolas que devem e podem assumir seu  caráter de escola integral com atividades artísticas e lúdicas para a formação de nossos jovens, pobres, periféricos e favelados em sua maioria. Garantir com isso também a sustentabilidade de inúmeros pontos de cultura que estão ativos e sem receita para a realização de novos projetos.

5)    O Fomento cultrual ainda não foi pago nem pelo governador nem pelo prefeito, como você acha que você deve lidar com a situação no nosso Estado que é bastante difícil?.

IR – o Governo do estado, assim como a prefeitura tem obrigação de prestar contas das verbas publicas e orçamento já anteriormente destinadas aos projetos contemplados. Nossa missão é o diálogo e a sensibilização do cumprimento dessas obrigações. A politica deve ser ferramenta e instrumento democrático para todas essas questões. A articulação entre políticos e a sociedade civil organizada devem andar juntas  de mãos dadas. Somos representantes do Povo e eleitos pelo povo, devemos honrar essa condição em defesa dos interesses da população.
                
6)    Algum recado para nossos amigos do teatro e para o povo carioca?

IR – Sim. Meu recado é: “Onde não há cultura a barbárie impera” A Arte é Política.  Vamos somar forças para mudar o que aí está. Vamos juntos lutar por um Rio de Paz para todos e todas. Somos o Brasil que pulsa. Somos Cultura Viva.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário