quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VERONIKA DER LENZ IST DA




O Coletivo Filé de Peixe não para de me surpreender. Através de fragmentos de vídeos antigos, eles estão com esta proposta super interessante. Como se através desses fragmentos eles contassem uma história. Algo que não tem começo, nem meio e nem fim. Um vídeo que conta fragmentos da vida de alguém e que são juntados como se fossem pedaços de um enorme quebra cabeças.

Em outras palavras:  o passado a limpo!

Nota do Coletivo:

A partir da fragmentação e colagem de filmes caseiros em super-8, garimpados pelo coletivo Filé de Peixe desde 2006, VERONIKA DER LENZ IST DA consiste na reunião de microfilmes reeditados manualmente que forjam um personagem imaginário em sua vida cotidiana e íntima, desnaturalizando poeticamente acontecimentos banais, a partir de um fluxo contínuo de imagens pinçadas, onde não se pode pontuar início, meio ou fim.
O título do filme é fruto da inscrição feita por uma antiga rotuladora em um dos rolos de super-8, e o que se pensava ser uma certa Veronika, revelou-se nome de uma música dos Comedian Harmonists, grupo alemão famoso nos anos 30, considerado o primeiro fenômeno da história da música pop, e que com a ascensão do nazismo chegou ao fim devido à perseguições, boicotes, além de brigas internas entre seus membros judeus e não-judeus, caindo na sequência em total obscurantismo.

2 comentários:

  1. Legal, Rodrigo! A Bauhaus sempre de antenas ligadas no que rola na arte contemporânea!Parabéns e abração do Filé!

    ResponderExcluir