quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dança Teatro com Marina Bruno

Nos dias 9 e 11 de janeiro no Rampa lugar de criação, tive aula com uma das maiores atrizes que alguém já conheceu. O Trabalho de corpo de Maria Bruno é sem dúvida algo que todo ator ou atriz deveria fazer. Mesmo só esses dias, valeu muito a pena de ter aula com ela. Os métodos que ela pós em prática forma importantes para este ator que vos escreve neste blog. 
Neste post vou colocar um pouco do que eu aprendi: 

Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 2012

1)Com os braços abertos e com as mãos voltadas para baixo, eu mexi as pernas de uma maneira circular e logo depois mexia a outra. Gritava: HA! Ia de uma extremidade a outra fazendo esse gesto. 
2) Um outro que me chamou a atenção foi um exercício em que estava encostado na parede e logo depois desencostava e falava um bife de uma musica. Fiz isso umas duas vezes. Desencostava da parede e falava alto. 
3) Outra que eu me lembre foi quando eu saia atrás de uma cortina e as pessoas me aplaudiam freneticamente. Cheguei até a ser ovacionado. Logo depois, eu fiz um exercício com a cortina só que dessa vez ao invés de me aplaudirem, eu tinha que fazer um movimento. Busquei no meu trabalho procurar equilíbrio. 
4)Outro exercício bem legal foi a questão de fazer uma outra coreografia dizendo coisas sobre mim. Fiz na verdade três movimentos quando na verdade tinha que fazer apenas 2 movimentos. Meu falar foi meu cabelo é liso e sou ansioso. No final, nos movimentamos pelo espaço e logo em seguida paramos e fizemos todos juntos ao mesmo tempo como se fosse uma coreografia. 

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2012

1)Nesta aula, trabalhamos a testemunha. Esta tem o objetivo de observar como o seu companheiro esta se movendo. A Testemunha não pode criticar e muito menos fazer elogios em demasia. A Observação deve ser em toda a aula até o final dela. Isac Saadia foi minha testemunha. Eu fui testemunha de Aline Blajchman. 
2) A professora nos lembrou que ao estarmos deitados de barriga para cima, temos 6 pontos de equilíbrios: as extremidades das mãos e dos pés, a cabeça, o coccix direito e esquerdo. Cada um deles, é  nosso aliado no trabalho de corpo quando estamos no plano baixo. 
3)O trabalho da estrela foi o exercício seguinte. Nele, nos movimentávamos sempre do plano baixo. Fazíamos a estrela e logo depois a posição do feto. Íamos de uma extremidade até a outra. 
4) A Massagem foi muito importante menciona-la. Enquanto uma pessoa ficava sentada, as outras tinham que    estar massageando todo o corpo. A pessoa manipulada tinha que ficar falando sobre sua vida bem enquanto todos nós massageávamos. 
5) No plano alto, ficávamos em pé e logo em seguida ficávamos na ponta dos pés falando uma palavra o qual havíamos pensado. Minha palavra era café e falava ela indo de uma extremidade a outra da sala. Depois fizemos uma performance com a nossa palavra que lembrava da palavra que fizemos no exercício acima. Fui um performer tipo Vera Mantero de calças que ao invés de falar atrozes, eu falava do meu dia a dia e falava no final ou no início café. 

Vera Mantero é bailarina portuguesa.Ela também tem muitos trabalhos e performance. 

O que aprendi foi uma renovação do que Camila Santo tanto tem me falado: Qualidade da presença. O Aqui agora como peça fundamental na construção de um personagem. Cumplicidade e generosidade como forma de interação com seus companheiros bem como o público. 

Agradeço a Marina Bruno pela maravilhosa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário