terça-feira, 25 de outubro de 2011

Santo Graal: verdade e mito

Muito se tem questinado sobre a autênticidade sobre o casamento de Jesus Cristo com Maria Madalena. Andei pesquisando sobre o assunto e realmente muita coisa não bate. Se vão me dizer se o Código da Vinci tem muita coisa que é verdade, realmente devo acrescentar que tem muita coisa tanto no filme como no livro que não bate.

Para início de conversa essa história do Santo Graal se deve a série de livros do Rei Arthur e os Cavaleiros da Tavola Redonda. O segundo livro da série chamada Em busca do Santo Graal mostra um dos cavaleiros de nome Perceval vai a um castelo e nele esta um rei conhecido como  Rei Pescador. Durante um banquete algumas crianças seguravam tesouros desse rei. Um desses tesouros seria o próprio Santo Graal. Uma taça onde Jesus Cristo teria bebido vinho durante a ultima ceia. O que acontece depois é que Perceval depois de um certo tempo volta para perguntar aquele rei o que era aquele tesouro. Ele não encontra o Rei Pescador.

Em relação a Maria Madalena posso falar com muita certeza de que ela nunca foi prostituta. Isso esta comprovado. Muita gente também confunde Maria Madalena e Maria Betania. Na verdade elas são duas mulheres completamente diferentes. Maria Betania era tão simplesmente irmã de Lazaro bem como Maria Madalena era de Magdala e era possuída por 7 demônios. Esta expressão significava que ela tão simplesmente ela havia perdido tudo o que tinha.

É Importante mencionar que o próprio Jesus Cristo não era rabino. Ele era um carpinteiro e era dotado de uma sabedoria muito grande. Não era a toa que ele era o filho de Deus. Sobre a questão de que Maria Madalena e ele foram casados é apenas uma teoria no qual nunca foi comprovado! Acredita-se que eles jamais foram casados! Ainda mais que o estado civil de solteiro era muito comum entre os rabis ou mestres naquele tempo. Jesus optou em não se casar.

Entretanto as imagens dos pintores que retratam uma moça abraçada ao filho de Deus sem dúvida é intrigante. Por que pintaram dessa maneira Jesus abraçado a uma mulher? Essa é uma pergunta que continua sem resposta. O que eu sei é  que o  Apóstolo favorito de Cristo nunca foi uma mulher e sim um homem: João, o evangelista. Ele era o mais jovem bem como o mais amigo do mestre.  As mulheres tão simplesmente em reuniões como na ultima ceia tinham o simples dever de servir os homens com comida e bebida.
Este é o pouco que eu sei sobre toda a história e os mistérios que rodam o Santo Graal. Peço as pessoas que não acreditem em tudo que lêem sobre este tema. O próprio Código Da Vinci na verdade é um livro de ficção e nele existe erros muito grosseiros.

Um comentário:

  1. O Código da Vinci é uma obra de ficção e extremamente desrespeitosa com a memória de Nosso Senhor Jesus Cristo. É um absurdo que não se tenha respeito com a religião católica e/ou cristã. É fundamental em uma Democracia que as pessoas possam manifestar seu credo livremente e também é muito importante que quem não tenha religião respeite as figuras sagradas. Maomé, Moisés, Buda, Nossa Senhora, Jesus Cristo merecem ser respeitados não só por suas histórias mas também por serem ícones, exemplos e sinais de devoção para inúmeros credos. Não saber respeitar a liberdade religiosa de todos os povos é um crime contra a humanidade!

    ResponderExcluir