Depois de muita luta, O Estação Net Rio será tombado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ao todo, serão não só estas salas de cinema como também outras 2: Botafogo e Ipanema.
“O prefeito Eduardo Paes quer proteger os negócios que tenham a ver com a identidade do Rio. E o cinema se enquadra nessa categoria. Além disso, no caso do Estação Net Rio, trata-se de um importante exemplo art decó par a cidade"
Marcelo Calero, Secretário de Integridade Pública do Rio.
O Estação Net Rio seria fechado por aluguéis atrasados com uma dívida de 2 milhões de reais. O Estação Net Rio foi intimado pela Justiça a deixar o espaço após alegação do Grupo Severiano Ribeiro (GSR) de que os aluguéis deixaram de ser pagos a partir de março de 2020. A justificativa de que a pandemia inviabilizou o negócio.
Para entender melhor como será feito, será feito dois decretos: primeiro inscreve os três complexos de salas do Estação (Botafogo, Rio e Ipanema) no Cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis, que preservaria a atividade dos imóveis como cinemas. O outro tomba provisoriamente o imóvel do Estação Net Rio (Antigo Cine Star) considerando “o valor arquitetônico e cultural dos edifícios, representantes da arquitetura de linguagem Art-Déco”.
https://vejario.abril.com.br/cidade/estacao-despejo-cinema-tombamento-prefeitura/
NOTA DO BLOGUEIRO
Com a Pandemia, muitos negócios voltados a cultura, ficaram bastante prejudicados em especial as salas de cinema. O que esta acontecendo agora, é uma tentativa de não acabar com uma coisa que sempre foi presente na vida dos cariocas que é o cinema de rua.
Perdemos dias atrás o Roxy que ficava em Copacabana. Este point era um dos mais tradicionais aqui em nossa cidade. Mais do que preservar essas salas, é importante preservar a nossa história.
Meu trabalho de defender a cultura através desse blog, sempre foi de suma importância. Através da Bauhaus Cultural, continuo a divulgar meus trabalhos como artista e de meus amigos e parceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário