segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Casa da Comédia Carioca: Libertadoras

 



Thiago Chagas liberou um Stand Up Comedy de tirar qualquer um do sério. Libertadoras foi o nome do show que passou no sábado passado. Ao lado dos atores Ste Serrat e Jesus V. Borges, o público não parou de rir um só minuto. 

Ste Serrat já conhecia seu trabalho na cidade das artes com outro festival do mesmo estilo. Devo dizer Ste continua afinadíssima com seu humor. 

Thiago e Jesus são duas duplas que colocaram as cores da Igualdade LGBTQ+ com orgulho. Ambos são muito simpáticos e fazem da comédia um ato de resistência contra todo tipo de preconceito. 

Não percam a Casa de Comédia Carioca. Um espaço que veio para ficar. 

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Festival de Cinema de Vitória

 


Como sabem, este blogueiro que vos fala adora um filme. Ainda mais, amo festivais. 28o Festival de Cinema de Vitória tem alguns títulos bastante interessantes. Hoje, vi dois curtas imperdíveis. Eles são muito bem feitos e com pouquíssimos recursos. Vamos a eles:

1) O Peixe

Dirigido e protagonizado pela atriz e performer Natasha Jascalevich, o curta é inspirado em um mito antigo. Depois de acordar com a cama encharcada e “parir” acidentalmente um peixe, Hanako resolve preparar uma receita com o pescado para tentar encontrar um significado para o acontecimento bizarro. A artista trabalha muito bem com a questão dos pecados da gula e da luxúria. O ato de comer algo se torna ao mesmo tempo o ato de comer alguém (fazer sexo com alguém). Esta mistura da o filme um tempero único cheio de sensações e desejos. 


2) Fora de Época

Segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Renata, lésbica com familiares conservadores, decide passar uns dias sozinha no sítio do pai. Ansiosa e sem conseguir dormir, tenta entender por que sua mãe escolheu passar os últimos dias de vida isolada em uma pequena casa velha no terreno. A jovem descobre um livro antigo de Cassandra Rios, considerada a autora erótica mais censurada durante o Regime Militar (1964-1985). Drica Czech faz uma homenagem a todas mulheres bi e lésbicas que antes dela, tentaram fazer este mundo em um lugar para se viver melhor em plenos anos de chumbo. 


Esta imperdível!

Não percam!

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Estação Net Rio será tombado

 


Depois de muita luta, O Estação Net Rio será tombado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ao todo, serão não só estas salas de cinema como também outras 2: Botafogo e Ipanema. 

“O prefeito Eduardo Paes quer proteger os negócios que tenham a ver com a identidade do Rio. E o cinema se enquadra nessa categoria. Além disso, no caso do Estação Net Rio, trata-se de um importante exemplo art decó par a cidade"

Marcelo Calero, Secretário de Integridade Pública do Rio. 

O Estação Net Rio seria fechado por aluguéis atrasados com uma  dívida de 2 milhões de reais. O Estação Net Rio foi intimado pela Justiça a deixar o espaço após alegação do Grupo Severiano Ribeiro (GSR) de que os aluguéis deixaram de ser pagos a partir de março de 2020. A justificativa de que a pandemia inviabilizou o negócio. 

Para entender melhor como será feito, será feito dois decretos:  primeiro inscreve os três complexos de salas do Estação (Botafogo, Rio e Ipanema) no Cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis, que preservaria a atividade dos imóveis como cinemas. O outro tomba provisoriamente o imóvel do Estação Net Rio (Antigo Cine Star) considerando “o valor arquitetônico e cultural dos edifícios, representantes da arquitetura de linguagem Art-Déco”. 

https://vejario.abril.com.br/cidade/estacao-despejo-cinema-tombamento-prefeitura/


NOTA DO BLOGUEIRO

Com a Pandemia, muitos negócios voltados a cultura, ficaram bastante prejudicados em especial as salas de cinema. O que esta acontecendo agora, é uma tentativa de não acabar com uma coisa que sempre foi presente na vida dos cariocas que é o cinema de rua.

 Perdemos dias atrás o Roxy que ficava em Copacabana. Este point era um dos mais tradicionais aqui em nossa cidade. Mais do que preservar essas salas, é importante preservar a nossa história. 

Meu trabalho de defender a cultura através desse blog, sempre foi de suma importância. Através da Bauhaus Cultural, continuo a divulgar meus trabalhos como artista e de meus amigos e parceiros. 


Satyrianas 2021: Roteiro, onde começar e Ofélia na Praia, primeira versão

 



Sim, estou de volta aos Satyrianas para dar um novo workshop. Eu, Rodrigo Gallo, irei apresentar a todos vocês Roteiro, onde começar. A pedidos de muitos amigos que querem começar seu roteiro, esta é uma grande oportunidade para vocês saberem o que é a jornada do herói, saber a diferença entre tema e título dentre outras. Se inscreva no Sympla para garantir sua vaga. O evento será online pela plataforma Zoom.

Será dia 2 de dezembro às 20:00


OFÉLIA NA PRAIA, 1a Versão


Atendendo a pedidos, a primeira versão do Ofélia na Praia será exibido no dia 4 de dezembro, 00:30 no Cine Bijou da Praça Roosevelt, 172. Consolação São Paulo. 



terça-feira, 23 de novembro de 2021

RJ l Estátuas em homenagem a Paulo Gustavo são inauguradas


A cidade de Niterói ganhou um lindo presente no seu aniversário. Paulo Gustavo ganhou duas estátuas em sua homenagem. O ator que faleceu vítima de Covid,  foi retratado ao lado de Dona Hermínia, seu personagem de Minha mãe é uma peça. A Cerimônia levou a família e fãs para o Campo de São Bento. 

Nosso Paulo Gustavo se tornou uma lenda viva não só para Niterói como também para o Brasil. Ele foi imortalizado com um nome de uma rua e agora ele ganha estas belas estátuas onde foi filmado uma das cenas da trilogia Minha mãe é uma peça, o filme.

Tive a honra de vê-lo no Teatro da Cândido Mendes em Ipanema em duas peças: nesta que falei em cima e em Infraturas onde ele trabalhou com meu grande parceiro Fábio Porchat. 

VIA NITERÓI QUE COMPLETOU 448 ANOS!

VIVA PAULO GUSTAVO!

RIR É UM ATO DE RESISTÊNCIA!

#rireumatoderesistencia


segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O Prazer é todo nosso

 


Quem não se lembra da década de 90 onde os jovens atores Juliana Martins, Bel Kutner e Rodrigo Penna davam o ar de sua graça? Eles cresceram e estão na Casa de Cultura Laura Alvim com o monólogo O Prazer é todo nosso. Bel dirige a amiga Juliana e Rodrigo, por sua vez, assina a trilha sonora. 

Com texto de Beto Brown, nossa atriz faz um relato bem divertido onde ela conta suas aventura sexuais ao longo de sua vida. Juliana esbanja muito humor e muita sexualidade. O Prazer é todo nosso convida o público a entrar em um mundo bastante particular com uma leveza que só Juliana tem para nos dar. 

ANOTE AÍ:

Este será o último fim de semana da peça que esta em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, sexta e sábado 20 horas. O endereço é Avenida Vieira Souto 176, Ipanema. 

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Leonardo da Vinci - A Obra Oculta

 


Neste filme, o artista e inventor Leonardo da Vinci procura descobrir uma maneira de evitar a morte. A partir desse ponto, se lança com personagens reais e imaginados a refletir sobre o que nos difere como humanos e sobre nossa passagem pela vida.

O que pensar desta peça metragem? Todos nós direta e indiretamente, pensamos evitar o inevitável. todos nós iremos morrer um dia. Isso é fato e isso é verdade. Porém as obras que deixamos aqui nesta terra, essas sim são eternas.

Obras artísticas como de Leonardo da Vinci que para se inspirar ia para necrotérios e fazia esboços de cadáveres. Pode ser meio estranho, mas foi através de sua curiosidade que não só Leonardo deixou um legado artístico como também ele acabou fazendo estudos importantíssimos da anatomia. A medicina é hoje graças a ele.


O que mais gostei deste vídeo foi o diálogo em que da Vinci faz as suas pinturas: A Monalisa e a Jesus da Última Ceia. São dialógos riquíssimos onde eles procuram o sentido da vida. A lógica de tudo.

Para mim, Cacá Carvalho faz um dos seus melhores papéis. Muitos lembram ele como o Jamanta, mas ele fez trabalhos lindíssimos no teatro.
Ficha Técnica
Com Cacá Carvalho Texto: Michele Santeramo Ilustrações: Cristina Gardumi Colaboração Artística: Roberto Bacci Direção no Brasil e espaço cênico: Márcio Medina Assistente de Direção: Victor Mendes



quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Jornal de Itu: Às Vésperas da Consciência Negra, Prefeitura manda artista grafiteiro retirar obras em homenagem aos heróis negros

 https://jornaldeitu.com.br/2021/11/18/as-vesperas-do-dia-da-consciencia-negra-prefeitura-exige-que-artista-retire-obra-que-homenageia-icones-da-luta-racial/


O Grafiteiro Adelso de Andrade, conhecido como Grafi.itu, resolveu homenagear 3 heróis negros em sua cidade Itú, interior de São Paulo. São eles Zumbi dos Palmares, Dandara e Tebas. Porém, a prefeitura local mandou que ele retira-se as homenagens. A justificativa é que segundo o Prefeito da Cidade, o senhor Gilherme Gazzola, falou que o artista cometeu um ato criminoso pintando em um monumento histórico. 

Na verdade, o artista fez sua arte em tapumes de uma obra de restauração. Portanto, se trata de de pedaços de madeira e não representa nenhum monumento!

As obras de Grafi.itu são bem conhecidas no local. Ele fez sua arte no Parque Industrial e na Fábrica de Skate, por exemplo. 

NOTA DO BLOGUEIRO

Grafite não é pichação. 
Grafite não é agressão. 
Grafite não é depredação,
 Grafite não é crime.
Escrevo esta poesia como nota,
sabendo que nunca houve crime para entrar na história.
Quem cometeu crime foi o senhor Prefeito,
Crime contra a liberdade de expressão. 
Entendeu meu irmão?




quarta-feira, 17 de novembro de 2021

A Noite das Vampiras, eu estou no filme!!!!!!!!!!!

 


Estes dias tive a minha primeira reunião no próximo longa que atuarei. Ele será rodado em São Paulo e posso dizer que é o meu segundo longa rodado nesta cidade que nunca dorme. A Noite das Vampiras é um filme que tem a direção e o roteiro do meu parceiro Rubens Mello e tem no elenco nomes nota 10 como Nicole Puzzi (apresentadora do Pornolândia e atriz dos Satyros) e sua filha Dominique Brand.

O que posso adiantar é que minha participação esta certa e começo as filmagens em Dezembro. Já vi meu figurino além de saber o nome do meu personagem. Bem, é isso que eu posso adiantar. 

Um abraço a todos!!!!!!!!!!!!!! 





segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Vida Curta, Dias Longos. e Despedida de Solteira

 


Tive o prazer de voltar a Casa de Comédia Carioca onde vi o talento de Daniel Duncan. este rapaz bem franzino é mestre em tirar a gente do sério. O humor deste rapa inteligente e direto, fez o povo todos cair na gargalhada no último fim de semana. 

Realmente, com esta no casa do humor, o Stand Up Comedy tem o endereço certo. Portanto, fique ligado na programação da casa que a cada dia trás novas surpresas.

Confira a programação:

https://linktr.ee/casadacomediacarioca


DESPEDIDA DE SOLTEIRA



Sim, eu já sei, eu coloquei esta peça na Bauhaus Cultural. Mas segundo nossa homenageada desse mês Cris Sanctos, pude ver algumas novas novidades nessa peça maravilhosa. A História, vocês acontecem onde tudo pode acontecer quando um grupo de meninas resolver promover a despedida de solteira de uma amiga. a confusão esta armada quando durante estas brincadeiras, verdades bem incomodas podem vir a tona. 

Prestem bastante atenção. Próximo Domingo (dia 28) será o último dia. A peça esta em cartaz no Teatro Vannucci no Shopping da Gávea. Horário: 20 horas. Não Perca!

sábado, 13 de novembro de 2021

Alegoria

 


A Cia Os Profanos pede passagem para a Alegoria com Lara Lestrange. Toda a história pessoal da em uma peça, mas para ela dá um show drag queen. Através de muita música e muita dança, Lara faz o seu grito de inclusão. 

Sei, este é mais um espetáculo para chamar contra o preconceito de gênero. Lara levante a bandeira contra o  preconceito racial. Sim, ela sofre preconceito por ser negra. Com isso, ela chama a todos para gritar em uma só voz: VIVA A VIDA!

Veja este espetáculo através da plataforma ZOOM. Toda seta feira desse mês, às 21 horas: 

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Cartas Libanesas, A Imigração na Formação do Brasil

 


Todos tem o direito de contar a sua história. Esta é mais uma. Cartas Libanesas é um monólogo de Eduardo Mossri. Neste trabalho vemos um homem libanês que conta a sua história onde ele saiu do Líbano para escapar da fome e dar uma vida melhor a esposa e ao único filho. Uma história tão igual as outras na formação do nosso belo Brasil. 

Esta peça metragem é a saga deste homem que como muitos ajudou a fazer a América. Para alguns, um sonho que começou como pesadelo, trabalhar muito para ganhar pouco. O que mais amei neste trabalho foi o quanto o imigrante foi muito bem representado. Um único homem que falou as milhares de vozes que fizeram este país. 

SOBRE A COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL

A comunidade libanesa que vive no Brasil, formada em sua maioria por descendentes, obtém a marca expressiva de ser maior do que a própria população do Líbano. São quase 10 milhões de libaneses e descendentes em território brasileiro, contra 3,5 milhões que vivem no Líbano. Em 2020, comemorou-se 140 anos do início oficial da imigração árabe no Brasil, com chegada dos primeiros imigrantes, onde muitos se tornaram grandes figuras emblemáticas e de grande importância na sociedade brasileira. Os clãs Jafet, Jatene, Murad, Saad, Maksoud, Abdallah, Abujamra, Khoury, Haddad, Temer, Jereissati, Yazigi, Nader, Nassif, Takla e Duailibi são famílias com forte representatividade no comércio, na indústria, na medicina, na política, na cultura, para citar apenas alguns setores.

MINHA ORIGEM


Meu nome é Rodrigo Gallo. Sou brasileiro e nasci no Rio de Janeiro. A Família do meu pai é italiana e veio da pequena cidade de Camposampiero, Padova. A Família da minha mãe também tem origem Italiana. Ela veio da Cidade de Verona. Também por parte dela corre o sangue de  judeus, portugueses e espanhóis. Me orgulho disso!

Pertenço a uma comunidade que assim como a Libanesa é muito mais numerosa fora do país de origem. Me orgulho de ser Italo-Brasileiro. 

A versão da peça esta online do Youtube e você pode ver esta maravilha através doeste link aqui em baixo: 

https://www.sympla.com.br/produtor/cartaslibanesas


ASSISTA APEÇA E ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE LIBANESES E TURCOS!

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Instituto Municipal Nise da Silveira fechou as portas

 


Semana passada, o mais antigo hospital psiquiátrico do brasil fechou as portas. O Instituto Municipal Nise da Silveira fechou deu adeus aos seus últimos dois pacientes que habitavam a instituição. Um sofre de esquizofrenia e o outro sofre de autismo. 

Para o grupo de Luta  Antimanicomial, foi uma vitória já que se encerra por definitivo a cadeia dos loucos. Quando uma pessoa ia para estes lugares, eles não eram  tratados e sim jogados a própria sorte. Os eletrochoques bem como a lobotomia foram frequentes e humilhantes. Os homens e mulheres internados não eram  só doentes mentais, mas sim homossexuais, prisioneiros políticos, epiléticos, mães solteiras, mendigos dentre outros. O vídeo aí em baixo mostra um pouco de como eram estes lugares. Em um hospital em Barbacena, este foi chamado de Holocausto Brasileiro. 



Nise da Silveira era uma mulher que lutava contra tudo isso. Ela acreditava em um ambiente mais humanizado para se tratar as pessoas internadas. Estes tipos de pacientes eram chamados de clientes e com isso, começou uma luta que dura até os dias de hoje pela humanização as pessoas com Transtornos Mentais. Ela implantou a arte como forma do indivíduo de se expressar. Com todos estes trabalhos artísticos, Nise da Silveira inaugurou O Museu do Inconsciente que funciona no Instituto Nise da Silveira. Sim ele irá continuar bem como outras atividades artísticas. 



O que posso dizer como psicólogo é que demos um passo importante para humanizar ainda mais a saúde de mental. Porém, nossa luta ainda não acabou já que ainda tem muito o que fazer. Um exemplo é enfrentar o preconceito que muitas pessoas têm em relação a um homem ou mulher que tem transtornos mentais (graves ou não). 

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Lives

 


Continuando a falar das peças do Teatro Cândido Mendes em Ipanema, vem uma que estreou recentemente. Lives, redescobrir-se em meio ao Caos, é um trabalho teatral escrito por Carrique Vieira e Marília Damatta. 

O que falar da peça? Bem, vamos por parte. Ao entrar no teatro, encontramos um ambiente cheio de mistério. Daquele bem tipo filmes de terror. Ao desenrolar da peça, novos gêneros vão surgindo que vai desde o drama ao mostrar a violência contra a mulher até uma divertida comédia que faz com que arranque gargalhadas. Entretanto, o tema é apenas um: a loucura do isolamento que o Coronavírus nos colocou. 

Se eu analisar como psicólogo, diria que a peça é fruto do inconsciente do alguém ou de algumas pessoas. Dores e aflições que vem a  tona do inconsciente enquanto estamos dormindo. Quando acordamos, esquecemos o que sonhamos da noite anterior ou lembramos em parte do fenômeno. 

Diria também que são cenas esquizos (divididas) que aconteceram ou estão acontecendo em formato aleatório. Isso nos prova o quanto somos frágeis a qualquer mudança brusca em nossas vidas. Desde um luto por um amigo ou uma amiga até a perda de nossa liberdade com o uso necessário das máscaras no qual tampam o nosso sorriso. 

ANOTE AÍ: 

Ficha Técnica
Texto – Carrique Vieira e Marília Damatta
Cenografia e Adereços – Léo Kauschts
Figurino – Bárbara Latorraca
Direção de Imagens – Otávio Castellani
Composição e direção Musical – Bernardo Leão
Iluminação – Jorge Raibolt
Visagismo – Jéssica Rosais
Projeto Gráfico – Márcio Hoffman
Assessoria de Imprensa – BLNews / Bia Lima
Direção de Produção – Carrique Vieira
Assistente de Produção – Ítalo Garcia
Direção Geral – Carrique Vieira
No elenco - Carrique Vieira, Fernanda Abi-Ramia, Flaviana Pereira, Homero Amado, Ítalo Garcia, Jeremias Flores, Jéssica Rosais, Léo Kauschts, Mariam e Marília Damatta
 
Serviço: Espetáculo "LIVES"
Temporada: De 05 a 28 de novembro de 2021 (presencial, observando todos os protocolos sanitários e com limite de público de 50 % da capacidade total) . De sexta a domingo, às 22h.
Endereço: Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema (RJ)
https://www.teatrocandidomendes.com.br/ (21) 96803-1047
Ingressos na bilheteria e on line pelo: www.sympla.com.br
Classificação etária: 14 anos
Valor do Ingresso: R$ 50,00  Inteira / Valor de R$ 25,00 meia para:
- Lei 10741/2003 – Maiores de 60 anos apresentando cédula de identidade;
- Lei 1.869/1992 – Estudantes secundaristas e/ou universitários apresentando documento escolar;
- Lei 3364/2003 – Menores de 21 anos apresentando documento de identidade.
Valor de R$ 30,00 ingresso amigo


sábado, 6 de novembro de 2021

Tributo a Marília Mendonça

 


 
Mesmo não sendo um fã desta cantora, estou dedicando este post a cantora Marília Mendonça. O Acidente de avião, ocorrido nesta sexta (5 de novembro),  encerrou uma carreira brilhante. Foi ela quem iniciou um sertanejo bem diferente de nome: "feminejo" . Este tipo de gênero, são de mulheres que cantam a música sertaneja de um jeito bem particular. Graças a ela, outras mulheres irão continuar seu legado.  Marília Mendonça continuará viva enquanto for lembrada. 

VAI COM DEUS!

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Roda Viva | Wagner Moura | 01/11/2021


Imperdível este Roda Viva!


 Foi entrevistado no último Roda Viva o ator, produtor e agora diretor Wagner Moura. A Jornalista Vera Magalhães foi a anfitriã e como sempre conduziu muito bem o programa. 

"O baiano Wagner Maniçoba de Moura coleciona trabalhos de sucesso, uma legião de fãs e é um dos grandes atores que se notabilizaram dos anos 2000. Participa de uma sequência de projetos baseados em fatos reais que buscam revisitar a história. O primeiro deles foi “Sergio”, onde Moura interpreta o diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas, morto em atentado no Iraque em 2003. Ele fala sobre o lançamento do filme “Marighella”, previsto para o dia 4, primeiro trabalho de Wagner Moura como diretor."*

*Tirado na legenda do programa no Youtube


A saga para estrear este trabalho cinematográfico foi muito grande. Wagner Moura fala do trabalho que deu ao estrear seu filme bem como a situação política ultraconservadora que nosso país está passando. Ele falou com todas as letras que o audiovisual brasileiro está completamente falido. O Cinema Brasileiro esta sendo salvo pelos "streamings" e é claro pela internet. 

Tenho que concordar com ele já que filmes independentes como Fé em Deus e Meu Mundo Azul no qual participo, foram trabalhos que tiveram sua pré-estreia pelo Youtube dos meus parceiros Alexandre Henry e Vanessa Fontana. 

Não posso esquecer uma coisa que Wagner falou e há muito tempo eu já sabia. O audiovisual no Brasil dá emprego e é uma empresa que deve ser valorizada. sim. Bem, vou tentar ver Marighella o mais rápido possível. 

Mas enquanto isso, veja comigo esta maravilhosa entrevista!

#RodaViva

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Impromédia e a Homenageada do mês de novembro: Cris Sanctos

 


No último fim de semana, tive a oportunidade de conhecer o Espetáculo de Humor Impromédia. Eles se apresentaram na nova Casa da Comédia Carioca da Universidade Cândido Mendes em Ipanema. 

A trupe de Humor é formada por André Lamare, Cristiano Lopez e Edu Borges. Antes da apresentação, houve a participação de João Sampaio que fez um Stand Up Comedy. Foi uma noite maravilhosa e depois do show, todos tiraram fotos. 

HOMENAGEADA DO MÊS DE NOVEMBRO: CRIS SANCTOS


A produção deste trabalho de humor se deve graças a atriz e produtora Cris Sanctos. Ela vem se destacando no cenário carioca com seu talento. De Despedida de Solteira (fotos) até as peças infantis como O Mágico de Oz e Alice, Cris é a homenageada do mês de novembro por seu trabalho.