quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Dias Contados, Leitura Dramatizada no Gabinete de Leitura Guilherme de Araújo

 


Ontem, os atores Sergio Abreu, Carolyna Aguiar, Ivone Hoffmann e Gil Hernández fizeram a Leitura Dramatizada da peça Dias Contados de Oscar Martinez. A Direção foi do Paulo Reis. O local foi o Gabinete de Leitura Guilherme de Araújo. Isso mesmo, este local sagrado da cultura carioca volta a ter este tipo de performance. 

A Sinopse: A Matriarca da família está hospitalizada. A Narradora de nossa história, vivida pela personagem  da Carol, conta os momentos difíceis de sua mãe internada. Ela divide essas dores ao lado do irmão e do ex-marido. O Cume do drama, acontece quando a senhora começa a misturar momentos de 15 anos atrás. Ela acha que a filha ainda é casada com o ex e que a filha deles ainda é uma menina. O final é surpreendente.

Mesclando com o drama e a comédia, o texto nos lembra o como é um desafio ter um parente internado ainda mais de idade. Mostra a importância dos parentes estarem juntos nessas horas de dor e sofrimento física e psicológica. 

Foi bom rever os amigos como a Carol (foto) bem como o Paulo. Novamente, as leituras estão de volta e com força total! Portanto, fiquem de olho nas páginas da Internet do Gabinete de Leitura Guilherme de Araújo. 




terça-feira, 26 de agosto de 2025

Novas fotos do Sarau do Kadu no Mc Lanche Feliz

 


Saíram mais fotos do evento do sábado. Nesta foto maior aí em cima, esta o anfitrião que convidou o Sarau para este belo ato de amor. Desde já queremos agradecer ao senhor por ter nos recebido.

Em baixou, são alguns de nós em pose de olha o passarinho aí e claro eu e minha guitarra fazendo barulho. 


Kadu Flu no centro













 

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Mc Dia Feliz e sarau do Kadu Flu, como foi esta noite maravilhosa

 



Foi um luxo só! Todos os artistas se apresentaram para este momento de muita paz e muito amor estão de parabéns. Toda a renda do sanduiche foi para a Casa Ronald Mc Donald. Além disso, foram vendidos muitos camisetas e outros utensílios para ajudar as crianças com câncer.  


Kadu Flu e Dan Figueiredo foram os anfitriões. Forma eles que deram o seu toque Blues e Rock da noite. Houve também muito samba e a sósia da Gretchen! Isso mesmo! 


Acabei cantando 3 músicas. Uma chamada Vapor Barato e duas de minha autoria: The Blues is in my vein e Beautiful Woman. Minha alegria foi a presença do meu irmão, da minha cunhada e do meu sobrinho que amaram o show. 



OBRIGADO ANFITRIÕES 



Habemus Kadu Flu


Dan Figueiredo 

 

sábado, 23 de agosto de 2025

Oficina do Grupo Cerco em fotos

 


Inês Morocco

Nos posts anteriores, relatei que participei da Oficina do Grupo Cerco do Rio Grande do Sul. Estes dias, recebi de meus novos amigos gaúchos as fotos deste dia. Foram 4 horas de muito trabalho corporal mas ao mesmo tempo de muita troca. 

Ele aconteceu no dia 29 de Julho. Foi um trabalho muito bonito que não esquecerei. Teve até um gostinho de quero mais. 


eu e Martina Fröhlich


Mais uma super interação com Martina


Minha velha amiga Lena no fundão


A Turma e eu









sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Teatro de Contêiner fica

 


Estes dias, a atriz Juliana Seabra divulgou na internet um abaixo assinado muito importante. Ele é para que o Teatro de Contêiner fique. Em uma ação truculenta da Guarda da cidade, artistas foram expulsos de seu ambiente de trabalho o qual já estão lá há quase 20 anos. Esta é uma história muito bonita que esta acabando! 

Por isso, minha parceira dos filmes A noite das Vampiras, Suprema e Inspetor Gallo, postou este link para salvarmos este lugar tão importante para São Paulo. Mesmo eu morando no Rio de Janeiro, eu assinei e convido você a assinar.



Vejam este vídeo emocionante






quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Momento Psicologia: Provoca entrevista a Psicóloga Aline Woff

 



Aline Wolff foi a entrevistada no último Provoca do dia 19 de agosto. Ela é psicóloga responsável pela Medalhista Olímpica Rebeca Andrade. Graças a o seu trabalho, as performances desta ginasta tem sido muito bons. 

Na edição, ela e Marcelo Tas conversam sobre a psicologia e a sua aceitação na sociedade, principalmente no mundo do esporte. “A psicologia fica no lugar errado. O lugar certo é na base, e aí faz parte da estratégia. E aí, quando ela está sendo vista na base, na concepção das relações, da liderança, para onde aquele time vai, que é composto por pessoas com diferentes trajetórias, histórias, isso é o lugar certo da saúde mental”, aponta Wolff.

Aline falou dos desafios de ser psicólogo no Brasil. Enquanto aqui fazemos a formação do psicólogo para poder clinicar, nos Estados Unidos, o psicólogo além de fazer a faculdade, ele precisa fazer o Doutorado. Em suma, A clínica exige muito estudo, precisamos fazer mecanismos para poder melhorar. 

Ela trabalha no COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e diz que a cada dia que passa melhorou bastante. Ela falou que o atleta precisa fazer análise e isto ajudou bastante eles mesmos falarem que sim, fazem acompanhamento psicológico. 

NOTA DO BLOGUEIRO:

Tanto para o show business tanto para o mundo dos esportes, é bastante importante o trabalho de um psicólogo. Hoje, vemos uma psicologia dos esportes bastante presente. Foi se o tempo em que a depressão e a ansiedade deixou de ser mimimi. 




quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Sarau do Kadu Flu McDia Feliz

 

CONFIRMADO

Neste sábado, dia 23 de agosto, o Sarau do Kadu Flu estará de volta! Dessa vez, eu e meus amigos vamos nos apresentar no McDonald´s do Largo do Machado. A partir das 18:30, o evento contará com muitos convidados que irão fazer deste dia memorável!

Portanto, vocês não podem perder. A Lanchonete fica na Rua do Catete, 276, Glória. Não se esqueça de comprar seu sanduiche para a Casa Ronald Mc Donald. Eles tratam de crianças que tem câncer. 

terça-feira, 19 de agosto de 2025

TRAILER A FEBRE DO MACACO PRETO


Saiu o Trailer do novo curta de Janderson Rodrigues: A Febre do Macaco Preto. Um projeto que tem no elenco a atriz Betânia Betcher o qual está no longa Filhas de Lilith. 

Ele é inspirado no conto do escritor Alex Magalhães conta a história de racismo, do ponto de vista do próprio Racismo e do Macaco Preto, que testemunham o horror racial que Isaura sofre, por sua patroa Luana e a filha dela, Indianara.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Perdoa-me por me traíres


Ele está mais vivo e atual do que nunca. O Anjo Pornográfico Nelson Rodrigues tem textos que até hoje são encenados. Perdoa-me por me traíres é um desses dramas inesquecíveis e que pelas mãos do diretor Marcelo Portes, traz para os palcos da Casa de Cultura Laura Alvim. 

Todos já devem conhecer a história e quem não conhecem, vão conhecer agora. Glorinha é uma jovem de 16 anos que é convidada pela colega de classe Nair a ir a uma casa de prostituição afim de se prostituir.  Gloria é criada por um tio o qual é muito conservador e por isso a jovem o teme. O que está para vir, é uma história de desejo e paixão. 

Como já coloquei anteriormente, volto a mencionar de novo Carl Jung: Não somos nós que temos os complexos, são os complexos quem nos tem. Jung fala de como somos vítimas de nós mesmos. A complexidade dos personagens deste Anjo do Pornô continua a nos refletir sobre os perigos da vida que não são poucos, são muitos. 

O que gostei deste espetáculo é como a cor vermelha que representa o pecado está presente na indumentária bem como em todos os objetos cênicos do palco. Isso nos faz refletir o como a cada dia de nossas vidas, somos induzidos ao pecado, principalmente o da carne. 





Juliana Búrigo, Eu e Luciana Albertin

O que foi mais legal é rever atores que tenho uma grande estima: Luciana Albertin, Breno Augusto Guimarães e Juliana Búrigo. Eles etãos no elenco da peça e dar um forte abraço neles foi maravilhoso. 

sábado, 16 de agosto de 2025

Fera

 


Uma história de arrepiar! Inspirado em um fato verídico o qual foi extraído de um livro chamado O Olho do Crocodilo de Val Plumwood, o monólogo relata o ataque sofrido pela autora por um crocodilo. Val é uma filósofa australiana que trocou a cidade pela floresta afim de estudar a natureza selvagem. Nesta história contada em primeira pessoa, Carolina Ferman encarna nesta ativista que faz uma profunda reflexão sobre nós humanos. O que me passa ao ver esta peça, é que o homem precisa da natureza e não a natureza precisa do homem. Com isso, nós, os caramururs, quando invadimos este território, estamos fadados ao ataque destas feras. 

Depois deste ataque, Val Plumwood faz uma reflexão sobre quem nós somos e do porque é tão importante preservar a natureza. Quando conversei com a atriz e com a diretora Natasha Corbelino, falamos sobre esta invasão humana e as suas consequências. Também conversamos o como pessoas como a Val que mesmo depois de ter sido atacado por uma fera, eles defenderam estes animais bem como os habitats em que moram.   

ANOTE AÍ

Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, Rua Humaitá, 163 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ, 22261-000

Temporada: 07 a 31 de agosto de 2025

Horários: Sextas e sábados 19h, domingos18h

Ingressos: R$40 (inteira); R$20 (meia)

Link para ingressos: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46406?sessionView=LIST&fbclid=PAQ0xDSwLfqORleHRuA2FlbQIxMQABp4a7UxIEaR0JbWRwziDmrVM4QFP_HmVEjCuk_ajvHgQZbVx5OQW-8pLO2ELh_aem_wVCegFR7qamYU1QLH2gs-A

Classificação: 18 anos

Duração: 60 minutos


sexta-feira, 15 de agosto de 2025

FETICHE - TRAILER OFICIAL


Lembra da Empregada Zumbi de A Noite das Vampiras? Ela está de volta neste curta dirigido pelo meu parceiro Albino Ventura o qual ajudou na produção do longa de Rubens Mello. 

Fetiche é um filme que mostra Joana, mulher de meia idade, que após a morte do marido, encontra prazer na ordem perfeita de sua casa. Mas, atraída pelo caos das ruas e por um homem em situação de rua, ela se vê dividida entre a disciplina que a protege e o desejo que ameaça revelá-la por completo.

Segundo Albino, o curta foi produzido no finalzinho da Pandemia e agora tem a grande oportunidade de ser exibido. Mais um super curta metragem do Interior Paulista. 

Ficou interessado? Então anote aí



quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Momento Psicologia: Adultização

 



Na internet, o Influenciador Felca fez uma grave denúncia contra a a Adultização de Crianças e Adolescentes. Eu vi parte do conteúdo que ele postou e vou ser muito direto com vocês, as imagens e vídeos são muito pesados. 

Felca faz uma grave denuncia a genitores e outros influenciadores adultos que expõe meninos e meninas dançando de forma erótica, consumindo de drogas e álcool. Crianças que estão na puberdade em um ambiente de sexualização! Em outras palavras, em um ambiente de PEDOFILIA. Jovens estão perdendo sua juventude sendo exploradas em excesso! Pequenos e pequenas que deveriam estar brincando e estudando. 

Ele coloca os vários graus de ansiedade que podem acontecer  como estes meninos como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico e Fobia Social. Também colocou Depressão Pós Traumática, uma das patologias mais graves. 

Felca também mostra como é fácil ter acesso a fotos e vídeos de crianças nuas ou fazendo sexo. Ele criou um perfil e teve acesso a eles e devo dizer que são materiais muito pesados. 

Por isso, neste sentido, o Governo Federal, senadores e Deputados precisam dar um basta nisso. 

Aqui está o link do Felca falando sobre estes conteúdos. Vou ser muito direto, ele é muito pesado. 




quarta-feira, 13 de agosto de 2025

PROVOCA | MICHEL ALCOFORADO | 12/08/2025


Ontem ao ver o Programa Provoca, adorei a participação do Antropólogo Michel Alcoforado. Ele é um estudioso da cultura onde você assume uma lente. Ele escreveu o livro Coisa de Rico o qual ele mergulha na estratosfera dos Ricos. 

Como ele entrou nos mundos dos ricos?

Ele teve a ajuda dos Jornalistas e da Imprensa. Eles constroem a sua diferença a partir do princípio de quem é rico e de quem não é.  

Não percam esta entrevista!


terça-feira, 12 de agosto de 2025

Ajude a Associação de Fraternidade dos Diabéticos

 


"Dar esmolas é mais do que oferecer moedinhas a algum pedinte, a fim de tranquilizar a consciência. Em sua origem grega, a palavra "esmola" tem o mesmo sentido de compaixão. Portanto, dar esmolas é ter compaixão (sentir a dor) do pedinte, é partilhar o que se é e tem. Vender e dar esmola é a atitude de quem se cobre às necessidades dos irmãos, em vez de se fechar em si mesmo confiando nas próprias riquezas."

Estas belas palavras ditas pelo Padre Reinaldo José Gallo é para lembrar vocês para nos ajudarem. Deposite qualquer valor para a Associação de Fraternidade dos Diabéticos




segunda-feira, 11 de agosto de 2025

11o Festival Midrash de Teatro: Ilíada em Libras: Canto I

 


Das várias esquetes que estiveram no palco do Teatro Domingo Oliveira, só tive tempo de assistir apenas uma. Valeu muito a pena porque além de ser uma performance teatral, foi também uma arte para a inclusão. Em línguas de sinais, o ator Jonatas Medeiros contou  parte da história da Ilíada, Canto I

O que vi, não foi apenas uma narração de uma história mas uma peça que parecia mais uma dança. O jovem ator que é surdo nos contou este clássico grego onde se narra  o último ano da Guerra de Tróia e o conflito ali estabelecido entre Aquiles, o maior dos heróis gregos por ser invencível e o Rei Agamenon.

O que eu achei disso? Poesia. O que vi é uma forma ousada de atuação. O que vi foi um rapaz que com o seu corpo encarnou em todos os personagens da tragédia grega. Isso foi uma experiência profunda ao navegar nestas águas nunca antes pensadas. 







sábado, 9 de agosto de 2025

Lagartixa sem rabo

 



A infância, a adolescência e a fase adulta de uma jovem, esta é a peça Lagartixa sem rabo. Dora de Assis assina a dramaturgia e atua nesta peça emocionante. Dora divide o palco com uma outra Dora o qual seu sobrenome Freind. Ambas falam dos desafios da vida onde o tema principal é a perda. A personagem perde o avô vítima de um AVC. 

Não é de hoje que Dora de Assis fala sobre tema de internação. Ela, dias atrás, fez o monólogo a Quinta Dor o qual a artista fala de sua experiência como paciente de um hospital. A peça esteve em cartaz no Primeiro semestre deste ano no Centro Cultural da Justiça Federal localizado na Cinelândia. 

Mas voltando a nossa peça, as duas atrizes lidam com os vários tipos de perda. Não só a perda de um ente querido como também a perda da infância com o passar dos tempos onde a menina percebe com a primeira menstruação, por exemplo, o primeiro beijo e etc.

Mesmo sendo um drama, existe partes da peça que são uma verdadeira comédia e fazem a gente morrer de rir. Teve momentos que não consegui segurar o riso e foi uma gargalhada daquelas. 


ANOTE AÍ

Espetáculo: “Lagartixa sem rabo”

Temporada: de 7 a 29 de agosto de 2025

Apresentações: quintas e sextas, às 20h

Local: Teatro Glaucio Gill - Praça Cardeal Arcoverde, s/nº - Copacabana

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$30 (meia).

Bilheteria: de seg. a sex., a partir das 16h | sáb. e dom., a partir das 15h

Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.

 

  

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Blog de Assis Ramalho: Arlindo Cruz, cantor e compositor, morre no Rio de...

Blog de Assis Ramalho: Arlindo Cruz, cantor e compositor, morre no Rio de...:   Arlindo Cruz no 'Altas Horas', da TV Globo — Foto: Carol Caminha/Globo Informação foi confirmada pela mulher do artista. Arlindo s...



Infelizmente, perdemos mais uma voz da música brasileira. Aos 66 no, morreu Arlindo Cruz, grande nome do Samba Carioca. Ele sofreu um AVC hemorrágico em março de 2017 o que dificultou e muito seu estado de saúde. 

Além de ser membro do Fundo de Quintal por 12 anos, ele também escreveu sambas enredo para Escolas de samba como Império Serrano e Grande Rio. 

Nossa solidariedade a família e desde já envio meu abraço a seus familiares por esta perda. 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Começaram as gravações de Se eu fosse você 3

 


Depois do sucesso dos filmes Seu eu fosse você 1 e 2, Tony Ramos e Glória Pires voltam a encarnar no louco casal que troca os corpos. Neste longa, o casal tem a filha mais nova e que já é adulta vivida pela atriz Cléo Pires. Seu marido é meu camarada de Barata Flamejante, Rafael Infante. 

As gravações começaram estes dias na cidade de Miguel Pereira, interior do estado do Rio de Janeiro. O filme tem a direção de Anita Barbosa e tem supervisão do Daniel Filho

PARA QUEM PEGOU O BONDE ANDANDO

No primeiro filme, o casal Cláudio e Helena tem sua primeira troca baseado em uma formação de planetas. Eles estão em crise e a confusão esta formada já que um está no corpo do outro. 



No 2, a primeira filha deles está grávida e par complicar ainda mais, o casal fica preso no elevador enquanto existe uma nova troca. O engraçado desta história é que a personagem Helena está grávida, enquanto o marido se depila.   



terça-feira, 5 de agosto de 2025

Momento Psicologia: a Síndrome do Vira Lata

 



Atenção

Vejam este vídeo desta moça. Ele explica com detalhes o que é a Síndrome do Vira Lata. Este nome apareceu pela primeira vez ao ser citado pelo Dramaturgo Nelson Rodrigues. Nelson criticava o pessimismo crônico do brasileiro.  

O Vira Lata não dá valor ao seu país. Ele prefere viver no quintal do colonizador. Em outras palavras, ele acha que outros países são melhores que o Brasil. Podemos citar exemplos do Imperialismo onde os civilizados tentavam mostrar que a raça pura ariana europeia era a mais desenvolvida. Ideia radical esta defendida por homens cruéis como é o caso do próprio Adolf Hitler

O que estamos vendo é preocupante porque muitos membros da direita brasileira estão achando "ótimo" este tarifaço de 50 por cento aos produtos do Brasil. acharam ótimo esta punição ao Ministro do Supremo Alexandre de Moraes pela Lei Magnitsky

Quero agradecer a Rachel Sherazade pelo vídeo. Ele é muito didático. 


NOTA DO BLOGUEIRO

Como a arte e a psicologia precisam andar juntas. Através da explicação desta influencer, podemos chamar a atenção para diversos distúrbios psicológicos para a pessoa que sofre com a Síndrome do Vira Lata. Adler falava com todas as letras sobre o Complexo de Inferioridade. Em suma, a incapacidade de se dar o respeito a você mesmo. Hanna Arendt fala sobre a banalidade do mal. Como falei anteriormente, desta ideia de raça pura ariana que não soma e só divide. 

Termino este post com a frase do Carl Jung:

Não somos nós que tem os complexos, são eles quem nos tem.  

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Mostra de Cinema Cavideo. como foi

 


Estive neste sábado, acompanhando a Mostra Cavideo de Cinema com Diretores da Periferia. O que vi, foram pequenos filmes nota 10. Gostaria de dar uma menção especial não só ao Cavi como também ao Pedro Monteiro que ajudou na realização do evento bem como a Tamires Nascimento que foi quem fez a Direção de Produção. 

1) Jeckie Browm - Dos Sonhos a Meta

Lutadora de Jiu Jitsu, atriz e cantora, Jeckie é uma revelação do Nós do Morro. Suas músicas de protesto foram inspiração para este documentário sensacional.    


Eu e Jeckie Brown 


2) Lírios

Dois amigos resolvem viajar e acabam se apaixonando um pelo outro. Uma linda história de amor cujo objeto principal é um lírio.

3) Artur é só mais um. 

Em um ambiente de trabalho, tudo pode acontecer com este homem que sofre pressão do seu chefe. Uma crítica bem pesada ao Assédio Moral.

4) Mala Mente

Este é um micro curta onde tudo pode acontecer com dois homens que prendem o cliente em uma mala afim de realizar uma fantasia sexual. 




sábado, 2 de agosto de 2025

Grupo Cerco e a Arena Selvagem: como foi

 


Este Grupo Cerco deixou um gostinho de quero mais. Assisti o último dia da peça Arena Selvagem no Teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro. Esta Companhia de Teatro Gaúcha explorou a palavra selvagem de diferentes maneiras e nos levaram a refletir o sentido dela. 

Logo no início do espetáculo, um dos atores começa a conversar conosco e propõe um exercício. Ele pediu para que não ficar constrangido dos atores estarem despidos e não observar com desejo sexual estes artistas. Depois, eles começam a explorar o arquétipo do indivíduo selagem através de uma captura. 

"Em meio à artificialidade que criamos para nos diferenciar entre nós e dos outros animais, nossos corpos revelam que essas mudanças são superficiais diante da força da nossa natureza".

Isso nos leva para uma reflexão: Não estamos distantes do que é racional ou irracional. No fundo, cometemos atos de selvageria e aplaudimos quando outros o fazem em nome de um bem comum.  

Com música própria, o trabalho deste grupo teatral é imperdível! Preparem cidades brasileiras que esta turma vai aterrissar em...Campinas. 

Acesse o site deles: https://grupocerco.wordpress.com/


Eu e a atriz que ministrou o workshop na sede do Grupo Moitatá: Manoela Wunderlich


A diretora Inês Morocco e eu


No centro Martina Fröhlich.

  

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Homenageado do mês de agosto: Yashar Zambussi (1963-2025)

 


Infelizmente, a Bauhaus Cultural recebeu a triste notícia da passagem do grande ator e diretor Yashar Zambussi. Sua esposa, Viviane Rayes, confirmou sua morte nas redes sociais. 

Ao invés de chorar a perda deste artista, resolvi fazer esta homenagem a ele pelo conjunto da sua obra. Este homem vai deixar saudades. Tive o imenso prazer de vê-lo atuando e dirigindo. Deixo aqui o meu forte abraço e a certeza de que ele foi recebido no andar de cima como muita luz. 


Viviane, Yashar e eu em um evento no Gabinete de Leitura Guilherme de Araújo. 


VAI COM DEUS!