quinta-feira, 13 de março de 2025

Momento Psicologia: Março azul marinho e lilás

 





Meus amigos, este mês de março serve para nos lembrar de dois movimentos importantes referentes a saúde. 

Março Azul Marinho é uma campanha de conscientização e prevenção do câncer colorretalA iniciativa é realizada todos os anos no mês de março. 

Objetivo Alertar a população sobre o câncer colorretal, Promover exames preventivos, Estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis. 

Como se prevenir

  • Fazer exames de rastreamento, como colonoscopias, pelo menos uma vez por ano
  • Manter uma alimentação rica em fibras
  • Praticar atividade física regularmente
  • Evitar o consumo de carnes vermelhas, embutidos e bebidas alcoólicas
  • Manter o peso adequado para a altura

Sintomas 

  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Desconforto abdominal com cólicas ou gases
  • Perda de peso sem razão
  • Fezes pastosas de cor escura
  • Sangramento nas fezes
  • Náuseas e vômitos

Tratamento

O tratamento para o câncer de intestino pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A escolha do tratamento depende da localização do tumor e do estágio da doença. 
Médicos que podem ajudar

Proctologistas, oncologistas ou gastroenterologistas podem auxiliar em todas as etapas, desde a avaliação até o tratamento final. 

Mais informações pelo site: https://www.marcoazul.org.br/
MARÇO LILÁS

Este todos conhecem já que se trata da campanha para prevenir o colo do útero. Ela é voltada em especial a todas as mulheres.  Ele é o tipo de câncer que mata ficando em posição de número 4. 

È causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Fonte: https://sbradioterapia.com.br/noticias/gerais/marco-lilas-mes-da-conscientizacao-e-combate-ao-cancer-de-colo-de-utero/


NOTA DO BLOGUEIRO:

Lembro a todos que caso o câncer seja descoberto cedo, ele tem 90% de chances de ele ter cura. Palavra de psicólogo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário