Noite maravilhosa foi a estreia do espetáculo Ainda sobre a cama. A cia formada por Luiz Felipe Bianchini, Duda Machado e Erica Montanheiro apresentaram uma adaptação de um clássico do teatro alemão chamado Leonce e Lena do autor George Büchner (1813-1837).
Ao fazer esta adaptação, se nota que existe muitas coisas bem atuais deste clássico de terras alemães. A Heteronormatividade e o Feminicídio são assuntos muito presentes neste trabalho. Nota-se que estamos falando de um texto escrito no século 19.
A PEÇA
O que achei interessante foi justamente o início da trama. Os atores começam a peça, montando a cama. Toda a trama acontece dentro de um quarto onde ali é contada a história da primeira experiência sexual dos personagens, o namoro, o noivado, o casamento e a traição. Todos esses temas estão ligados mesmo sendo muito diferentes. O epílogo é tão sinistro quanto o princípio.
O BATE PAPO
Fernanda Nobre foi a convidada para bater uma papo sobre a peça. Ela está terminando um mestrado que envolve temas que foram abordados no espetáculo. Assim, como os atores da Cia, ela abordou a questão do paternalismo como forma de uma crítica direta a heteronormatividade. Com isso, podemos notar o quanto o machismo ainda impera em grandes setores do nosso país.
Curiosidade. Erica Montanheiro me conheceu por acaso na TV Cultura durante o Programa Persona em Foco onde ela entrevistou o Cassio Scapin. Ela ficou muito feliz em me rever e eu fiquei muito feliz também.
Trabalho de direção nota 10 grande Luiz Fernando Marques Lubi
Este é o pessoal que conheci na Oficina dos atores de Ainda sobre a cama.
Aos meus professores queridos Luiz Felipe Bianchini e Duda Machado.
ANOTE AÍ:
Nenhum comentário:
Postar um comentário