sexta-feira, 28 de março de 2025

Cineasta palestino diz que foi agredido por colonos israelenses por ter ...


Neste vídeo, o Cineasta Palestino Hamdan Ballal conta as horas de horror que ele passou em uma prisão israelense. O Vencedor do Oscar de Melhor Documentário deste ano pelo filme Sem Chão conta com detalhes tudo o que sofreu. Foram momentos de desespero. 

OS ARTISTAS BRASILEIROS E NORTE AMERICANOS REAGEM

Segundo o Deadline(2025), uma nova declaração foi assinada pelos principais membros da Academia — incluindo os atores vencedores do Oscar, como Olivia Colman, Joaquin Phoenix, Javier Bardem, Penélope Cruz, Emma Thompson e os diretores Ava DuVernay, Errol Morris, Adam McKay, Jonathan Glazer e o escritor Tony Kushner — exigindo uma resposta mais contundente ao tratamento de Ballal pelas autoridades israelenses. 

A lista traz a assinatura dos seguintes brasileiros votantes no OscarAlice Braga, Lais Bodanzky, Pedro Kos, Rodrigo Teixeira, Maria Augusta Ramos, Anna Muylaert, Paula barreto, Alê Abreu, Petra Costa, Daniel Rezende, Sara Silveira e Vania Catani. 

A carta oferece uma resposta ao tratamento que Ballal sofreu e se afasta completamente do comunicado assinado por Bill Kramer e Janet Yang, CEO e presidente da Academia, respectivamente
“Nós condenamos o ataque brutal e a detenção ilegal do cineasta palestino ganhador do Oscar Hamdan Ballal por colonos e forças israelenses na Cisjordânia”, diz. A carta continua dizendo: “Como artistas, dependemos de nossa capacidade de contar histórias sem represálias. Os documentaristas frequentemente se expõem a riscos extremos para esclarecer o mundo. É indefensável para uma organização reconhecer um filme com um prêmio na primeira semana de março e, em seguida, deixar de defender seus cineastas apenas algumas semanas depois.”

Fonte: https://www.omelete.com.br/filmes/hamdan-ballal-brasileiros-votantes-oscar-assinam-carta

NOTA DO BLOGUEIRO:


Repudio qualquer tipo de violência que se faça tanto do lado palestino bem como do lado israelense. Toda a forma de violência deve ser condenada. Novamente, digo aqui neste post que toda a guerra é absurda. Esta mais do que na hora de por fim a qualquer tipo de violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário