sexta-feira, 8 de março de 2024

Top 10 as diretoras de cinema espetaculares e seus filmes.

 




Hoje é o dia internacional da mulher. Nada melhor do que fazer um top 10 das minhas diretoras o qual eu amo. Ou fiz filmes com elas ou vi o filme e amei tanto que escolhi um de meu agrado. Vamos a lista!

1) Velório em Família de Rosário Boyer

Escolho este filme porque além de eu ter atuado nele, também destaco o trabalho pioneiro de Rosário Boyer no que diz respeito ao Dogma 95. Ele conta a história de uma família cujo patriarca vem a falecer. Socorro, a babá, desmaia em pleno velório e os filhos deste patriarca descobrem que ela está grávida.


Eu e Rosário Boyer



2) Carlota, a Princesa do Brasil. Carla Camurati

Carla Camurati conta a história de Carlota Joaquina, rainha com sorte de Portugal, o qual ela e toda a família real portuguesa devem  ir para o Brasil já que Napoleão invade o país dele. Este filme representa o renascimento do cinema brasileiro depois do Governo de Fernando Collor ter extinto a Embrafilmes

3) Amélia. Ana Carolina

Mais um filme brasileiro onde se conta a história de Sarah Bernhardt que em 1905 a divina atriz vive uma crise pessoal e profissional. Ela é influenciada pela camareira brasileira Amélia que convence a atriz a fazer uma apresentação no Rio de Janeiro. Porém, o inesperado acontece. 

4) Encontros e Desencontros. Sophia Copolla

Vamos deixar só um pouco de lado os filmes brasileiros e ir para o Japão onde Sophia Copolla nos conta a história de dois indivíduos que estão perdidos. Um é ator que vai a trabalho na capital japonesa e a outra é uma companheira de um fotógrafo workaholic. Os dois acabam se encontram e dali surge uma amizade.  

5) Retrato de uma jovem em chamas. Céline Sciamma

Marianne é uma jovem pintora do século 18 que é contratada a pintar o retrato de Heloise, o qual está prometida a se casar, sem que ela saiba. O que irá acontecer entre elas é uma linda história de amor.

6) Mulher Maravilha. Patty Jenkins

Este filme foi um marco na história cinematográfica dos Super Heróis já que foi dirigido por uma mulher. O filme conta a história de Diana Prince, uma amazona, que resgata um piloto que está sendo perseguido por um grupo de soldados alemães hostis. Cabe a ela descobrir onde está O Deus da Guerra Ares e impedir que ele faça algum mal. 

7) Nomadland. Cloé Zhao

Meio drama e meio documentário, o filme conta a história de Fran o qual ela percorre os Estados Unidos sem destino e mostra a vida dos eternos viajantes que escolheram a estrada como lar. 

8) Olmo e a Gavota. Petra Costa e Lea Glob

Uma atriz de teatro se prepara para um novo papel e descobre que ela está grávida. Determinada a continuar trabalhando, seu desejo de liberdade entra em conflito com as limitações do seu corpo já que a gravidez é de risco. 

9) O Piano. Jane Campion 

A esposa de um colonizador ensina seu amante a tocar piano na Nova Zelândia colonial. 

10) Dzi Croquetes. Tatiana Issa

O grupo teatral carioca Dzi Croquetes marcou o cenário artístico brasileiro na década de 70 ao constatar a Ditadura Militar através do deboche e defender a quebra de tabus sociais e sexuais. Quem assina a direção ao lado de Tatiana, é o diretor Raphael Alvarez. 


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

ATÉ A PRÓXIMA CAMARADAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário