quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Adelaide sem censura



O Gabinete de Leitura Guilherme de Araújo fez sua primeira leitura dramatizada este ano. O Texto se chama Adelaide sem censura, peça escrita originalmente por José Saffioti Filho com o título a Rainha do Rádio e  adaptada e narrada por  Érdeson  Caldas e com direção de Rose Abdallah.

O texto conta a história de uma mulher que depois de 25 anos tendo um programa de rádio, acaba sendo demitida. Na calada da noite, ela invade a emissora onde trabalhava e faz uma espécie de programa onde ela fala os pobres da sociedade da cidadezinha onde ela mora.

Originalmente, o texto foi escrito na década de 70 em pleno Regime Militar. Ele é tão atual que nos faz pensar nos dias de hoje, com o desacato dos Governantes Brasileiros com a Cultura Brasileira. Me fez lembrar de um episódio muito famoso da Rádio Alice. Uma espécie de Casseta e Planeta Italiana que fez sátira em uma época nada confortável para os artistas naquela época.

Acredito que aos poucos, estamos revivendo esta época tão triste para a Cultura. O não pagamento do fomento cultura bem como a censura de filmes como Mariguella, faz com que a gente reviva aqueles anos de chumbo.

Bem, que venham mais leituras dramatizadas para por um sorriso em nosso rosto!

DAVI LUCAS

Queria dedicar este post ao meu sobrinho Davi Lucas. Estou no Rio de Janeiro e pude conhecê-lo já que nasceu este fim de semana. Titio ama você.

2 comentários: