segunda-feira, 25 de maio de 2015

Chica



Carmen Luz nos brinda com um belo espetáculo de dança. Chica é um espetáculo feito com atores e bailarinos afrodescendentes. Eles contam a história da famosa ex-escrava que conheceu dois mundos: a senzala e os finos salões fidalgos. Chica da Silva nasceu em Diamantina no ano de de 1731 ou 1735. Não se sabe ao certo a data de seu nascimento. Foi escrava de uma médico e logo depois foi comprada, alforriada e casada com João Fernandes de Oliveira.  Com ele teve de 13 filhos. Faleceu em 1796 e seus ossos foram encontrados na Igreja de São Francisco de Assis no ano de 1917. Lá, seus ossos foram encontrados do mesmo jeito que muitas escravas negras.

Carmen Luz nos chama a atenção como muitas mulheres negras vem sendo tratadas aqui no Brasil. Sua dança e seus movimentos são uma espécie de grito dos excluídos. Ela nos faz lembrar o sofrimento da senzala até o sofrimento de uma caloura de 2013 que teve seu corpo pintado de preto com o apelido de Chica da Silva.

Em cartaz: Até o dia 31 de maio. Quintas, sextas sábados e domingos. 20 horas. Teatro Cacilda Becker. Largo do Machado. Rio de Janeiro
Outras referências: 

Nas tela, Xica da Silva foi interpretada por Zezé Mota. Na antiga Rede Manchete Chica foi interpretada pela minha querida amiga Taís Araujo. Xica da Silva foi tema campeão do carnaval do Salgueiro em 1963 e foi inspiração para uma musica de Jorge Benjor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário