sexta-feira, 8 de março de 2013

Cuecas de Plantão- Humor e Notícias pra você!: Canto do Gallo e o conclave

Cuecas de Plantão- Humor e Notícias pra você!: Canto do Gallo e o conclave: Muito tem se perguntado como é o Conclave que escolhe o novo Papa. Para vocês entenderem melhor o Conclave, vou tentar explicar de uma ...


POSTEI SOBRE COMO SERÁ O CONCLAVE NO CUECAS DE PLANTÃO. Coloco na Bauhaus para vocês tirarem suas dúvidas.


COMO SERÁ O CONCLAVE


Muito tem se perguntado como é o Conclave que escolhe o novo Papa. Para vocês entenderem melhor o Conclave, vou tentar explicar de uma maneira bastante simples. Vamos imaginar três cardeias de nome Fulano, Beltrano e Ciclano. Todos eles são cardeais e estão no conclave.  O início dele começa com uma procissão a Capela Sistina. Eles podem levar um padre como um acompanhante. Porém o padre não pode ficar na capela. Ele deve sair.

Capela Sistina. 

Na hora da votação, os cardeais devem escolher um cardeal. Eles não podem votar em si mesmo! Dentro da Capela Sistina pode ser qualquer um dos 115 presentes. Vamos pegar o exemplo do Cardeal Fulano. Para ele ser Papa, ele precisa conquistar mais de 70 votos. Caso isso não aconteça, depois de anunciado que o resultado é insuficiente, o Cardeal vai a uma lareia e com um produto, molha os votos e da chaminé surge fumaça negra. Os devotos compreendem que não foi escolhido o Papa.

 Fumaça Negra significa não temos Papa. 

Vai haver por dia duas eleições: uma na parte da manhã e a outra na parte da tarde.  

QUANDO TEMOS UM PAPA?

Como falei o Novo Papa deve ter mais de 70 votos. Peguemos de novo o exemplo do Cardeal Fulano. Beltrano e Ciclano também estão no conclave e também no "páreo". Um dos cardeais fala os nomes dos cardeais Fulano, Beltrano e Ciclano. Fulano tem mais de 70 votos. Ele é eleito Papa. Ele é perguntado se aceita a eleição. Ao dizer que aceita, ele escolhe um nome para o seu pontificado: FULANO I. O Novo Papa recebe os aplausos e vai para uma sala reservada para ele afim de por sua nova batina branca com detalhes vermelhos. Os votos são queimados e dessa vez sem produto algum surgindo assim uma fumaça branca. 

Um dos Cardeais do Conclave vai para fora e diz: HABEMUS PAPAM! Ele fala o nome do Cardeal que foi eleito e seu novo nome. Nosso exemplo Fulano I


 Imagens da eleição que elegeu Bento XVI. 

O Novo Papa sai da Capela Sistina e vai direto a sacada do Vaticano saudar o povo. Ele faz um breve discurso e dá a benção. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário