sábado, 17 de dezembro de 2011

Duas personalidades que o mundo das artes perde

Jorge Brito

Joãozinho 30

Hoje o mundo das arte esta novamente em luto. Morreram o ator e diretor Sergio Brito e o carnavalesco Joãozinho 30. Duas personalidades que vão fazer falta no cenário artístico de nossa cidade.

Sergio Brito estava internado no Hospital Copa d'Or, no Rio de Janeiro, com problemas cardiorrespiratórios, informou nesta manhã a Globonews.
Sérgio Britto foi criador do Grande Teatro Tupi, atuando ao lado de atores como Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Ítalo Rossi, com quem fundou o Teatro dos Sete, no final dos anos 60.
Diretor de novelas, dirigiu a primeira produção do gênero da TV Globo, Ilusões Perdidas, em 1965. Continuou em atividade na televisão e no teatro até o ano passado, contabilizando 65 anos de carreira.
O carnavalesco Joãosinho Trinta, que morreu às 9h55 da manhã de hoje, no Hospital UDI, em São Luís, em razão de um choque séptico, com infecção generalizada, será sepultado na segunda feira (19) às 10 horas. O corpo será velado em São Luís, porém ainda não foi divulgado onde será o enterro.
Segundo nota distribuída pelo hospital, ao ser internado Joãosinho Trinta apresentava "quadro de insuficiência respiratória e sepse, evoluindo com instabilidade hemodinâmica".
Internado desde 3 de dezembro, o carnavalesco deu entrada em estado grave e foi internado na UTI. Contudo esta não era a primeira vez que ele baixou hospital com estado que inspirava cuidados: em maio deste ano, Joãosinho Trinta ficou 37 dias hospitalizado com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.
Joãosinho Trinta estava no Maranhão atuando em projetos da Secretaria Estadual da Cultura para os 400 anos de São Luís, comemorados em 2012. A governadora do Maranhão Roseana Sarney disse que o projeto pensado pelo carnavalesco será levado adiante. "Joãozinho pensou num grandioso projeto, que agora deverá ser levado adiante, até como forma de homenagem a esse maranhense que marcou a história da arte brasileira", assinalou.

Nota do Blogueiro
Conheci Sergio Brito na entrada de uma peça estrelado por duas atrizes que eu admiro muito: Millenne Ramalho e Rita Elmor. Foi uma conversa bem legal que tive com ele. Jogamos papo fora além de falarmos de autores nordestinos. Tenho até hoje o autógrafo que eu peguei dele na saída da peça. 

Já Joãozinho trinta não cheguei a conhece-lo. Fui no Desfile das escolas de samba  em que a Viradouro quase levou o Bicampeonato. Me lembro até hoje dos versos do enredo:

"HOJE O AMOR ESTA NO AR
VAI CONQUISTAR SEU CORAÇÃO
TRISTEZA NÃO TEM FIM
FELICIDADE SIM.
SOU VIRADOURO! SOU PAIXÃO"
Fica a nossa homenagem a esses dois artistas que alegaram tanto nossas vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário