sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SARAU DA MARIAZINHA

Nesta postagem, gostaria de dedicar ao Sarau da Mariazinha organizado pela grande atriz Claudia Gomes. Mariazinha foi um personagem criado pela atriz para incentivar as crianaças a lerem. Este sarau aconteceu no ultimo 7 de setembro de 2010 no Centro Cultural Zezé Motta na comunidade do Tavares Bastos.
Este autor foi citado em seu blog e ficou muito feliz com o resultado principalmente quando saiu no jornal.
Agora um pouco sobre este evento esobr esta pequena grande atriz.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010Sarau da Mariazinha - Como foi - Agradecimentos




Luciana Arantes – que deu o dinheiro para a “pãozoeira”, 400 pãezinhos para hotdog. Sobrou muita coisa, que algumas mães da comunidade levaram pra casa. Aproveitamos pra agradecer também a Padaria Apolo que deu o desconto. A fofa Caró Lago - que fez pintura nas crianças. As crianças adoraram tanto que tive que pedir a ela que deixasse para depois, se não, o caos estava instaurado.



Lucas - que fez o fundo musical do lanche.



Daniel Novik - que nos deu carona para levar as coisas na comunidade. Alias tivemos que pedir ajuda a alguns rapazes que estavam na praça, era muuuita coisa!



Lena e Flora - mãe e filha esquecendo as rimas e saindo por cima! Acabou não tendo oficinas. Como se iniciou um tantinho mais tarde que o previsto, o lanche também teve que ser adiantado e depois do lanche ninguém mais segurava as crianças!



Zezé Motta chegou mais tarde com filha Nadine e o neto porque não estava se sentindo muito bem. Ficamos duplamente honrados!



Até o Carlos Senna, que sempre está com a gente, trouxe o filho Gabriel que está seguindo os caminhos do pai: click, click, click! Sobrou as duas caixas de biscoito que ele trouxe pros próximos. O refrigerante também foi por conta dele e do Fred Inglez. E já tem alguma coisa sobre o evento na Revista Amigos da Web.



A imprensa do Palácio Guanabara, representada pelo fotografo Salvador Scofano e pela repórter Ana Schneider que fez uma cobertura e publicou em diversos sites como: JB Online, Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Jus Brasil, Exkola, Imprensa RJ, Macaé News, Rio das Ostras News, Macabu News, Quissama News, Tanguá News etc. Se colocamos o titulo da reportagem no google dá mais de dois mil links!



A presença da Sheila representante da Appai (Associação de Professores)



Alda Passos que se esforçou ao máximo: fez o cachorro quente e trouxe biscoitos, sacolinhas de balas para as crianças, além de comprar brindes e fazer o camarim da Rymunda Keity. Ela saiu pedindo ajuda no trabalho dela, aos amigos e vizinhos, uma guerreira. Uma bandeira linda que anunciava o camarim da Ry foi feita pela Mama Giuly. A Ry brincou, animou, bagunçou, chamou atenção. No final as crianças tiraram fotos com ela para receberem no próximo evento. E fez isso tudo sentindo muita dor. Eita mulher forte e iluminada!



Aos pais que vieram com seus pimpotes e trouxeram aquela fartura de biscoitos, salgadinhos, bis, balas e pirulitos! Viva! E aos que vieram pra nos prestigiar ou somente com os filhotes, mas com todo carinho do mundo, também vai nosso obrigado!



O Projeto Girolivro, nosso parceiro, que trás as crianças da comunidade Tabajara pra se apresentarem aqui incentivando as crianças que se apresentam e as que assistem. Se apresentaram: Maria Eduarda, Kathlyn, Marcelo Forte, Aghata e Aline. A Lucia Morais, a Mainara e a Tairini ajudaram na produção, na organização e servindo o lanche.



Nina Krivochein tem seis anos e ficou envergonhada de apresentar. Mas nem sempre ela é assim, basta ler essa reportagem sobre essa menininha do barulho: http://www.mulheresdeopiniao.com.br/site/na-brincadeira/kids/46-nina Parabéns aos papais Joana e Igor!



Elllas e os Monstros nas pessoas de Clauky Boom e Lucky Leminsky saíram cedo de suas tocas e prepararam algo com a palhacinha Claukyta especialmente pras crianças. Fantástico.



Professora Geane do balé da comunidade que nos emprestou seu caderninho com a lista dos alunos para efetuarmos ligações convidando. Aliás as crianças estão precisando de um palco pra se apresentar no final do ano e a professora Geane gostaria de ter mais um trabalho além do da comunidade. Alguém tem contatos num teatro, alguém está contratando? Ela já colocou várias crianças no Municipal e na Deborah Colker.



A dona Neuza das Mulheres da Paz, que mora na comunidade e que nos ajudou a divulgar o evento.



Rodrigo Gallo e Felipe Leandro nos deram a honra de suas presenças.



Marco Lyrio fez uma pausa corrida no trabalho e foi lá feito um anjo rebelde, de branco e com aquele cabelo preso falar a língua da criançada e da mágica de um violão.



Adriana Vieira que também ajudou na produção, veio com as filhas e uma amiguinha das meninas. Ela tem mais um rapazinho de 6 anos que disse que não queria vir. “Mas o que eu digo pra ela, meu filho? Eu falo que você não estava se sentindo bem?” “Não, fala que eu não quis, que eu não estou a fim.” Muito sincero. :)



A TV Hare esteve representada pela Denise Kosta que filmou tudo e em breve teremos noticias na TV Hare!



Lu e o Alexandre Blasifera (nosso amigo, parceiro, companheiro e dono do espaço) passaram a noite construindo. Até as cinco da matina. Construindo uma ponte pra lugar nenhum. É, quem olha a ponte está suspensa pro nada. Parece, mas não é: a ponte que está sendo construída vai ligar uma trilha na floresta acima no morro. Não é o máximo?



Não puderam vir: Estelita Ouriques e Fabio Fabrício Fabretti. A primeira passou mal e o segundo teve um compromisso de trabalho.

E se eu esqueci alguém me perdoe (e me lembre!) é muita gente boa, meu Deus!

Obrigada a todos os que apoiaram e participaram o primeiro “Sarau da Mariazinha” na Tavares Bastos. Foi um sucesso muito grande! Muitas crianças falaram poesias, todas ganharam livros e brindes e uma reportagem saiu em vários sites! O próximo evento será no mês que vem e ainda não tem data marcada, mas já estamos aceitando apoios.

Fique de olho e venha se divertir com a gente:

http://silencio-poetasensaiando.blogspot.com

http://mariazinhaemversoeprosa.blogspot.com



Título: Sarau na comunidade Tavares Bastos atrai adultos e crianças

Data: 09/07/2010

Matéria: O feriado do Dia da Independência foi de muita poesia e contação de histórias para adultos e crianças que participaram do Sarau da Mariazinha, realizado no Centro Cultural Zezé Motta, na comunidade Tavares Bastos.

Crianças da rede estadual de ensino foram convidadas para ouvir as histórias de Mariazinha, uma personagem de 10 anos de idade que adora ler e escrever, criada pela escritora e produtora Cláudia Gomes, da Se7e Ar7es Produções. Para Cláudia, o importante é incentivar a literatura, a leitura e a escrita entre as crianças.

- As crianças acompanham e participam ativamente e isso me motiva nesse projeto, cujo primeiro encontro é este, mas passará a ser mensal.

Participaram, também, do Sarau, crianças do projeto Girolivro, da comunidade Tabajara. Maria Eduarda Moura, aos 9 anos, já é uma contadora de histórias. Para ela, que começou a ler aos 4 anos, os livros modificaram sua vida.

- Quando comecei a ler, minha vida mudou porque conheci os livros e as histórias.

Lucia Morais,responsável pelo projeto Girolivro, considera a leitura um caminho para introduzir as crianças na arte e na cultura.

- Através da arte e da cultura podemos salvar as crianças de alguns rumos da sociedade.

Após o evento, que contou com a ajuda de doações e com o trabalho de voluntários, artistas e participantes tiveram uma pausa para confraternizar e conhecer outro projeto ligado à reciclagem.

2 comentários:

  1. ro, que evento legal! tô louca pra fazer coisa com crianças, contação de histórias etc. vou ver se agito por aqui em sp. e quero ver esse doc. sobre a feira hippie de ipanema! é aquela que visitamos em 2008, né? bjão!

    ResponderExcluir
  2. Debora
    esse evento foi maravilhoso. eu amei de paixão. Foi bem interessante. Vou colcar no seu perfil do facebook o blog da Mariazinha.
    Com certeza vai bombar esse documentário sobre a feira Hippie. Foi a mesma feira que você e carol visitaram
    beijos

    ResponderExcluir