quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Entrevista com o Diretor Júlio Wong

 


Hoje, entrevisto o Diretor Júlio Wong o qual está fazendo muito sucesso com seus curtas no Cultura Doida. Seus filmes são Mal Passado, Snuff Said e Visões de Claudecido. Para quem gosta dos filmes estilo Boca do Lixo, Filmes Trash e outros gêneros Underground, vão amar estes trabalhos. Um deles, está coloquei junto a matéria. 

BC: Como foi trabalhar com Rubens Mello e a Liz Vamp?

JW: Os dois são incríveis, grandes amigos que me ajudam muito! É um imenso privilégio poder ter contato com os legítimos “herdeiros artísticos” do grande mestre José Mojica Marins que, assim como eles, aceitou o convite para compor a família canibal do meu curta-metragem “Mal Passado”, minha singela homenagem ao cinema da Boca do Lixo, e a toda cultura underground que aprecio.

 

BC: Quando você começou a se interessar por filmes de terror?

JW: Durante a infância eu me impressionava e assustava com muito pouco, guardava por anos as lembranças de uma ou outra cena que tinha visto “sem querer” ao zapear os canais de TV. Eu evitava e fugia dos filmes de terror a todo custo, apesar de sempre ter amigos fãs do Freddy e do Jason. Só fui me interessar por cinema em geral nos meus 17 anos, e finalmente resolvi “encarar” os filmes de horror, começando pelo Massacre da Serra Elétrica e foi “amor à primeira vista”. Considero o terror como o mais “cinematográfico” dos gêneros, é o território que mais permite experimentação e criatividade, tanto é que ele até hoje é o “berço” de onde surgem os grandes realizadores do cinema mundial como Peter Jackson, Sam Raimi e James Gunn.

 

BC: Você tem um diretor, um ator e uma atriz que te inspiram?

JW: Me inspiro muito nos diretores da extinta Boca do Lixo do cinema paulista, um momento da nossa história em que era possível realizar filmes de horror, policial e faroeste e exibi-los nos cinemas de rua no centro de São Paulo. A “Boca” deixou de existir como polo produtor no fim dos anos 80, época em que eu nascia.... Tive a oportunidade de redescobrir os filmes através de colecionadores de VHS e ainda de encontrar alguns de seus realizadores em seus anos finais de vida, foram meus mestres! Alfredo Sterheim me deu aulas de cinema brasileiro em um curso livre, Francisco Cavalcanti e seu filho Fabrício me deram as primeiras oportunidades de estagiar em produções audiovisuais e Carlos Reichenbach exibiu meu primeiro curta na saudosa “sessão do Comodoro” que ele organizava no Cinesesc.

 

BC: Como você está vendo esta nova onda de filmes nacionais do gênero?

JW: Eu comecei a cultuar cinema em um tempo em que era difícil conseguir ver determinados filmes, cheguei a passar anos procurando alguns títulos até encontrar uma cópia em mídia física em sebo, ou uma exibição dele em algum canal a cabo. Hoje é impressionante a facilidade de acesso não só a qualquer tipo de filme que você resolver pesquisar para ver, como também a equipamentos baratos para captar imagens em alta qualidade. Antes o primeiro grande desafio para produzir era conseguir uma câmera, e hoje todos nós andamos com uma câmera no bolso. Hoje todos podem produzir, e muita coisa boa está surgindo a partir daí.

 

BC: Uma mensagem para os fãs da BAUHAUS CULTURAL

JW: Eu nunca imaginei que aos 36 anos eu já seria do tipo que diz “aproveite o momento, porque na minha época não era assim”, mas é minha mensagem aqui: busque assistir e descobrir conteúdos diferentes. Se me permite, eu gostaria de divulgar o canal Cultura Doida, no Youtube:  https://www.youtube.com/@CulturaDoida/videos que está fazendo um trabalho incrível de disponibilizar ótimos longas e curtas metragens de realizadores independentes, como o Claudio Ellovich, o Danilo Morales, Fernando Rick, o próprio Rubens Mello. Nesse canal dá para ver na integra os meus filmes: Mal Passado, Snuff Said e Visões de Claudeciro.



Sinopse: Garoto descobre sobre tribos africanas que comem vermes de cadáver para adquirir memórias dos mortos, e faz um plano para conquistar o amor de sua vida. Baseado em uma HQ publicada por Marcatti. Para saber mais: https://www.instagram.com/thejuliowong/ Roteiro: Francisco Marcatti e Julio Wong Direção e Montagem: Julio Wong Direção de Fotografia e Arte: Alexandre D’Lou Direção de Produção: Thiago Gutier e Giulia Valente Efeitos Especiais: Igor Carcará Direção de Som: Thiago Gutier Trilha Sonora: Rafael Vicole ELENCO: Sérgio Pardal Elaine Thrash Oliveira Warley Santana Arthur Paris Elias Cesar Augusto Onofre Kelly Guidotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário