Algum tempo atrás, este homem participou do Leitura Dramatizada. Além e me ceder duas de suas poesias, ele também apresentou um número de dança. Muitos querem saber deste homem que é um pacato vendedor de bombons e ao mesmo tempo virou um artista de rua nota 10. A Bauhaus Cultural atendendo a pedidos, fez uma entrevista com o poeta e o performer Israel Lima Barbosa. Vamos a ela!
BC: Muitos artistas ficaram prejudicados com a Pandemia. Como vc ficou prejudicado como artista?
ILB: Inicialmente, essa doença e o isolamento, uma certa solidão pairou.
Fiquei uns 7 meses em total isolamento e entrei numa forte depressão, ansiedade e outros questões físicas e psíquicas que essas patologias trazem consigo, os questionamentos... Chegou ao ponto de precisar ser resgatado por familiares e amigos...
Depois do tratamento, com um melhora moderada, tive a ideia de vender algo, comecei com geladinhos ou gelinhos (ou sei lá como chamam aí na sua região, é suco de frutas congelado num saco plástico comprido e o povo chupa, tô complicando mais aí, melhor parar...
Dos sacos aí acima,( melhor parar mesmo) fui entrando com poemas aos compradores recitava e interpretava, depois inevitável, vieram os personagens, comecei fazendo um por dia, hoje faço até 9 ao dia, e também às intervenções com teatro, e música, sempre tratando de assuntos sobre consciência e suas variações.
Atuo na primeira balsa, teatro de rua, no bairro do Grajaú, zona sul, extremo sul de São Paulo.
Ps. A represa Billings é cortada por três balsas( ou barcas) que atravessam, carros, ônibus, gentes, discos voadores, vassouras de bruxas e o que vier ela leva...â loca.
Nesse espaço de tempo da travessia da barca( ou arca de Noé, tem um povo aí que deveriam ter sido empurrados da arca ) formam filas enormes de carros e outros...esse é meu público, mais o pessoal dos quiosques, mais às pessoas que conhecem o nosso trabalho e vêem prestigiar.
Ps2: Todos os trabalhos e exposições na rua, fazemos seguindo o protocolo de segurança contra o Covid.
BC: Vi que você além de poeta, é bailarino. Como você concilia dança com poesia?
ILB: Vim escolas de teatro e dança simultaneamente.
Usar um e outro foi inevitável...Teatro, dança e poesias habitam o mesmo espaço sempre, o outro eu em nós.
BC: Cite um poeta ou um coreógrafo que inspira você a fazer arte.
ILB: Poderia citar uma porrada deles. Gosto muito das posturas e desenhos de corpo trazidas pelo ator e bailarino Luís Miranda, fiz expressão corporal com ele no Centro Cultural Capobianco no centro SP. Aprendi muito sobre a criar desenhos e usar o corpo para a expressão sem fala, só corpo mesmo.
Poetas,vixi! São do caralho! Maria Vilani, poetisa foda aqui do Grajaú que por acaso é mãe do cantor e perfomer Criolo.
BC: Você gostou de ter participado do Leitura Dramatizada?
ILB: Foi minha primeira experiência nesse molde por Internet, fiquei feliz com o resultado e também com o valor, prestígio e delicadeza que valorizaram nosso fazer artes, gratidão.
BC: Uma mensagem para os fãs da Bauhaus Cultural.
ILB: A arte é tudo e está em todos, use e abuse. Eu acredito piamente que só às artes podem tirar a humanidade desse caos/ buracos que atolamos todos de mãos dadas. Será? Mais e a consciência de classes que faltam a muitos, ou melhor, às consciências...
Volta lá na página 1 da cartilha tio, refaça às provas, está na cara que vocês colaram nas provas, né?
Foda-se
Agora fudeu, ops?
Paraaaa Israel....
Paro não, jamais, e não serão suas barreiras discriminatórias e seus ódios variados que me calarão, enquanto eu tiver voz, gritarei, em segundo caso, tocarei percussão em meu próprio corpo, até o fim....luta, muitaaa luta, resistência, resistir por TODAS às minorias, que na verdade, são A GRANDE MAIORIA.
Reflitam.
Uma pessoa nota mil, um artista sem igual. A arte o drama a alegria e a magia são latentes por dentro e por fora deste SER. Gratidão imensa em participar da vida de ISRAEL DE LIMA BARBOSA. G R A T D A O
ResponderExcluirGrato, a honra sempre será maior em mim, sou fã das minhas 4 estrelas....amo vcs.
ExcluirÓtimo ator tem um coração enorme desejamos muito sucesso na sua carreira profissional e nunca desista
ResponderExcluirDesistir jamais...amo vcs.
Excluir