terça-feira, 31 de outubro de 2017

Satyricine



Saiu a lista dos filmes que serão exibidos no evento Satyrianas. 

http://www.satyrianas.com.br/satyricine/


Como sabem o curta Ofélia na Praia será exibido dia 5 de novembro. Portanto, decidi também divulgar aqui em primeira mão os dias dos filmes que serão exibidos no Satyrianas. Confira comigo. 


SATYRICINE

Da ideia para o papel. Do papel para o planejamento. Do planejamento para a execução. Entre a união de frames, a criação de obras para as grandes telas. A arte do audiovisual em sua maior possibilidade de variedades. De projetos experimentais a grandes obras cinematográficas serão exibidas durante as Satyrianas da resistência.

Curadoria: Lorena Garrido e Silvio Eduardo
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

SEXTA-FEIRA, 03 DE NOVEMBRO

13h00 – A Gaveta (16 min) – Adriano Gomez. Ricardo é um jovem da periferia em busca de sonhos, que vê a vida tomando um rumo inesperado até ser corrompido pela promessa de luxo e dinheiro fácil feita pelo seu primo, um criminoso procurado. 12 anos.

13h20 – Eu nunca (72 min) – Kauê Telloli. Guilherme e Thiago decidem fugir para o sítio da família com a amiga Priscila. Entre bebidas e brincadeiras, tudo registrado com uma câmera, eles desenvolvem jogos de sedução. 18 anos.

14h35 – Heliópolis Um lugar ao Sol – Histórias para Contar (60 min) – Aurílio de Ângelo, Donizete Bomfim e Reginaldo de Túlio. Contar história todo mundo conta. A favela de Heliópolis tem a sua própria. Cada morador carrega a sua percepção de comunidade. Alguns gostam. Outros nem tanto. O local está encravado bem nos limites da Zona Sul da cidade de São Paulo, faz “fronteira” com a riquíssima São Caetano do Sul. 14 anos.

15h40 – Hipóteses para o Amor e a Verdade (80 min) – Rodolfo García Vázquez. O filme é uma adaptação da peça teatral homônima encenada pelo grupo teatral Os Satyros. Foram entrevistados mais de 200 personagens da região central de São Paulo, incluindo residentes, prostitutas, traficantes, empresários, transexuais, michês, atores e músicos. Esses depoimentos foram o ponto de partida para construir a trajetória de onze personagens que se cruzam durante uma noite na cidade. 18 anos.

SÁBADO, 04 DE NOVEMBRO

13h00 – Prova de Coragem (115 min) – Roberto Gervitz. Hermano planeja uma escalada de alto risco em uma montanha na terra do fogo, quando é surpreendido pela notícia de que sua mulher está grávida. Adri, com quem ele vive há sete anos, quer levar adiante a inesperada gravidez, mas enfrenta a resistência de Hermano que não aceita a ideia de ser pai. Obcecado em vencer o desafio da montanha gelada, ele se entrega aos preparativos, mesmo sabendo que sua companheira enfrenta uma gravidez de risco. Superar tal montanha é a prova de coragem que Hermano deve a si mesmo. Ele se cobra um ato heroico – o enfrentamento de um risco limite. O que o move: Fuga ou redenção? 14 anos.

15h00 – Sangue Azul (120 min) – Lírio Ferreira. Os irmãos Zolah e Raquel foram separados pela mãe, que temia um relacionamento incestuoso entre os dois. Anos depois, o circo em que Zolah trabalha arma a lona na paradisíaca Fernando de Noronha, colocando os dois frente a frente e trazendo o passado à tona. 16 anos.

DOMINGO, 05 DE NOVEMBRO

13h00 – Bloody Boomerang (17 min) – Elder Fraga. James, um estrangeiro, sai para uma festa disposto a encontrar garotas. Pensa ter tirado a sorte grande quando Tamis, a mais bonita do lugar, lhe corresponde com sorrisos, e a conversa entre os dois embala. Mas, ela vem com um papo estranho: “que tal matarmos alguém”. 16 anos.

13h25 – Ser ou Não ser (12 min) – Elder Fraga. A famosa frase “Ser ou não ser” surge do terceiro ato da peça, quando Hamlet vai ao encontro de Ofélia dizer que não a amava. A questão é que ele pretendia colocar em prática seu plano para vingar a morte do pai e, para tanto, ele precisa se afastar de Ofélia mesmo a amando. 16 anos.

13h40 – Ofélia na Praia (2 min) – Hissa de Urkiola e Rodrigo Gallo. Em uma praia qualquer, Ofélia, personagem da peça Hamlet de William Shakespeare e Sigmund Freud vão se encontrar. Esta é uma nova versão da diretora Hissa de Urkiola. Livre.

13h50 – Alice (2 min) – Adriana Gaeta Braga. O que acontece com Alice quando seu subconsciente passa a dominá-la? Livremente baseado na obra “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll. Livre.

14h00 – A alegria da terra (20 min) – Melquior Brito e Priscila Giácomo. A alegria no encontro de dois povos indígenas com um grupo de palhaços no litoral de São Paulo. Livre.

14h25 – ~imergir ~ (5 min) – Gueko Hiller. “Livros, imergí-los. Beijos, imergí-los. Rastros, imergí-los. Pro seu fim.”. Símbolos de relações findadas são aqui expostos. Em um ritual para sarar uma dor, o vazio torna-se esperança, a saudade, lembrança e o pranto, passado. Livre.

14h35 – Para Rachel (2 min) – Eduardo Aleixo Monteiro. O escritor Raimundo Carrero encontra algo inusitado em uma lixeira. Livre.

14h45 – Clausura (30 min) – Mariana França e Gildo Antonio. O documentário “Clausura” tem como principal proposta possibilitar a quebra de tais estigmas. Aproximando o público do tema, por meio da arte, onde artistas da cidade de São Paulo descrevem sobre a convivência com a doença e como isso interfere em seus processos criativos. 14 anos.

15h20 – Nossa Carne de Carnaval (10 min) – Gabriel Alvim. Por baixo da aparente harmonia cultural brasileira; o abismo. Livremente inspirado na obra de A. Strindberg, “A mais forte”. 18 anos.

15h40 – A Bruta Flor do Querer (76 min) – Andradina Azevedo e Dida Andrade. Diego, um recém formado em cinema, se vê obrigado a trabalhar como câmera-man de casamentos. Enquanto luta para realizar seu primeiro filme, ele projeta todos seus sonhos em Diana, sua paixão platônica. 16 anos.



sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Ofélia na Praia no Satyrianas



Com imensa alegria que comunico que o curta Ofélia na Praia está no Satyrianas. Um evento sensacional que será realizado entre os dias 2 a 5 de novembro. O curta já rodou por quase todo o país. Agora, ele está em cartaz no Satyros onde será exibido no dia 5 de novembro entre às 13 e 14 horas.

Se vocês estão curiosos para  ver o curta, e ainda não viram, essa é sua oportunidade para vê-lo. Estarei lá com certeza. 

UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS. 




quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Um jeito bem diferente de chamar as pessoas para o museu


Olha atentamente para este vídeo e agora olha para esta foto.


Fantástico! Esta foi uma propaganda muito bem feita de um grupo ligado a um museu da Holanda para incentivar as pessoas para irem ao museu. Uma performance muito bem feita com atores vestidos a caráter dos personagens dessa pintura.  Se depois desse vídeo você quiser ver algum museu aqui no Brasil então faça. Visitar museu é tudo de bom. 

terça-feira, 24 de outubro de 2017

The Clock by Christian Marclay

Nestes dias que estou em São Paulo, tive a honra de ver a exposição The The Clock. A exposição é um filme que dura 24 horas e nele vemos cenas de vários filmes. Alguns clássicos e outros bem recentes. Pode ser muito maluco só que não é. Ele é muito preciso. Quando Tatiana e eu chegamos para ver a exposição era mais ou menos12: 30 am.                                                            

O legal é que ao comparamos o nosso relógio com a dos personagens desse imenso recorte, vemos que é a mesma hora. A sensação é maravilhosa. Christian Marclay é um gênio! Ao fazer essa brincadeira, podemos notar o quanto nos questionamos nosso lugar no mundo. Enquanto um personagem vivido por  Denzel Washington esta de tocaia, na mesma hora um casal tira a roupa para fazer amor.

Vai até o dia 19 de novembro.


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tudo que doi


Estou em São Paulo. Claro que não poderia deixar de escrever sobre peças e diversões.  Neste fim de semana, pude acompanhar a peça Tudo que doi com texto e direção de Mario Bortolloto. Renata Becker e elenco apresentam uma peça muito engraçada além de ser dramática.  A Nossa história tem como cenário um bar cheio de homens bêbados além de um barman filosóficos e de uma prostituta que adora exibir seus seios. Uma repórter está no local para descobrir o paradeiro de um famoso escritor, que logo depois de ter batido em sua mulher, desapareceu. O que se sabe é que este homem está frequentando esta bar pé sujo. Neste mesmo local, sua filha o localiza. O final. SÓ DEUS SABE.

Não conhecia a obra de Mario Bortolotto. Mas depois que vi essa peça, tenho que confessar que amei. Para quem gosta de rir e chorar, você não vai se arrepender.

Sextas e Sábados 21 horas é Domingos 20 horas. Local: Teatro Cemitério de automóveis. 

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Let The Pain Begin Banda XL

BANDA XL.



Com muito Rock n Roll, a Banda XL estreiam um novo video clipe. Gisele Pinheiro e sua Banda Alegre arrasam neste videoclipe cheio de sangue e sensualidade.  Para quem gosta de Rock como eu, esse é um prato cheio.



Com vocês a Banda XL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Narjara Turetta de volta as novelas


Com grande alegria que depois de 16 anos, a atriz Narjara Turetta esta de volta as novelas. Seu nome foi confirmado para a nova novela do genial Walcir Carrasco, O Outro lado do Paraíso.

Valeu a espera depois de tanto tempo. Uma guerreira que mesmo longe das telas, fez sucesso no seu canal no youtube. Esperamos ve-la mais vezes



Andrea Murucci já foi entrevistada por nossa heroína. Este é um video onde Andrea concede uma entrevista para  Narjara. Mais entrevistas, neste link aqui.


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Cia de atores de Laura faz 25 anos

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

A Cia de atores de Laura faz 25 anos. O presente é para os cariocas. Neste fim de semana, tive o privilégio de assistir duas peças maravilhosas do repertório deste grupo fabuloso: O Filho Eterno e Absurdo. Esta realização se deve graças ao empenho dos admirados do grupo que fizeram a famosa vakinha.


Mas vamos para as peças apresentadas neste último fim de semana

O Filho Eterno

Neste emocionante monólogo, a peça conta a história de um pai que descobre que seu primeiro filho tem Síndrome de Down. O ambiente do espetáculo é ambientada na década de 80 onde todos os filhos e filhas de Down eram apelidados de " mongóis".

Absurdo

A peça é inspirada no Teatro do Absurdo. Dois casais que se confundem com um casal, tem um filho, tem um jantar para fazer e a peça só apresenta absurdos mostrando a Vida como ela não é!

Antes das peças começarem, o expectador pode ver e se emocionar com um curta metragem que conta a  história dessa trupe que há  25 anos encanta os cariocas. Sem dúvida, uam trupe de elite que merece nossos aplausos. Um grupo que começou em 1992 com a peça A Entrevista no Teatro Ipanema. logo depois continuou com sucessos com outras peças como as Artimanhas de Scapino, Adultério, O Enxoval e tantas outras peças maravilhosas além das já citadas.

Para quem quiser ver mais peças desse grupo, na próxima semana tem mais com o Filho Eterno e O Pena Carioca.

sábado, 14 de outubro de 2017

Festival do Rio: O que eu vi



Esses foram os filmes que vi no Festival do Rio. Valeu muito a pena porque tem filmes ótimos! São dois filmes mas que valem a pena.

Os 8 Magníficos




O documentário de Domingos de Oliveira traz os atores  Du Moscovi, Alexandre Nero, Carolina Dieckmann, Sophie Charlotte, Wagner Moura, Maria Ribeiro, Fernanda Torres e Mateus Solano por eles mesmo. Cada um tem um desafio, os atores devem falar sobre as suas experiências bem como seus sonhos, desejos e experiências. Atores famosos sem maquiagem sendo eles mesmos. Imperdível!(A foto não é uma cena do filme. ele é do meu arquivo pessoal onde tive a honra de conhecer o Domingos)



Depois da Guerra


Um drama que conta a história de um ex-revolucionário italiano.  Ele esta exilado na França. Porém com uma decisão da corte italiana, nosso protagonista esta para ser extraditado a qualquer momento para ser julgado por seus crimes de guerra. Para fugir da extradição, ele e sua filha devem fugir para a Nicarágua.  O Longa metragem é dirigido por Annarita Zambrano. Uma produção italo-francesa de tirar o folego. 


Pessoal, é até o dia 15 de outubro. Ainda dá tempo. 

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Leitura Dramatizada no Baukurs


Uma leitura fantástica. 


Na última segunda feira , dia 9 de outubro, estive no Ciclo de Leituras Dramatizadas da Baukurs. Foi uma noite maravilhosa. O grupo de atores convidados fizeram a leitura da peça Eleonor de Mendonça de Gonçalves Dias. Ester Jablonski e grande elenco estiveram sob a direção de Antonio Gilberto. 

A peça conta a história de uma duquesa que é acusada de adultério por seu marido. A moça é acusada injustamente de morte. Uma peça maravilhosa que prende o expectador do começo ao fim. Depois da leitura dramatizada, todos foram convidados a comentar sobre a peça. 

Se você ficou encantado, preste bastante atenção, a próxima peça será dia 23 de outobro. Dessa vez, será um clássico da literatura alemã. O Preceptor ou Vantagens da Educação Particular de Jakob Michael Reinhold Lenz. A direção é de Ester Jablonski.  18:30 na Baukrus. 

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Dançar Agora: Angel Viana



Amanhã é outro dia foi o solo apresentado pela coreógrafa Angel Vianna. Aos 89 anos, Angel ensina todo santo dia que o verdadeiro movimento surge dentro da pessoa. Seu solo traz a tona a memória do corpo onde ela conta a sua história através de uma coreografia autoral. O espetáculo mostra a luta de Angel Vianna contra a Ditadura Militar bem como suas perdas de seu marido e de seu filho. Descobre que desde menina queria descobrir algo. as pessoas caçoavam dela por este desejo estranho. Mas esse desejo se tornou algo concreto. Angel Vianna, como ninguém continua sua descoberta pelo corpo. Este corpo que envelhece e ao mesmo tempo sofre com alegrias e tristezas dessa vida. Dançar Agora esta em cartaz no Cacilda Becker e no mês de outubro, teremos novidades. 

CURTO CIRCUITO.

O evento que iria começar este fim de semana,  foi cancelado. Segundo os administradores do Castelinho, o problema foi uma pane elétrica cancelando todos os eventos. Entretanto, Os organizadores alegam que a luz estava funcionando bem. Eles acreditam que a Prefeitura não quis que o evento de performance acontecesse já que os temas abordados eram diversidade sexual bem como transsexualidade. 


Fotos do lado de fora mostram a insatisfação com o cancelamento do Curto Circuito. 

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Crivella contra a Cultura no nosso município do Rio de Janeiro

























Hoje, dia 6 de outubro, a coluna de Marco Aurélio  Canônico da Folha de São Paulo, me chamou muito a atenção. Quando ele proibiu a exposição do Queermuseu no MAR, A Escola de Artes do Parque Lage ofereceu sua escola para abrigar a exposição. Entretanto, não há motivo para comemorar.

As Escolas de Samba ameaçaram suspender o desfile do ano que vem (como denunciou a Bauhaus) por corte no desfile das escolas de samba. Haverá o desfile porém com o orçamento reduzido.

O Curto Circuito que é um vento que começa hoje no castelinho pode ser barrado novamente pelo prefeito. Os organizadores acusam a prefeitura de fazer jogo sujo com eles por problemas da luz no Castelinho do Flamengo. Entretanto, foi descoberto que a luz estava funcionando. Alguém ou algumas pessoas não querem que o evento aconteça. Um dos temas abordados seria a transsexualidade e a bissexualidade.

Senhor Prefeito

Não existe evangélicos aqui no nosso município. somos brancos, afrodescendentes, índios, japoneses...somos católicos, ateus, ubamdistas, camdonblecistas e demais religiões. O senhor devia saber que somos uma raça latinoamericana mestiça.  Devia saber antes mesmo de se candidatar para algum cargo público. O governo foi feito para o povo e pelo povo! Pense isso antes de tomar alguma decisão polêmica!

Nós, a Classe Artística, agradecemos se pensar um pouco sobre isso

att

Rodrigo Gallo

ps; Pague o fomento cultural. 


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Top 10 Festival do Rio


Dia 5 de outubro, começa o Festival do Rio com muitas novidades. Para comemorar a festa do cinema no Rio de Janeiro, aqui vai um Top 10 com os filmes que já passaram na edição de outros festivais. Cada um deles, filmaço!

1) Flerte. Estados Unidos, Alemanha e Japão

3 Locais diferentes do globo e uma mesma história. Este é o filme Flerte. Hal Hartley dirige este filme ousado cujo o tema fala sobre o amor.


2) Beatriz. Portugal e Brasil

O filme de produção luso-brasileiro conta a história de um casal que adora apimentar sua vida sexual. Ele é um escritor que tem como inspiração sua mulher. Ela, a musa inspiradora, tem feito todos seus apetites sexuais acontecerem. Tudo pode acontecer nesse filme.

3) Mama. Espanha

O filme estrelado por Penélope Cruz conta a emocionante história de uma mulher que luta contra o câncer de mama. Emocionante do começo ao fim.

4) Viola. Argentina

O filme é inspirado na peça Noite de Reis de William Shakespeare. Conta a história de uma jovem que ganha a vida vendendo Dvd Pirata.

5) Sigur Ros. Islândia

O filme é um documentário e conta a história da banda Sigur Ros em uma de suas turnês pelo mundo. Quem gosta de rock é um prato cheio.

6) Sarah Lucas. Inglaterra

Um outro documentário imperdível que fala sobre o trabalho de Sarah Lucas. Uma artista contemporânea que usa maços de cigarro para fazer suas obras.

7) Nordeste. Argentina

O filme conta o drama de uma francesa que sonha em ser mãe. Ela decidi adotar uma criança argentina. Porém, o que ela irá encontrar será o descaso das autoridades e a guerra por terra.

8) O Tigre de Santa Julia. México

Muita ação, drama e comédia neste filme mexicano que conta a história divertida de um justiceiro muito trapalhão. Ao perder um amigo de uma maneira trágica, O Tigre de Santa Julia se junta a um grupo de mulheres e promete fazer a maior orgia...perdão, a maior diversão.

9) O Planeta Branco. França e Canadá

Um outro documentário imperdível. Dessa vez, o cineastra decidi ir para o Ártico fazer um filme documentando a vida no Polo Norte. Um filme imperdível para quem gosta de natureza.

10) Sembene, O pai do Cinema Africano. Senegal e Estados Unidos

Mais um documentário onde dessa vez, o filme conta a história de um homem que era estivador e se tornou pai do Cinema Africano. Samba Gadijo e Jason Silverman dirigiram esta pérola que procurou não só contar a história desse homem fantástico como também ressucitá-lo no Senegal exibindo seus filmes.


ATÉ A PRÓXIMA CAMARADAS! VEJAM O FESTIVAL DO RIO!

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Linda e terrível, novo trabalho da Banda Filtra



A Banda Filtra tem um trabalho sensacional. Seu novo clipe Linda e Terrível é um vídeo sensacional. A banda tem a participação do grupo de Performance Eleutheria Performática (foto). As meninas da performance fizeram muito sucesso no evento que inaugurava o Mammakoosa Tv. As atrizes apimentam o clipe e o grupo que promete fazer muito sucesso.



Mais voltando ao Filtra, quem gosta Rock ´n´ roll, vai gostar desse clipe. A banda é nota 10!


segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Pessoas Brutas, o último dia da semana dos Satyros


Este fim de semana chegou ao fim a semana dos Satyros aqui no Rio de Janeiro. O grupo apresentou a peça Pessoas Brutas. O espetáculo conta a história de pessoas que no formigueiro chamado São Paulo, lutam por dias melhores. Porém, esses sonhos não passam de ilusão. Vejamos 3 exemplos:


  • Alguns querem enriquecer a base do assalto e do sequestro 
  •  Outros se refugiam com o vício da cocaína 
  • Uma mulher sofre com o ciúme do marido. 


Todos eles têm defeitos terríveis. Conversando com os atores, me veio aquele famoso pensamento da filósofa Hannah Arendt (segunda foto). Em seus estudos, Arendt fala da banalidade do mal. O mal é político e histórico! Ele é caracterizado por produzido por homens que se manifestam em um espaço institucional. 

"A trivialização da violência corresponde, para Arendt, ao vazio de pensamento, onde a banalidade do mal se instala."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Banalidade_do_mal

Este "câncer" banal faz com que os personagens cometam os sete pecados: Luxúria, Cobiça, Gula, Vingança, Inveja, Vaidade e Preguiça. O resultado, nos deparamos com um final bem trágico!

Na noite de sábado, estiveram presentes figuras ilustres dos palcos cariocas: Tânia Pires, Jorge Leão, Karen Brusttolin e seu esposo Alexandre Nero. Tenho que admitir que sentirei falta dos Satyros. Espero vê-los em breve. 




domingo, 1 de outubro de 2017

Homenageada do mês de outubro: Cida Costa


Depois do sucesso de Marcia Dornelles na coluna da IG das modelos que foram capas da revista Playboy, a modelo e atriz Cida Costa também foi lembrada pela coluna de Romário de Oliveira. Mês iniciando, decidi po-la como homenageada do mês. Cida é prova de que bom gosto e sensualidade não vão embora com o tempo, só melhoram.















Capa da edição da Playboy de 1989 em que Cida Costa foi destaque. 



Ela continua trabalhando e amando o que faz. Já é mãe e avó! Um bom exemplo de que o sucesso é fruto de um currículo bom. Cida é a prova viva de que quem envelhece por último é o coração e alma.

Coluna de Romário de Oliveira link: http://gente.ig.com.br/fofocas-famosos/2017-08-30/playboy-cida-costa.html

Coloquei algum tempo atrás o link sobre a Cida Costa na Revista Mensch: estou colocando de novo:

http://revista-mensch.blogspot.com.br/2013/02/musa-cida-costa-ainda-mais-bonita-sexy.html?spref=bl