sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Entrevista com Rafael Silva

 


Ele esta de volta a Bauhaus Cultural. Rafael Silva que foi o diretor do filme Exumação, agora esta de volta com um novo projeto chamado Nação. Ele deu detalhes bem bacanas sobre este trabalho que conta com a participação do ator Milhem Cortaz, o astro de filmes como Tropa de Elite e Carandiru. 

BC: Fale um pouco do seu novo projeto Nação.

RS: Tudo começou em 2019, quando o nome do filme seria “O Gringo 3”. Quando era mais novo eu gravei dois filmes com nome de Gringo e esse seria a terceira parte daquela história, porém tudo mudou quando veio a pandemia, me fazendo ficar trancado refletindo sobre esse país injusto e desigual chamado Brasil. A figurinista Giselle Carvalho, me mandou um zap sugerindo uma mudança de nome no projeto e foi ai que de primeira soltei “Nação”. Modifiquei todo o roteiro e retirei muitos atores e pessoas da equipe que não tinham a ver com o novo projeto. Hoje a produção conta com um elenco 80% formado por pessoas pretas, periféricas e faveladas!

BC: Qual é a diferença entre este projeto e o Exumação?

RS: Bastante. A diferença já começa pela quantidade de atores, mais de 30 pessoas. O roteiro do Exumação eu co-escrevi, já o Nação é 100% de minha autoria. Costumo dizer que fazer este novo filme é um desafio gigante! Qual cineasta faria um filme de ação, com uma grande galera envolvida, mas sem dinheiro? Sinto-me escolhido hahaha.

BC: Como a Pandemia, atrapalhou as filmagens desse novo projeto?

RS: No início foi muito difícil, ficamos 8 meses sem gravações, sem contato com o elenco e muita ansiedade. A parte boa é que a pandemia me ajudou a pensar num novo filme e transformar o projeto em algo ainda maior. Hoje olho para a pandemia como um momento triste, mas também de aprendizado.

 

BC: Como foi trabalhar com o ator Milhem Cortaz?

RS: Nossa! Ter o Milhem no filme foi incrível! A participação dele interpretando o mesmo personagem do filme Tropa de Elite é surreal, pois quando poderia imaginar isso? A gravação foi remota e durou 1hora de gravação. Muito simpático ele se mostrou uma pessoa muito generosa e respeitadora. Perguntava-me sempre se eu tinha gostado da cena e se podia repeti-la. Eu já sabia que ele era maravilhoso, mas depois desse dia eu passei a chamá-lo de foda!


Milhem Cortaz

BC: Uma mensagem para os fãs da Bauhaus Cultural.

RS: Fico muito feliz de voltar ao site e poder compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho no cinema independente. Continuem apoiando os produtores culturais, pois só a cultura trará de volta a alegria dessa Nação.

 Fotos dos sets de filmagem. 






4 comentários:

  1. Posso falar que fazer parte desse projeto tem sido maravilhosos. Só gente fera!!

    ResponderExcluir
  2. Ansiosa por esse filme e sucesso a todos os envolvidos no projeto.

    ResponderExcluir
  3. Desejo muito sucesso para o nosso projeto,,com um diretor desse com certeza vai flúir,, muita gente está esperando esse projeto e 2022 é o ano da vitória 🏆🏆

    ResponderExcluir