terça-feira, 5 de novembro de 2019

Para lidar com a esquizofrenia, jovem artista desenha o que ela vê.



Kate é uma jovem de apensa 18 anos. Ela tem esquizofrenia. Para lidar com sua doença, ela decidiu desenhar suas alucinações e o resultado de suas obras é impressionante. .


“Eu sempre fui uma artista. Simplesmente não sabia o que isso significava até minha doença mental aparecer, eu desprezo o termo mentalmente doente”; isso implica que quem eu sou como pessoa é fundamentalmente corrompido e quebrado.
Infelizmente, assim que eu digo às pessoas contra o que eu luto, eu sinto que é tudo o que elas veem em mim. Elas veem o estigma perpetuado pela mídia e os estereótipos imprecisos retratados em Hollywood".
Veja alguns dos trabalhos dessa bela artista: 
fonte:

 Mas uma vez, venho como ator e como psicólogo, mostrar a importãncia da arte nos estudos da mente humana. Venho falar da importância de Nise da Silveira como uma das maiores estudiosas no estudo da esquizofrenia e da arte. Venho também falar de grandes nomes da nossa história que foram esquizofrenicos.

Eis alguns nomes:

Rodrigo de Souza Leão, autor

Ele escreveu o livro Os cachorros são azuis. Depois de sua morte, o livro foi adaptado para uma peça com atuação de Camila Rodhi.

John Nash, matemático

Ele elaborou um estudo sobre Mercado Secundários que mais tarde lhe rendeu o Prêmio Nobel de Economia. Suas contribuiçoes ajudaram não apenas a matemática mas também a biologia. 

Arthur Bispo do Rosário, artista plástico

Foi paciente da Colônia Juliano Moreira mas mesmo assim, fez sua arte através de roupas e bordados. Ele é reconhecido internacionalmente como um dos grandes nomes entre os artistas contemporãneos.

Antonin Artaud, dramaturgo

Escreveu muitas peças de teatro e até hoje elas são encenadas em todo mundo inclusive aqui no Brasil. Minha amiga Sandra Calaça teve o privilégio de encena-lo através de seu grupo Quadrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário