quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Top 10 de filmes para psicólogos verem


Atendendo a um pedido especial, resolvi fazer o top 10 de filmes para psicólogos verem. São filmes que foram recomendados para eu ver durante minha faculdade de psicologia e outros foram filmes por conta própria.

1) Ofélia na Praia.

Mesmo sendo um curta metragem que fiz, recomendo que todos os psicólogos assistam esse filme. Ele é inspirado em um dos textos do Sigmund Freud Luto e Melancolia. No curta protagonizado por mim e por Hissa de Urkiola,  contamos sobre o encontro de Freud com Ofélia de Hamlet.


2) Freud, Além da Alma. 

Montgomery Cliff é Sigmund Freud. Ele é um filme preto e branco que conta a história dos estudos do pai da psicanálise em relação a histeria. Eles englodam o Narcisismo, o Complexo de Édipo e a Sexualidade Infantil.  

3) Bicho de Sete Cabeças

Um dos filmes que vi na Faculdade de Psicologia, ele é inspirado no livro Canto dos Malditos de Austregélino Carrano. Ele conta sobre a internação a força de um jovem viciado em Maconha. O filme foi protagonizado por Rodrigo Santoro. 

4) Requiem para um sonho. 

Este filme é para quem tem nervos de aço. Ele conta a história de uma Dona de Casa que é convidada a participar de um programa de TV. Ela tem um lindo vestido porém ele esta pequeno nela. Esta pacata senhora irá fazer abuso de anfetamina na esperança de emagrecer.

5) Temple Grandin.

O filme é inspirado na história de uma mulher autista que se tornou em uma das mais respeitadas agrônomas dos Estados Unidos. O filme é um bom estudo para quem quer estudar os casos de autismo.

6) Dragão Vermelho

Este é um filme de suspense nota 10 onde o ator Anthony Hopkins dá vida ao temível doutor psicopata Hannibal Lecter. Ele conta a história de sua captura por Will Graham. Porém Will (Edward Norton) irá atrás de um outro assassino. Um homem que se alto denomina o Dragão Vermelho. Ele é interessante porque ele mostra a diferença entre um psicopata e um psicótico.

7) Garota Interrompida. 

Este é filme é conta a história de uma jovem que sofre de Boderline. Ela é internada em uma clínica para jovens problemáticas. O interessante desse filme é que ele conta como foi os dias que ela esteve internada bem como sua recuperação.

8) Holocausto Brasileiro.

Este filme é um documentário onde conta uma história de pessoas que foram internadas a força em um manicômio mineiro que na verdade era um campo de concentração pós guerra. Neste local, muitas pessoas morreram de frio, de fome e de doenças contagiosas. Um ótimo filme para quem é contra o manicômio.

9) Gente como a Gente

Este é um filme que fala sobre perda. Nele, vemos um jovem se tratando com o psicólogo que o tenta ajudar a sair de um processo de luto por uma terrível perda. O filme é protagonizado por Donald Sutherland. 

10) O Gabinete de Doutor Galigari

Mesmo sendo do Impressionismo Alemão, este filme é maravilhoso. Ele conta a história de um hipnotizador que chega a uma determinada cidade holandesa acompanhado de um sonâmbulo de nome Cezar. Durante a noite, Cezar perambula pela cidadezinha executando tarefas macabras por ordem de seu mestre.


ESTA É A LISTA. SEI QUE TEM MUITOS FILMES SOBRE PSICOLOGIA E PSICANÁLISE. MAS FICA POR ENQUANTO ESTE TOP 10. 

ATÉ A PRÓXIMA CAMARADAS

PS

FREUD EXPLICA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário