sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Top 10 diga não à tortura


Esses dias o Novo Presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump falou que a tortura é um método eficaz para se ter uma confissão. Seus puxa-sacos concordaram. Mais do que um absurdo, continuo falando que a tortura é nojenta. Não dá certo e nunca deu certo. Aqui vai um top 10 diga não à tortura. 

1) Em Nome do Pai. Inglaterra

O filme conta a história verídica de Gerry Collon. Um irlandês que foi acusado injustamente pela morte de 5 pessoas. Para terem a confissão dele, tiveram que tortura-lo puxando suas orelhas. Com seu parceiro Paul Hill foi mais além colocaram uma arma na boca dele. 

2) Batismo de Sangue. Brasil

O filme é inspirado no livro de Frei Beto. Dos 4 freis dominicanos que foram presos acusados de serem subversivos, três foram torturados. Um deles ficou com trauma e se suicidou no exílio. A tortura foi em um pau de arara. 

3)O que é isso companheiro. Brasil

Um outro filme brasileiro na época de chumbo da Ditadura Militar. Conta a história do MR8 e o sequestro do Embaixador Americano. Os membros também foram torturados em pau de arara. 

4) Elizabeth. Inglaterra

O filme conta a história da monarca que quase perdeu o trono por causa de uma conspiração. O padre que quase a matou foi torturado para dizer os nomes dos conspiradores. Ele teve suas costas queimadas.

5) A Casa dos Espíritos. Estados Unidos

O filme é inspirado no livro de Isabel Allende. Ele conta a história de uma família que vive os anos de chumbo de Augusto Pinochet. A filha desta família é torturada pelos militares. 

6) Crônicas de uma fuga. Argentina

O filme é inspirado na vida de 4 jovens argentinos que conseguem fugir da casa da morte em Buenos Aires. Todos eles foram severamente torturados. 

7) O Labirinto do Fauno. México e Espanha

O filme é um conto de fadas. Porém relata os anos de repressão do Ditador Franco que governou a Espanha com mão de ferro por vários anos. 

8) Cabra Cega. Brasil

Ambientado nos anos de chumbo da Ditadura Militar Brasileira, o filme conta a história de um homem que é considerado terrorista. Ele é caçado vivo. Sua parceira não tem a mesma sorte e é severamente torturada. 

9) Tango. Espanha e Argentina

O filme dirigido por Carlos Saura, conta um relato triste da Ditadura Argentina onde os militares para torturarem, colocavam na vitrola músicas de tango. 

10) Um grito de liberdade. Estados Unidos

"Uma Africa do Sul para todos. Pretos ou Brancos". Essas são as palavras de Steve Biko, um dos heróis deste país contra o Regime do Aparthaid. Ele morreu sob custódia, vítima de tortura. 



ATÉ A PRÓXIMA CAMARADAS 


DIGA NÃO À TORTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário