segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Silêncio, uma peça de Renata Mizrahi




SILÊNCIO!

Não estou pedindo Silêncio. Esta é a peça de Renata Mizrahi. Minha amiga dos tempos do Laura Alvin nos convida a uma reflexão muito importante. A história se passa na casa de uma irmã mais nova onde ela convida sua família ao Shabat. Todos os membros da família se reunem desde sua irmã mais velha, seus avós e seus pais. Seu pretendente ainda não chegou. Entretanto, durante o jantar a irmã mais velha revela sobre o tema da sua tese, ela revela que esta estundando a vida das judias polacas. Em outras palavras, as prostitutas judias.

Um pouco de História

As prostitutas de origem judaica polonesa eram de origem bastante humilde. Muitos cafetõres judeus iludiam essas moças com a promessa de um bom casamento. Logo em seguida, quando chegavam ao Brasil, elas viam que não tinha casamento nenhum. Eram obrigadas a trabalhar em um regime de escravidão como prostitutas. O Cafetão, geramente, estrupava as moças virgens e por isso elas perdiam o respeito.  Muitas quando fugiam, não conseguiam apoio dos judeus que moravam aqui. Já que agora eram prostitutas.

Nota 10 ao trabalho de Suzana Faini. Ela faz o papel belíssimo de Esther, uma matriarca conservadora. 

Para quem ficou interessado sobre o tema, recomento o filme Sonhos Tropicais com Carolina Casting.

A peça Silêncio esta em cartaz o Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico. Sextas, Sabados as 21 horas e Domingos 20 horas. Até o final do mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário