Tenho a honra de ler um texto do meu amigo André Scucato chamado Ninguém, O Peripatético Acorrentado ou a Animação do Inanimado. Este autor foi quem escreveu a peça O Segredo da Mata Atlântica o qual tive a honra de ser um dos atores. Ela foi encenada no Teatro Tablado do Rio de Janeiro em 2001.
Para falar sobre este texto, vou citar o final dele já que resume em poucas palavras o que é ele. Animação do inanimado é a definição de Aristóteles para Empatia. O texto foi escrito a partir do sentimento de um professor ao passar para o regime de aula não presencial. Onde nenhum aluno liga a câmera e muitas perguntas durante a aula são deixadas no vácuo, sem resposta.
Ninguém, neste momento, é metáfora do Professor. Se você tem empatia, ligue a câmera. Nem que seja por breves minutos. Se cada turma fizer um rodízio, e não deixar o professor no escuro ou silêncio, você pode reverter a situação. É a partir da empatia, do Altruísmo (que é se colocar no lugar do outro) é que mudaremos uma sociedade.
Profundo., né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário