sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Top 10 para a turma da esquerda

 


Aos meus amigos da esquerda, nada melhor do que começar com este top 10. São filmes que têm a biografia dos principais defensores da esquerda no Brasil e no mundo e se tornaram filmes indispensáveis para se ver e comentar. 


1) O Jovem Karl Marx

Este filme que tem Auguste Diehl no elenco conta a história do homem que é visto por muito um dos maiores filósofos de todos os tempos. Ele é interessante porque você pode ver como Marx e Engels se conheceram e de como eles começaram a pensar sobre o Marxismo

2) Lula, O Filho do Brasil

A História do Metalúrgico que se tornou Presidente da República. Conta sua infância pobre no sertão nordestino e vai as Greves do ABC Paulista. 

3) Entreatos

Este documentário que também fala sobre o Lula, mostra os bastidores da primeira eleição que o elegeram Presidente da República. 

4) Outubro

Vamos fazer uma viagem para a Antiga União Soviética e mostrar o trabalho de Sergei Eisenstein. Neste filme, o diretor apresenta uma estética muito interessante em mostrar imagens estátuas e de personagens como o caso de Kerenski e Napoleão Bonaparte. Conta a queda de Kerenski e a ascensão do comunismo. 

5) O Encouraçado Potenkim. 

Um dos meus filmes prediletos e dirigidos por Eisenstein. Neste filme, vemos a revolta da Marinha Real Russa contra as péssimas condições de alimentação e higiene do navio. Muitos diretores de Hollywood como Brian de Palma usaram a sequência de câmeras para seus filmes. 

6) Reds

Warren Betty, Diane Keaton e Jack Nicholson são os principais atores deste filme que conta a história de John Reed, um jornalista norte americano, que defendeu os ideais de esquerda na época da Revolução Russa. 

7) Diários de Motocicleta

Vencedor do Oscar de Melhor Canção, o filme conta a história de dois amigos: Alberto e Ernesto. Eles viajam com sua moto pela América do Sul. O que eles encontram é miséria e sofrimento. Este Ernesto seria mais tarde conhecido como Che Guevara. 

8) Che, O argentino 

Benício del Toro é Che Guevara. Neste filme, vemos a revolução Cubana. Seus bastidores além de detalhes surpreendentes deste importante momento da história. 




9) O Poder vai dançar

O filme é maravilhoso porque conta em detalhes o fim melancólico do Teatro Federal dos Estados Unidos. O órgão foi acusado de espalhar ideias comunistas em seus espetáculos. Acusação esta que sempre foi considerada sem prova logo mais tarde. 

10) Tempos Modernos

Uma crítica bem dura ao Taylorismo! Charles Chaplin vive um operário que é afastado de suas funções por um problema psicológico. Ao sair do hospital, ele descobre que todas as fábricas estão fechadas e há greve. Neste tempo, ele conhece uma jovem que passa fome nas ruas e rouba para comer. 


ATÉ A PRÓXIMA CAMARADAS E HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário