segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Homenageada do mês de Janeiro: Jaqueline Góes

 

 
 
Novamente, volto a falar de pesquisa e volto a falar de saúde.  A homenageada do mês de janeiro é a Doutora Jaqueline Góes. Ela é uma cientista baiana e coordenadora da equipe que sequenciou, em tempo recorde de 48 horas, o genoma do SARS-CoV-2, no Brasil. Com isso, ela foi a ganhadora do Prêmio Capes de Tese em Medicina II, edição 2020, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 10 de dezembro.

Seu estudo trata dos principais vírus que assolam o território brasileiro na atualidade e também faz a identificação genética de organismos com maior potencial de causar epidemias no país: zika, dengue, chikungunya e febre amarela.

Intitulado ‘Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e reemergentes’, o trabalho teve como principal meta compreender a origem, o processo de introdução no país e o modo de dispersão da família de vírus transmitidos por mosquitos, os arbovírus.

Extraído do Mídia Ninja: 

https://www.instagram.com/p/CJjswk4BuFo/

 NISE DA SILVEIRA

Eu lembro a todos vocês que Jaqueline Góes não será a primeira e muito menos a última cientista a fazer importantes pesquisas no Brasil. Lembro a vocês também de uma outra brasileira que revolucionou o estudo da Psiquiatria. A Doutora Nise da Silveira foi uma das médicas mais importantes no mundo ao introduzir a arteterapia para os pacientes de esquizofrenia. Ela conseguiu através da arte, melhorar a qualidade de vida desses homens e mulheres abolindo de vez o tratamento de eletrochoque. 

Evoé,  Jovens a vista!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário