sábado, 30 de janeiro de 2021

Tributo a Jerry Adriani.

 
 
O Teatro Rival vive! E com ele, um tributo ao inesquecível cantor da Jovem Guarda Jerry Adriani. Seu filho, Thadeu Vivas, organizou um show maravilhoso para os internautas com a participação de Thiago Vivas (seu irmão),  Letrux, Cissa Guimarães,  Wanderley Cardoso, Wanderléa, Vivi Seixas e Lucas Veloso. 

Ao lado dele, o músico João Pedro Bonfá, filho de Marcelo Bonfá (baterista da Legião Urbana) fez um dueto inesquecível. Eles lembraram histórias da Jovem Guarda além dos últimos dias desse cara que era a mistura italiana de Elvis Presley. 

 
Wanderléa

 
Vivi Seixas

 
Thiago Vivas

 
Thiago Vivas e Letrux



 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 8

 

Mais uma aventura da China Girl. Dessa vez, nossa Super Heroína Carioca enfrenta um super vilão de arrepiar. Será que ela irá vencê-lo? Não perca este programa que tem a honra de receber este conto escrito pela Maria Dutra com a narração especial de Adriano Siqueira.

 

CORRIGINDO

No último programa que teve a participação da Aline Gomes. Eu disse que a primeira participação dela e do marido foi a leitura dramatizada de um texto chamado  Sonho de Valsa. O certo é Serenata de Amor. Peço desculpas aos meus parceiros Leonardo Gênesis e Aline Gomes.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Interações Acrobáticas.

 


Começou hoje o Festival Interações Acrobáticas. Através do Zoom, pude ver dois trabalhos belíssimos. Como anfitriã, a performer Helena Heyzer apresenta este trabalho incentivado pela Lei Aldir Blanc. 

KIRI

O Bailarino Daniel de Oliveira, conhecido como Kiri, mistura o Break (estilo de dança dos norte americano surgido nos anos 70) com a Ginga Brasileira. Foi muito bonito o trabalho desse rapaz que faz uma grande brincadeira conosco. Quando ele dança, nós não sabemos o que é parede e o que é chão. Ele mostra a Multiplicidade do Corpo. Um diálogo do bailarino com o ambiente em que ele dança. 

CIA DELÁ PRAKÁ

A Companhia é formado pelo casal Marina Collares e Roman Lima. Eles fazem um duo em que juntam técnicas de dança acrobática e a capoeira. Mais uma vez, a ginga das ruas invade os palcos cariocas aliás a internet. Faz com que a dança contemporânea não tenha fronteiras na criação.


Tem mais nos próximos dias! Tem até Oficina. Tudo grátis. 


Fique atento e siga eles no Instagram: @interacoesacrobaticas


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 7

 

Depois de tantos monstros, Maria Dutra nos brinda com uma Super Heroína: China Girl. Adriano Siqueira faz a narração desta personagem que luta contra um Casal de Ratazanas para salvar uma criança. Esta semana é dedicado a esta super carioca da gema. Não percam esta e mais uma super aventura de China Girl!

 

 

sábado, 23 de janeiro de 2021

Na sexta, houve programa na Casa de Cultura Laura Alvim: A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong. Menção Honrosa a Sôma, Cia de Dança.

 





Para quem ama, Clarice Niskier, vai amá-la ainda mais nesta peça: A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong. Inspirada na obra musical de Zeca Baleiro e com Supervisão de Amir Haddad, nossa musa de Alma Imoral interpreta as palavras desse compositor maravilhoso vestindo indumentárias coloridas com uma colcha de palavras maravilhosas deste Artista do Maranhão. 

Sim, estive na Casa de Cultura Laura Alvim e posso dizer, a casa esta respeitando todas as normas de segurança mantendo o distanciamento. É obrigatório o uso de máscaras além de na porta medirem a sua temperatura. 

Mais uma vez, Clarice adiantou o que tenho falado aqui. Temos que continuar fazendo arte. A Arte existe porque a vida não basta! Se você quer assistir, anote aí


CASA DE CULTURA LAURA ALVIM.

SEXTAS, SÁBADOS E DOMINGOS

18 HORAS.

VAI ATÉ DIA 31 DE JANEIRO. 


Vale Mencionar: Sôma Cia de Dança apresenta "Paraguaçu - parteira de si"

Assisti a belíssima apresentação deste grupo de dança do Mato Grosso do Sul. Paraguaçu, parteira de si. 

"Paraguaçu - parteira de si" teve ignição a partir da vida e obra de Helena Meirelles, procurando explorar temas como a construção identitária da mulher e romper com o paradigma da feminilidade. No processo dramatúrgico, o corpo das intérpretes é atravessado pela delicadeza e força, dor e sensualidade, e por suas próprias memórias enquanto artistas e mulheres.

(tirado do site da companhia)

Minha Visão:

As mulheres da performance mostram momentos que mesclam incomodo como por exemplo uma delas calça em um pé um salto alto e no outro pé não. Me causou, como espectador, uma angústia mas ao mesmo tempo algo como renomear o uso da indumentária. Mulheres que ao mesmo tempo parecem ser frágeis mas são fortes. Talvez, acredito eu, que a fragilidade dá a força a mulher para enfrentar os problemas de frente. 

Se você gostou da sinopse, semana que vem tem mais. Tem duas sessões. 19 horas e 20 horas. No sábado, em especial, haverá três começando ás 18 horas. : https://www.sympla.com.br/paraguacu---parteira-de-si__1107550




quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 6

 

 

Este é para os fãs de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Bertolt Brecht é e sempre será para mim uma referência por seus questionamentos. Em homenagem a este dramaturgo alemão, eu leio trechos da peça A Santa Joana dos Matadouros. A Trama se passa nos Estados Unidos depois da quebra na Bolsa de Valores (ano de 1929). O País, assim com o resto do mundo, sofre com o desemprego e a grande fome. O Chefão das Carnes Pedro Paulo Bocarra é o manda chuva de toda a situação. Ele, por sua vez, fecha os frigoríficos devido a grande crise. Neste tempo surge a jovem Joana que vai reclamar, ao lado dos Boinas Pretas, os empregos que foram perdidos. Para mim, este texto é muito atual! O Capitalismo é posto em cheque com as perdas já que não existe o consumidor que sustenta o sistema através do lucro. Se você gostou dessa sinopse, então leia A Santa Joana dos Matadouros de Bertolt Brech

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 5

 

Gabriella de Oliveira esta de volta. Ela faz a leitura de sua poesia A Vida é um Sopro. Mas ela não já apresentou? Calma, esta é a parte 2. Ela também faz uma performance para nós. Para aqueles que gostam desta poetisa paulista, não percam.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

PARECE LOUCURA MAS HÁ MÉTODO

 

A experiência teatral online “Parece Loucura mas há Método” da Armazém  Companhia de Teatro estreia dia 17, pelo Zoom, com interação do público. 

 

Além de São Paulo, o Rio de Janeiro esta com peças online e não são poucas! Parece Loucura mas há método é uma peça do Armazém Companhia de Teatro. tem a participação especial do Porta dos Fundos Luis Lobianco. 

Imagine uma peça onde todos os personagens de William Shakespeare estão reunidos. um vai enfrentar o outro com seus monólogos. Cabe um tirar o outro da disputa. No final, apenas um personagem será o vencedor. O prêmio é os aplausos do respeitável público. 

O grupo Armazém apresenta para nós uma peça bastante ousada. O público participa ativamente e não tem como ficar tímido. Os personagens são variados que vão desde comédias até as tragédias. Isso quer dizer que vão desde Mercador de Veneza até Ricardo III. Portanto, imperdível. 

Venha você se aventurar nesta maravilhosa jornada do Mundo Shakesperiano

https://www.sympla.com.br/parece-loucura-mas-ha-metodo---sabado-23-de-janeiro-20-horas-espetaculo-online__1105507

 https://www.sympla.com.br/parece-loucura-mas-ha-metodo---domingo-24-de-janeiro-18-horas-espetaculo-online__1105512

sábado, 16 de janeiro de 2021

Nova exposição do Centro Cultural Oi Futuro reúne obras de artistas mulheres da América Latina



Um grupo de artistas mulheres esta com uma exposição muito legal no Oi Futuro Flamengo. Com o tema do Isolamento por motivos da pandemia de Covid 19, essas bravas mulheres usaram todo o seu talento para fazerem suas obras. Muitas denunciavam a violência contra a mulher bem como mostraram sua intimidade através da sua nudez. 

A Exposição se chama Una(s). As expositoras são 15 e de países como Argentina e Brasil. Ao todo são 80 trabalhos que ocupam os 3 andares do Oi Futuro Flamengo. Fiz algumas fotos e coloco aqui na Bauhaus Cultural.

Mais do que nunca, é preciso aplaudir esta inciativa e estas vozes que cada vez mais fazem barulho. Exibir estes trabalhos é mais do que apreciação. É uma missão!

Mas para assistir esta exposição é necessário agendar por este site: 


ou pelo Telefone:  (21) 3131-3060







 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Top 10 para a turma da esquerda

 


Aos meus amigos da esquerda, nada melhor do que começar com este top 10. São filmes que têm a biografia dos principais defensores da esquerda no Brasil e no mundo e se tornaram filmes indispensáveis para se ver e comentar. 


1) O Jovem Karl Marx

Este filme que tem Auguste Diehl no elenco conta a história do homem que é visto por muito um dos maiores filósofos de todos os tempos. Ele é interessante porque você pode ver como Marx e Engels se conheceram e de como eles começaram a pensar sobre o Marxismo

2) Lula, O Filho do Brasil

A História do Metalúrgico que se tornou Presidente da República. Conta sua infância pobre no sertão nordestino e vai as Greves do ABC Paulista. 

3) Entreatos

Este documentário que também fala sobre o Lula, mostra os bastidores da primeira eleição que o elegeram Presidente da República. 

4) Outubro

Vamos fazer uma viagem para a Antiga União Soviética e mostrar o trabalho de Sergei Eisenstein. Neste filme, o diretor apresenta uma estética muito interessante em mostrar imagens estátuas e de personagens como o caso de Kerenski e Napoleão Bonaparte. Conta a queda de Kerenski e a ascensão do comunismo. 

5) O Encouraçado Potenkim. 

Um dos meus filmes prediletos e dirigidos por Eisenstein. Neste filme, vemos a revolta da Marinha Real Russa contra as péssimas condições de alimentação e higiene do navio. Muitos diretores de Hollywood como Brian de Palma usaram a sequência de câmeras para seus filmes. 

6) Reds

Warren Betty, Diane Keaton e Jack Nicholson são os principais atores deste filme que conta a história de John Reed, um jornalista norte americano, que defendeu os ideais de esquerda na época da Revolução Russa. 

7) Diários de Motocicleta

Vencedor do Oscar de Melhor Canção, o filme conta a história de dois amigos: Alberto e Ernesto. Eles viajam com sua moto pela América do Sul. O que eles encontram é miséria e sofrimento. Este Ernesto seria mais tarde conhecido como Che Guevara. 

8) Che, O argentino 

Benício del Toro é Che Guevara. Neste filme, vemos a revolução Cubana. Seus bastidores além de detalhes surpreendentes deste importante momento da história. 




9) O Poder vai dançar

O filme é maravilhoso porque conta em detalhes o fim melancólico do Teatro Federal dos Estados Unidos. O órgão foi acusado de espalhar ideias comunistas em seus espetáculos. Acusação esta que sempre foi considerada sem prova logo mais tarde. 

10) Tempos Modernos

Uma crítica bem dura ao Taylorismo! Charles Chaplin vive um operário que é afastado de suas funções por um problema psicológico. Ao sair do hospital, ele descobre que todas as fábricas estão fechadas e há greve. Neste tempo, ele conhece uma jovem que passa fome nas ruas e rouba para comer. 


ATÉ A PRÓXIMA CAMARADAS E HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 4

 

Aline Gomes esta de volta ao nosso programa. Dessa vez, ela faz a leitura do texto de seu marido Leonardo Gênesis chamado O Pai Morto. Ele é um drama que prende você do começo ao fim. Eles já participaram do meu Programa de número 11 da Primeira Temporada.

Para quem tem saudade do Serenata de Amor, se liga neste vídeo.




quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Musa do Canto do Gallo: Clara Santhana


 
 
Lembra da peça Deixa Clarear? Pois é, A Musa do Canto do Gallo é a atriz Clara Santhana, A Clara Nunes do espetáculo. Em plena Pandemia, ela fez esta performance chamada Sangue de Dinossauro. O vídeo foi gravado em Visconde de Mauá em Julho de 2020.  Repeitando o distanciamento social, nossa musa abre a janela de sua casa e conta dois contos de sua autoria: Sangue de Dinossauro e Mãe Dia. 
 
Sobre o vídeo (Tirado do perfil da atriz) 

Em “Sangue de Dinossauro”, se baseia numa experiência pessoal onde precisava se reencontrar, se reconciliar com um “eu” que pensava estar despedaçado. Com acolhimento e um contato forte com sua ancestralidade paraibana sertaneja, a conexão foi feita. “Mãe Dia” é um mergulho na sua árvore genealógica materna onde se depara com a figura de sua bisavó que lhe inspira coragem e acaba por lançar uma reflexão parafraseando Diadorim em Grande Sertão: Veredas: “Carece de ter coragem. Carece de ter muita coragem”. Estes tempos tão duros nos convidam a revisitar o passado, a abrir gavetas há muito fechadas e mais uma vez, fazer reconexões e para reexistir a cada dia...“Sangue de Dinossauro” e “Mãe Dia” são uma volta para casa, um reencontro. Neles, saudamos nossos ancestrais.

Este trabalho foi contemplado pelo Prêmio Funarte Respirarte.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 3

 

Adriano Siqueira nos apresenta mais um texto de terror. Dessa vez, ele deu um tempo nos textos de vampiro e demônio e nos convida a ouvir este texto de lobsomen. Com voz de Katia Andrade e performance de Karmem Karminna, o texto nos prende do começo ao fim. Gostaria de dar destaque a Karmem já que foi ela quem fez estas pinturas perfeitas de lobo no próprio corpo. Então, prepare sua pipoca e curta conosco este texto que é AAAAAUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Na Sala com Clarice

 
Não só são as mulheres que gostam de Clarice Lispector. Depois de Raul Franco confessar sua paixão por esta escritora, Odilon Esteves nos oferece uma peça literária maravilhosa. Na Sala com Clarice é um convite a degustarmos as palavras desta mulher maravilhosa que se estivesse viva, faria 100 anos.  O espetáculo é dividido em 4 etapas: Entrada, Prato Principal, Sobremesa e Cafezinho. Em cada etapa, o internauta escolhe um texto de Clarice Lispector para ser interpretado por ele. Nos alimentamos e ficamos saciados com a criatividade deste ator maravilhoso que nos apresenta os Mistérios de Clarice. Que não são poucos, são muitos! Quer assistir? Então vá ao link do Sympla aí em baixo e veja. Hoje tem espetáculo. 


 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 2


Adriano Siqueira esta de volta. O Poema que vocês irão ver tem a performance de voz da atriz Indy Salles. O texto é de arrepiar, portanto assista ou MORRA....de curiosidade.

Nota do blogueiro sobre o caso do whattapp


Gostaria de agradecer a todos os meus amigos e familiares que estiveram comigo neste momento bem chato da minha vida. Consegui acessar o meu whattapp que estava bloqueado para mim e agora estou tomando medidas para que isto não se repita mais.

Um forte abraço a todos

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Estão usando meu whattapp para pedir dinheiro

 Caros contatos e amigos da Bauhaus Cultural

Infelizmente, tive o meu whattapp clonado por um grupo de São Paulo. Eles estão pedindo dinheiro no meu nome. Se Vocês receberem uma mensagem como essa por favor não atendam. Já fiz um BO (Boletim de Ocorrência). Peço a vocês tomarem muito cuidado já que este tipo de crime infelizmente é muito comum. Meu irmão me mandou esta foto. Por favor, Tomem cuidado!

 

PS: Não atendam este número (11-968160393). São eles!




terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Leitura Dramatizada. Segunda Temporada. Programa 1

 

Diretamente de Portugal, Priscila Clemente mandou uma poesia para o início dessa Segunda Temporada. A Paulista, que reside já um bom tempo em terras portuguesas, fez esta poesia chamada Salto da Alma. Uma leitura que usa como fundo a belíssima Cidade do Porto. É uma casa portuguesa com certeza. 

 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Homenageada do mês de Janeiro: Jaqueline Góes

 

 
 
Novamente, volto a falar de pesquisa e volto a falar de saúde.  A homenageada do mês de janeiro é a Doutora Jaqueline Góes. Ela é uma cientista baiana e coordenadora da equipe que sequenciou, em tempo recorde de 48 horas, o genoma do SARS-CoV-2, no Brasil. Com isso, ela foi a ganhadora do Prêmio Capes de Tese em Medicina II, edição 2020, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 10 de dezembro.

Seu estudo trata dos principais vírus que assolam o território brasileiro na atualidade e também faz a identificação genética de organismos com maior potencial de causar epidemias no país: zika, dengue, chikungunya e febre amarela.

Intitulado ‘Vigilância genômica em tempo real de arbovírus emergentes e reemergentes’, o trabalho teve como principal meta compreender a origem, o processo de introdução no país e o modo de dispersão da família de vírus transmitidos por mosquitos, os arbovírus.

Extraído do Mídia Ninja: 

https://www.instagram.com/p/CJjswk4BuFo/

 NISE DA SILVEIRA

Eu lembro a todos vocês que Jaqueline Góes não será a primeira e muito menos a última cientista a fazer importantes pesquisas no Brasil. Lembro a vocês também de uma outra brasileira que revolucionou o estudo da Psiquiatria. A Doutora Nise da Silveira foi uma das médicas mais importantes no mundo ao introduzir a arteterapia para os pacientes de esquizofrenia. Ela conseguiu através da arte, melhorar a qualidade de vida desses homens e mulheres abolindo de vez o tratamento de eletrochoque. 

Evoé,  Jovens a vista!