quarta-feira, 26 de abril de 2023

Chico Buarque recebe prêmio Camões em Portugal |BandNews TV


Estes dias, um grande artista brasileiro recebeu o Prêmio Camões pelo conjunto da sua obra. Chico Buarque de Hollanda não é apenas um grande compositor mas também um grande escritor e dramaturgo. Foi ele que cantou e encantou o país com suas palavras e melodias inesquecíveis. 

Quatro anos separam este prêmio do seu merecedor. ele tinha sido indicado em 2019, só que o então Presidente Jair Bolsonaro não assinou o documento para receber tal honraria. Agora com o fim da Pandemia e o fim do Governo Bolsonaro, Chico o recebeu. 

Nosso Chiquinho recebeu o prêmio pelas mãos do Presidente Lula e o Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Souza. Chico Buarque fez um discurso emocionante onde falou sobre a Ditadura Militar o quanto ela foi má para a liberdade de expressão. Fez referência ao Pai Sérgio Buarque de Hollanda. 


NOTA DO BLOGUEIRO

A Importância deste prêmio ao Brasil, é um grito de liberdade. Ele é a voz brasileira contra a extrema direita que pretende com força ditatorial. Me lembro de seu discurso que ele falou um trecho de sua música Para Todos: "O meu pai era paulista/meu avô pernambucano/o meu bisavô mineiro/meu tataravô baiano/ meu maestro soberano/ foi Antônio Brasileiro. " Nosso povo mestiço é cantado em verso e prosa. Somos um grupo de pessoas que através da junção dos portugueses, negros, índios e  imigrantes fizeram deste país, uma grande nação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário