segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Noite das Vampiras: Entrevista com Renato Sérgio Sampaio

 



Depois de entrevistar a vampira Débora Munhyz, chegou a vez do ator Renato Sérgio Sampaio, o mordomo maluco de A Noite das Vampiras. Ele mostra que tem tudo para arrepiar neste terrir e promete fazer todo mundo morrer de tanto rir. 


BC: Como foi ser o Mordomo da Noite das Vampiras?

RSS: Ser o Mordomo de A Noite das Vampiras para mim foi uma grande alegria, foi um extaze, vivenciar um personagem que é bastante engraçado, um personagem que está dentro de mim. Eu carrego essa performance ainda comigo e ainda pretendo vivenciá-lo em outros trabalhos. É um personagem o qual eu tenho muito carinho. Mathias tem uma certa inocência, ele é desengonçado, ele se acha bonito. Mas ao mesmo tempo ele tem uma ingenuidade. O que torna o personagem interessante. Ele parece ser no fundo bonzinho e bastante carinhoso. Então foi uma delícia.  A maior dificuldade foi colocar as lentes de contato que ao observar no filme, vocês terão uma surpresa. É uma lente de contato muito especial. 

BC: Qual foi a cena que você mais gostou e a mais difícil de fazer? 

RSS: As cenas que eu mais gostei foram aquelas realizadas no casarão onde eu estava sempre em presença das 3 senhoras que cuidam da casa. Vivenciadas pelas atrizes Nicole Puzzi, Débora Munhyz e a Liz Vamp. Eram cenas o qual eu podia presenciar essas grandes atrizes que tem muita experiência do que todos que atuavam ali. Foram as cenas mais legais devido as performances que estas grandes atrizes realizavam. Para mim este contato era muito importante e muito gratificante também. E  poder servi-las, andar, referenciar a Débora Munhyz que é a minha chefe no filme. Então poder atuar diretamente com ela e com estas atrizes que eu mencionei então foram as cenas que eu mais gostei. A cena mais difícil foi vivenciada na cozinha o qual eu atuo com a atriz Dill, que faz o papel da Elisa, com quem eu tenho um certo relacionamento e uma certa paixão. Ela faz um Zumbi. Foi difícil devido as piculiariedades que haviam naquele espaço. Eram cenas que eu eram fechadas em mim e na personagem Elisa. Então, sempre quando a gente era protagonista da cena, tanto eu como a Elisa dividia o mesmo espaços na mesma cena. Então, nós éramos protagonistas e coadjuvantes ao mesmo tempo. Então quando a câmera realmente era apontada pra gente, unicamente especifico, é mais difícil. Já nas outras cenas, eu eu o coadjuvante  das atrizes. Então, a mais difícil foi a cena da cozinha o qual eu lido diretamente com a câmera mais próximo a mim e com a personagem com quem tenho uma certa afinidade amorosa. A atriz Dill é excelente. Ela atuou muito bem. É mais pra mim que foi difícil.



Renato e Dill França


BC: Como foi para você trabalhar com o Rubens Mello?

RSS: O Rubens Mello, eu conheci devido a um encontro em São Bernardo do Campo que eu sou da região do ABC paulista. Ele foi visitar uma locação que também aparece no filme no Retro Pub em São Bernardo do Campo. Ao primeiro momento eu me identifiquei com ele instantaneamente. Devido a meu interesse pela arte, vi nele um grande talento como pessoa. Ele é uma pessoa muito fácil de conversar. Na hora do trabalho, ele é muito sério. Não é tão fácil porque a gente está bem atento. Mas conviver com o Rubens e conversar com o Rubens de modo descontraído, é muito fácil e muito gostoso. Ele é uma pessoa que conquista muita gente. Neste dia, eu apresentei para ele o trabalho transuniversal o qual eu tenho uma foto aqui onde eu tô segurando um vinil, um disco, um LP. Estou cabeludo, com um cabelo natural. E eu conheci o Rubens e apresentei esse trabalho para ele o qual  ele viu esse trabalho e falou É O MATHIAS! Aí houve a identificação, ele me fez o convite e eu aceitei imediatamente. por que eu conversei uns 30 minutos de conversa e já estava apaixonado pelo Rubens. Ele é encantador. quem conhece, sabe o que estou falando. Trabalhar com ele, dá vontade de fazer para sempre. 





BC: Você tem algum ator ou atriz que você inspira? Fale um pouquinho dele ou dela.  

RSS: As Minhas inspirações vem dos músicos. Eu posso citar como o David Bowie. Eu sei quem ele atuou também muitas vezes mas gosto mais dele como músico. Então ele seria uma inspiração. No decorrer do processo para fazer o Mathias, eu percebi que tinha em alguns tons o personagem Zacarias dos Trapalhões. Ele tem aquele dentinho e também tem aquela peruca. Então, em alguns momentos, havia uma influência sobre mim. Mais isso eu percebi depois. Havia uma conexão com o personagem. 

BC: Quais seus projetos para o futuro?

RSS: Por enquanto, nenhum projeto a vista. Porém quem quiser ver o meu trabalho, está no YouTube. Lá, tem o meu trabalho Transuniversal e uma performance 10 minutos. 

https://www.youtube.com/@RenatoSergioSampaio

BC: Uma mensagem para a Bauhaus Cultural.

RSS: Eu parabenizo de tá conseguindo manter um produto de profundidade cultural, de essência verdadeira artística e conseguindo levar a minha mensagem que  passei aqui e a mensagem de tantos outros artistas que a compõe. Um grande abraço a todos. Espero revê-los. Sim! Espero que apareçam novos projetos. Mantenho a esperança viva. Apesar de não ter nenhuma ainda em mente. Mas eu espero revê-los em uma outra oportunidade. Um abraço a todos e um abraço especial ao Rodrigo Gallo. Muito obrigado. 



Renato e eu








Nenhum comentário:

Postar um comentário