sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Curta com Teatro na Casa Deodoro


Uma casa simples que fica no Centro da cidade e com uma grande história para contar. Ontem, o Curta com Teatro esteve presente na Casa Deodoro. Esta casa pertenceu ao primeiro presidente da república do Brasil: Marechal Deodoro da Fonseca.

O Curta com Teatro apresentou para crianças as peças do Teatro a Vapor de Arthur de Azevedo. São elas Como me diverti, Reforma Ortográfica e O Caso das Xifópagas.



Os atores Robert Rodrigues, Hissa de Urkiola, Guy Fouchè e Rodrigo Gallo (eu) cantaram também as músicas La Vie en Rose e Anunciação no começo e no fim do espetáculo. Logo depois, os atores juntamente com as crianças do projeto, foram conhecer a Casa Deodoro. Foi uma visita maravilhosa.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Para aqueles que não sabem o Presidente Deodoro da Fonseca foi o Primeiro Presidente da República. Ele ficou pouco tempo no poder.
Eleito pelo Congresso Nacional (indiretamente), Deodoro iniciou seu mandato sob forte tensão política. Tinha a oposição do Congresso e da população devido à crise econômica.
Tal ato gerou violenta reação, fazendo com que, entre agosto e novembro de 1891, o Congresso tentasse aprovar a "Lei de Responsabilidades", que reduzia os poderes do presidente.
Deodoro contra-atacou a decisão do Congresso e em 3 de novembro de 1891 decretou a dissolução do Congresso, lançando um "Manifesto à Nação" para explicar as razões do seu ato. Enquanto isso, tropas militares cercaram os prédios do legislativo e prenderam líderes oposicionistas e a imprensa do Distrito Federal foi posta sob censura total, decretando, assim, o estado de sítio no país. Esta fato entrou para a história como o Golpe de Três de Novembro e foi o último feito de Deodoro em sua carreira política, pois alguns dias depois, renunciaria ao mandato de presidente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deodoro_da_Fonseca

Seu vice, Floriano Peixoto, assumiria a Presidência da República.



Nenhum comentário:

Postar um comentário