quinta-feira, 23 de abril de 2015

Top 10 Diga não a Ditadura

Nesta semana, foi lembrada a morte do primeiro presidente civil pós ditadura Tancredo Neves. Passado muitos anos e muita gente tem saudade da Ditadura. Este top 10 vai fazer você repensar e desejar que a Ditadura não volte ao nosso país.





1. Cabra Cega

O filme estrelado por Leonardo Medeiros e Débora Duboc conta a história de um homem que esta se escondendo do DOI CODI. Ele vive as angústias de estar isolado do mundo se direito a ver seus amigos e taxado pelos militares de ser um terrorista.

2. Quase dois irmãos

O Filme de Lucia Murat é bastante interessante porque ele traça um panorama de como era o favelado. Na década de 50, um homem romantizado, na ditadura um marginal que deve ser colocado entre os presos políticos. e nos dias de hoje não tão diferente.

3. Batismo de sangue

O filme é inspirado no livro de Frei Beto. Ele mostra a tortura nua e crua. Desde o famosos pau de arara até aos assédios morais imposto pelos algozes. O filme conta como foi a prisão arbitrária de muitos presos políticos.

4. O dia que durou 21 anos

Abro agora para os documentários. O filme é bem recente e mostra como os Estados Unidos da América participaram diretamente da implantação da Ditadura em nosso país. Um relato tão assustador onde mostra o Presidente Kennedy como um dos mentores para a ditadura.

5. Jango

Mais um documentário entra na nossa lista. Dessa vez, um documentário que mostra os últimos dias de liberdade de um país. Além é claro de mostrar a vida de João Goulart, o presidente deposto pela ditadura.

















Presidente João Goulart



6. O que é isso Companheiro?

Ele já esteve na nossa lista anterior mais dessa vez ele volta novamente para cá. Inspirado no livro do Fernando Gabeira, o filme conta em detalhes como foi o sequestro do Embaixador Norte Americano Charles Burke Elbrick. Este sequestro tinha como objetivo libertar prisioneiros brasileiros que estavam sofrendo tortura.

7. A Taça do Mundo é Nossa

Abro para a sátira do grupo Casseta e Planeta que faz uma sátira do que forma aqueles anos de chumbo da Ditadura. Os Cassetas e Maria Paula dão uma aula para todos nós de que o mal poder autoritário é banal. Por isso, ele cai.

8. Olga

Saímos de uma ditadura para irmos a outra. Neste filme, vemos a Ditadura de Getúlio Vargas (1939-1945) perseguindo e matando pessoas inocentes. A maldade de Vargas foi tanta que mesmo grávida Olga Benário foi mandando de volta para a Alemanha de Hitler onde ela morre na câmara de gaz.

9. Hércules 56

Voltando para a ditadura de 64, este filme conta a história dos primeiros prisioneiros libertados pelo MR-8.  O mesmo grupo que sequestrou o Embaixador Norte Americano Charles Burke Elbrick. Um relato muito interessante daqueles que receberam a felicidade da liberdade.

10. Feliz Ano Velho

Inspirado na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de um jovem que fica tetraplégico e que depois volta a andar. Também conta a dor de um filho que não sabe onde esta o corpo do seu pai: O Deputado Rubens Paiva. 


#DIGA NÃO A INTERVENÇÃO MILITAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário