segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sartre mais uma

Sartre em dose dupla. 


Neste fim de semana conferi a Prostituta Respeitosa de Jean Paul Sartre. A peça conta a história de uma mulher da vida que se vê com uma contradição. Ela deve testemunhar contra ou a favor de um filho de um senador! Se ela mentir estará condenando um homem negro e inocente. 

Casa de Comodos tem esta mesma questão: o preconceito racial no nosso país. O texto é inspirado em a Prostituta Respeitosa porém a trama  se passa no Brasil. Ele foi escrito por Cecília Terrana, irmã de Anita Terrana. 


Moral da histórtia: ambas as peças estão sendo encenadas no Solar de Botafogo. Em semanas alternadas. Esta semana, irá ser  encenar a peça Casa de Comodos entre os dia 17, 18, 19 e 20 de julho. Na outra semana, entre os dias 24, 25, 26 e 27 de julho será encenado novamente A Prostituta Respeitosa. 


ELE CONTINUA ATUAL!

Sartre tem frases bem interessantes. 

"PEGARAM O NEGRO! NÃO FOI AQUELE, MAS FOI LINCHADO DO MESMO JEITO!"

"O INFERNO SÃO OS OUTROS!"

Neste nosso eterno questionar do porque estamos aqui, Sartre nos faz pensar muitas coisas a respeito da existência do ser bem como da banalidade do mal. Nós, moradores desse planeta, que respiramos o mesmo ar, ainda nos comportamos de maneira preconceituosa. Não aceitamos o diferente e Negamos o nosso coração por princípios mesquinhos.

Convido todos a verem as peças bem como a ler Sartre. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário