quinta-feira, 20 de junho de 2013

O V nas ruas




A mascara de V esteve presentes nos recentes episódios das passeatas no Brasil. Muita gente não sabe mas esse personagem surgiu a muito tempo do que se imagina. ele tem sua origem em um personagem muito conhecido nos países de língua inglesa chamado Guy Fawkes, um dos integrantes da Conspiração da Pólvora do ano de 1605.  


O personagem na foto pretendia explodir o Parlamento Inglês onde lá estaria presente o então Rei da Inglaterra James I bem como toda a sua família e parlamentares presente no local. Fawkes foi preso, torturado e executado. Um ano depois de sua morte, ele foi considerado um vilão popular e no dia 5 de novembro se comemora sua morte acendendo fogueiras e o malhando como uma espécie de Judas Iscariotes.

No ano de 2005, surge o filme V de Vingança que foi baseada nas histórias em quadrinhos escrito por Alan Moore. Foi daí que o mito da máscara se perpetuou e fez como um sinal de anarquia.



Hoje vemos as mascaras de V esta em todo o lugar. A Mascara tem sinônimo de anarquia. Em todo lugar, o personagem saiu das histórias em quadrinhos para ir as manifestações. O mito se fez carne e ao ganhar as ruas, tenho como conclusão de que o povo não precisa de um rosto e sim ele quer ser ouvido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário