quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reich para atores



O studio Escola de Atores sempre revolucionou no seu método de ensino e preparação de atores. Porêm tem revolucinado com esses videos sobre Whilerm Reich. Um grupo de atores decidiu fazer esse vidoe sob o comando de minha ex-professora Sonaira Davila. O resultado é algo para nós atores e spicólogos pensarem a respeito sobre nós mesmo em realação ao nosso corpo

Para quem se interessou acesse

www.youtube.com/user/studioescola

Aqui também vai algumas coisas sobre Reich:


Extraído de Reich e o Coletivo


"Reich percebia que o sofrimento do homem moderno ancorado na estrutura patriarcal característica da forma como se organiza a cultura. Tal percepção nos possibilita entrever o que haveria como resultante desta ancoragem. O Encouraçamento do caráter contra a própria natureza interior do homem desdobrando-se no que denomina de miséria social.
Corpo estagnado é o corpo resultante do conflito implicado na constituição de um sujeito produzido pela repressão instalada no processo de recalcamento que se encontra enlaçado com o social."

"A castração psíquica sofrida desde a tenra infância torna os adultos dóceis e manipuláveis. Deste modo a governabilidade de si, como capacidade inerente ao humano, torna-se questionável em função da alienação do próprio homem de sua natureza que pelo medo de existir, forja uma segunda natureza. Uma das manifestações desta segunda natureza denomina-se carater neurótico"

" A capacidade de recuperar a governabilidade de si parece estar na desconstrução do que se designacomo caráter neurótico onde a ausência de si está implicada, onde o pensamento se torna fixado em imagens paralisadoras"


Trechos de A Função do Orgasmo de Reich (Introdução):

"Economia sexual é um conceito que pretende abarcar um novo campo científico: a investigação da energia biopsíquica. De acordo com a visão corrente da vida, sexualidade é um termo ofensivo. É muito tentador negar compulsivamnete a sua importância para a vida humana"

"As enfermidades psíquicas são a consequencia do caos sexual da sociedade. Durante milhares de anos, esse caos tem tido a função de sujeitar psiquicamente o homem às condições dominantes de existência e de interirizar a dinêmica externa da vida"

"Couraça Muscular é a base do isolamento, da indigência, do desejo de autoridade, do medo à responsabilidade, do anseio místico, da miséria sexual e da revolta neuróticamente impotente, assim como uma condescêndencia patológica. O homem alienou-se a si mesmo da vida, e cresceu hostil a ela. Essa alienação não é de origem biológica, mas sócio econômica."

" O Homem é um ser desamparado quando falta conhecimento; o desamparo causado pela ignorância é o fertilizante da ditadura"

Nenhum comentário:

Postar um comentário