sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

O vídeo que mostra o renascimento da Catedral de Notre Dame.

 



Um momento para se guardar na história. Mesmo com poucos minutos, este vídeo que circula na Internet mostra um dos momentos mais belos da história: a reabertura da Catedral de Notre-Dame em Paris. Depois de um incêndio que a danificou em 2019, ela volta ainda mais belo do que nunca. 

Vocês irão ver neste vídeo a volta de algo belo para toda a humanidade. A cerimônia é algo de tirar o fôlego. Logo no início, vemos as pessoas que trabalharam no restauro e na fachada foi projetado uma palavra em francês MERCI que em português significa Obrigado.

FIGURINHA CARIMBADA: Juliana Rodrigheiro e Luciana Lemes


Luciana Lemes, e o Órgão que ela ajudou a restaurar.


Juliana Rodrigueiro mostra a foto com orgulho. 


As Restauradoras brasileiras Juliana Rodrigueiro e Luciana Lemes são as minhas figurinhas carimbadas. Doutora em Memória Social e Patrimônio pela Universidade Federal de Pelotas, Minas Gerais, Juliana ajudou na restauração de Notre-Dame. A jovem estava na França para aprimorar seus estudos. Quando ela soube de que precisavam de pessoas para restaurar a Catedral, ela aceitou o desafio. 


Luciana Lemes também merece nosso aplausos. "Em 2021, ela foi contratada pela Quoirin, empresa especializada em órgãos, como tubeira e aprendiz de harmonista. "Só não sabia que a empresa seria a responsável pela restauração do grande órgão da Notre-Dame", lembra feliz. O instrumento, que sobreviveu ao incêndio de 2019, precisava de reparos complexos para voltar a soar. Luciana participou de etapas decisivas do trabalho, como a retirada dos tubos danificados, a fabricação de novos componentes e a reintegração das peças restauradas ao instrumento principal. Trabalhou também na afinação do instrumento. Foram semanas de afinação, um trabalho que envolveu duas equipes - dois organeiros afinando durante o dia e outros dois à noite. "Foi uma sensação surreal estar lá, compartilhando o dia a dia com outros operários, pintores, restauradores, carpinteiros, cordistas, etc", conta."


Elas não são só um orgulho para o Brasil como também é um orgulho para todo o Mundo. Salvar uma catedral que não é só da França mas também de todo o Planeta Terra é algo que nos enche de orgulho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário