Um momento para se guardar na história. Mesmo com poucos minutos, este vídeo que circula na Internet mostra um dos momentos mais belos da história: a reabertura da Catedral de Notre-Dame em Paris. Depois de um incêndio que a danificou em 2019, ela volta ainda mais belo do que nunca.
Vocês irão ver neste vídeo a volta de algo belo para toda a humanidade. A cerimônia é algo de tirar o fôlego. Logo no início, vemos as pessoas que trabalharam no restauro e na fachada foi projetado uma palavra em francês MERCI que em português significa Obrigado.
FIGURINHA CARIMBADA: Juliana Rodrigheiro e Luciana Lemes
Luciana Lemes, e o Órgão que ela ajudou a restaurar.
Luciana Lemes também merece nosso aplausos. "Em 2021, ela foi contratada pela Quoirin, empresa especializada em órgãos, como tubeira e aprendiz de harmonista. "Só não sabia que a empresa seria a responsável pela restauração do grande órgão da Notre-Dame", lembra feliz. O instrumento, que sobreviveu ao incêndio de 2019, precisava de reparos complexos para voltar a soar. Luciana participou de etapas decisivas do trabalho, como a retirada dos tubos danificados, a fabricação de novos componentes e a reintegração das peças restauradas ao instrumento principal. Trabalhou também na afinação do instrumento. Foram semanas de afinação, um trabalho que envolveu duas equipes - dois organeiros afinando durante o dia e outros dois à noite. "Foi uma sensação surreal estar lá, compartilhando o dia a dia com outros operários, pintores, restauradores, carpinteiros, cordistas, etc", conta."
Extraído do site A Gazeta, acessado em 13/12/2024: https://www.agazeta.com.br/brasil/quem-e-a-jovem-brasileira-que-ajudou-a-reviver-o-som-da-catedral-de-notre-dame-1224
Elas não são só um orgulho para o Brasil como também é um orgulho para todo o Mundo. Salvar uma catedral que não é só da França mas também de todo o Planeta Terra é algo que nos enche de orgulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário