O Momento Psicologia voltou e traz para de refletir o filme Divertida Mente 2. Segundo a Alegria, a nossa garotinha cresceu, ela tem 13 anos e é uma jogadora de Hoquei. Enquanto nosso heróis estão descansando depois de um dia fatigante de trabalho, novos sentimentos surgiram: a ansiedade, o tédio, a inveja e a vergonha. Eles mandam nossos amigos embora enquanto eles fazem a bagunça acontecer.
A Cabeça dela começa a entrar em conflito. A jovem garota começa a ter seus conflitos em plena puberdade. Isso acontece porque ela está deixando de ser uma menina para ser uma mulher. Isso acontece porque nossa menina está sofrendo o que a Aberastury fala em Lutos na Adolescência. São 3 ao total: Luto pelo Corpo, pela Identidade e pelos Pais Infantil
Luto pelo Corpo: O jovem começa a perceber que seu corpo está mudando. Para os meninos surgem os pelos pubianos e para as meninas, surgem os seios, a menstruação e claro os pelos também.
Luto pela Identidade: O jovem começa a se interessar pelos meninos e meninas da sua idade. Isso quer dizer que ele vai começar a formar os seus "grupinhos de amigos". Vai começar a imitar o tipo de cabelo (como acontece no filme), o modo de se vestir e de se comportar
Luto pelos Pais Infantil: Significa que ela vai começar a ver os seus pais de uma forma bastante diferente. Enquanto os pais começam a envelhecer, o menino e a menina começa a mudar com eles. Uma forma de comportamento bem diferente que ele ou ela tinham quando eram crianças. Pode ser um comportamento mais rebelde.
Ao meu ver, este filme ilustra muito bem o que é esta transição. A nossa garotinha está vendo suas amigas irem embora para outro colégio. Nossa pequena heroína está indo para o High School o que seria o Ensino Médio aqui no Brasil. As coisas mudam e algumas muito drasticamente.
Para este assunto, recomendo o livro da A. Aberastury e do M. Knobel Adolescência Normal da Editora Artes Médicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário