Atenção
Começa nesta madrugada O Ano do dragão. Isso mesmo! Este promete ser um ano de profundas mudanças. Portanto, vamos esperar.
Quando é o Ano Novo Chinês?
O calendário chinês tem a Lua como parâmetro e, por isso, um novo ano começa a partir da primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Com isso, a data é móvel, e pode acontecer entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. O ano lunar tem seu fim após 12 ciclos completos da Lua, cerca de 354 dias.
As celebrações duram 16 dias, desde a véspera do Ano Novo Chinês até o Festival das Lanternas, que acontece no 15º dia, na chegada da Lua cheia, durante o qual as pessoas penduram lanternas brilhantes nos templos ou as carregam durante um desfile noturno.
Extraído do site: https://exame.com/pop/china-comemora-a-chegada-do-ano-do-dragao-entenda-o-ano-novo-lunar/
O significado do dragão
Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói mas permite o nascimento do novo (a transformação) e simboliza a sabedoria e o poder do Império.[1]
É representado de várias formas, sendo a mais comum o dragão imperial, de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa - "dragão das águas marinhas".
A Imagem de um dragão azul preside o leste, o oriente.
O dragão chinês é uma criatura mitológica chinesa que aparece também em outras culturas orientais, e também conhecidos às vezes de dragão oriental. Descrito como longo, uma criatura semelhante a uma serpente de quatro garras, ao contrário do dragão ocidental que é quadrúpede e representado geralmente como mau, o dragão chinês tem sido por muito tempo um símbolo poderoso do poder auspicioso no folclore e na arte chineses. Os dragões chineses controlam a água nas nações de agricultura irrigada. Este é o contraste com o dragão ocidental, que podem cuspir fogo para mostrar o seu poder mítico. O dragão também é a junção do conceito de yang (masculino) e associado com o tempo para trazer chuva e de água em geral. Seu correlativo feminino é Fenghuang.
Extraído do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o_chin%C3%AAs
Abraços, sucesso! No aguardo dos novos lançamentos!
ResponderExcluir