sábado, 18 de março de 2023

A Sereníssima República

 


Atenção! Irá começar uma apresentação. Um homem chamado Cônego Vargas  nos revela um caso. Ele pretende anunciar sua mais recente descoberta: o idioma das aranhas. A partir de alguns exemplares de aracnídeos encontrados em sua chácara, ele consegue estudar profundamente a língua desses animais, se tornando fluente. Por seu tamanho, suas vestes e o domínio do idioma, as aranhas passam a achar que ele é o próprio Deus. Aproveitando-se deste equívoco, Cônego inicia um experimento e instaura uma república na comunidade das aranhas. Infelizmente, bem no dia de apresentar suas descobertas ao público, o ator se revolta contra o seu próprio personagem e diversas interrupções “entre os dois” atrapalham a explanação científica. 

Ele está mais vivo do que nunca! O escritor Machado de Assis é o autor deste texto e ele fala com total liberdade sobre o que é o Realismo. Para aqueles que não sabem, este tipo de trabalho sucedeu ao Romantismo Brasileiro

Mas o que é o Realismo? O realismo é uma tendência na literatura e na arte que visa reproduzir fielmente a realidade em suas características típicas. O Livro Memórias Póstumas de Brás Cuba mostra o desencanto com a típica estética e o conservadorismo que o Romantismo representava. 

Com atuação de Gustavo Otoni e Direção de Letícia Guimarães, o monólogo nos releva a uma reflexão sobre o que é conhecimento e o que não é. O que é necessário e o que não é. O trabalho deste espetáculo nos ajuda a repensar sobre a questão da natureza. Antes de tentar dominá-la, é preciso entender que ela não é dominável. Em suma, a natureza acha o seu meio de se reinventar. 

ANOT AÍ.

Como está exposto em cima, acontece toda a sexta do mês de março, sempre às 20 horas. Importante ressaltar que o Teatro fica na Praça Arcoverde s/n. Copacabana. Fica perto do metrô de mesmo nome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário