terça-feira, 11 de outubro de 2022

Festival das Marias, o que tem de bom!

 

Festival de Marias está em cartaz em São Paulo. Mas, para a alegria deste blogueiro, ele também está em formato online. Isso mesmo, vocês podem ver alguns vídeos da Mostra no canal no youtube. De antemão, vou colocar alui alguns vídeos que eu amei ver. 

1) Solita no Eros. Vale la pena ser Callejeras

Este grupo de mulheres oriundas da Colômbia coloca em um espaço público os papéis que meninas, adultas e idosas tiveram que desempenhar na sociedade. Elas encenam os vários tipos de violência que as mulheres sofrem. Com muita música, dança e performance, elas alegram com o seu ALERTA BOGOTÁ!

2) Papisa com Chai Rodrigues

Esta performer utiliza diferentes técnicas e linguagens pra desenvolver ideias de repetição, acúmulo em funções de tempo, tendo como temas a condição da mulher, a constituição e a quebra de rotinas, o psíquico, o estar virando e revisando o seu ambiente privado e experiências em espaços públicos.

3) Vídeo dança: Las Líneas de Lucia Reizner. 

Com direção de Ivna Messina e dança de Lucia, a criação traz uma indagação físico poética sobre os vínculos entre uma mulher e seus territórios que ela ocupa, suas memorias e seus rastros. Luiza traça uma espécie de fio de Ariadne onde as linhas são retas e curvas.

4) Perseguida. Andréia Veruska

Este micro metragem é inspirado na escritora, romancista e cineasta Vergine Despende. Ela fala que:   "as menininhas são adestradas para nunca machucarem os homens, e as mulheres são enquadradas toda vez que fogem desta regra". Nossa performer se veste para uma guerra onde sua roupa é do estilo não me toques. 




5) Juliana do rancor com Janaina Sant´Ana

Inspirado no romance O Primo Basílio, a atriz encarna na empregada vilã. Através de suas olheiras, nossa personagem fala sobre os frutos de sua vilania.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário