segunda-feira, 25 de abril de 2016

Nise, no Coração da Loucura

NISE DA SILVEIRA, ALÉM DA ALMA

Bacana. Este é o que posso falar sobre o filme estrelado por Glória Pires. Um filme que fala desta mulher espetacular que escreveu para sempre seu nome na história da psiquiatria brasileira.

Enquanto os psiquiatras na década de 40 usavam o eletrochoque bem como a lobotomia para curar seus pacientes, Nise da Silveira usou a arte para desvendar o Inconsciente. attavés da pintura. Isso mesmo, a arte como forma de expressão.  O filme conta a história desses pacientes que mostraram o inconsciente para o mundo.

O que senti falta é sobre dar continuidade a vida da Nise. Ela, por exemplo, criou o Museu do Inconsciente além da Casa das Palmeiras.

Um outro ponto a ser dito é a questão do filme ser patrocinado por recursos da Concremat, a mesma responsável pela ciclovia Tim Maia. Exatamente, aquela que desabou matando duas pessoas. Portanto, é melhor ficar de olho.

Nota do Blogueiro: Sinto muito honrado de terem feito um filme sobre a Nise da Silveira. Como sabem sou psicólogo e minha turma de formandos se chamou TURMA NISE DA SILVEIRA. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário